Projeto Redação Nota 1000 - Grupo de Correção Online e Gratuita ENEM 2022 e Concursos 2022Aprenda redação para ENEM e concursos de maneira gratuita e colaborativa com a maior comunidade sobre o assunto do Brasil!2024-03-29T13:00:40-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/feed2024-03-29T13:00:40-03:002024-03-29T13:00:40-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128230.html#p128230 Agradeço desde já!
]]>2024-03-29T12:07:22-03:002024-03-29T12:07:22-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128229.html#p128229 A princípio, é de senso comum que as pessoas idosas fazem parte de um grupo muito vulnerável e que cada indivíduo precisa de uma atenção particular. Entretanto, de acordo com dados mostrados pelo Disque 100, houve um aumento de 53% na quantidade de queixas de violência contra os idosos de 2019 para 2020. Mostrando-se, então, um distúrbio atual e em constante ascensão. Em segundo plano, agindo como um potencializador dessa patologia social, nota-se a falta de visibilidade de tal problema: de acordo com o jornal da USP, embora os idosos tenham "acesso aos direitos básicos da vida", falta a infraestrutura necessária para aplicá-los (os direitos) de maneira concreta. Além disso, pouco se fala na mídia sobre os problemas enfrentados pela terceira idade num contexto social, fazendo com que a negligência ao idoso (também considerada um tipo de violência contra esse grupo) se estruture ainda mais na sociedade brasileira. E, de acordo com o estoico Marco Aurélio no seu livro "meditações", esse é um problema social grave: pois negligenciar ajuda ao próximo, ou ativamente prejudicá-lo, é algo que "vai contra a própria natureza humana", o que mostra marcas de um povo disfuncional. Conclui-se, portanto, que a violência contra o idoso é um problema grave e que deve ser solucionado. É dever, então, do governo federal de informar a população sobre tal problema por meio de mídias como TV, rádio e redes sociais com a finalidade de sensibilizar mais famílias a darem melhor atenção e cuidados aos seus parentes na terceira idade. Afinal, o primeiro passo para resolver um problema é criar a consciência de que ele existe.
]]>2024-03-29T11:40:04-03:002024-03-29T11:40:04-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128228.html#p128228 Sob essa análise, há a falta de estudo significativos relacionados à origem e configuração da questão de gênero. Concomitantemente, o estudo de civilizações como as gregas e romanas é rodeado de admiração, uma vez que são consideradas as percussoras da civilização moderna ocidental, responsabilizada pela criação da ciência, artes, democracia, mas não pelo modelo patriarcal assumido na sociedade atual. Nesse sentido, há o conhecimento da base estrutural da violência e questões de gênero, mas não há ações efetivas ,tendo em vista tal conhecimento, para romper tal base. Além disso, a análise de culturas matriarcais- como a de alguns povos africanos- e sua replicação poderiam ser uma medida extremamente eficaz para tal inconveniente, mas, infelizmente, isso não ocorre, perpetuando medidas paliativas .
Ademais, a estrutura atual da misoginia não é combatida por tais práticas superficiais. Tal ocorrência, deve-se a inserção do machismo desde cedo, ou seja, crianças, tanto meninos quanto meninas, são treinados para caber em seus determinados papéis de gênero, cujo o masculino é ser dominador e o feminino, ser dominado. Diante disso, a rapper Julia Costa afirma na música "Poetisas no Topo 3": " Homens são lobos, não andam sozinhos e se escondem atrás do outro", ou seja, eles não andam sozinhos pois buscam aprovação de outros homens a respeito de suas ações , sempre baseadas no seu papel de gênero, a sociedade patriarcal apoia e incentiva tais atitudes. Dessa forma, homens inseridos nessa configuração apenas se sentem homens se forem violentos, dominadores.
Portanto, em razão da questão de gênero ser tão intrínseca, a violência é apenas um sintoma superficial da podridão presente na base do país. Logo, é preciso medidas para modificar essa base, a principal é estimular a maior presença de mulheres em operadores poderosos da sociedade, como o Supremo Tribunal Federal e até mesmo o Senado. isso ocorrerá pela criação de cotas femininas na política e na universidade, uma vez que a base da sociedade é ditada por quem está no poder. Assim possibilitando a transformação social em questões de gêneros.
]]>2024-03-29T11:33:23-03:002024-03-29T11:33:23-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128227.html#p128227 Nesse contexto, o estado brasileiro é culpado por ter feito uma destribuição de recursos e oportunidades desigual as mulheres. Segundo Jonh Rawls em sua obra " Uma teoria da justiça '', afirmou que , para alcançar uma sociedade justa é necessário haver princípios que sejam equâmines a todos. Diante disso é necessário leis para igualdade. Ademais, o machismo se agrega à essa invisibilidade as mulheres nos serviços, essa superioridade acaba com os direitos ás cidadãs. Na obra " Utupia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Vemos que no estado brasileiro não é essa realidade , já que , os homens são mais beneficiados qua as mulheres. Portanto, para o fim dessas mazelas no brasil o Pode Judicíario, responsavél pela proteção aos direitos dos cidadãos, deverá ter ações gorvenamentais, como, a criação de leís que prezam pela igualdade e reconhecimento do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Dessa forma será possivel um futuro justo entre todos.
]]>2024-03-29T11:28:38-03:002024-03-29T11:28:38-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128226.html#p128226 Nesse contexto, o estado brasileiro é culpado por ter feito uma destribuição de recursos e oportunidades desigual as mulheres. Segundo Jonh Rawls em sua obra " Uma teoria da justiça '', afirmou que , para alcançar uma sociedade justa é necessário haver princípios que sejam equâmines a todos. Diante disso é necessário leis para igualdade. Ademais, o machismo se agrega à essa invisibilidade as mulheres nos serviços, essa superioridade acaba com os direitos ás cidadãs. Na obra " Utupia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Vemos que no estado brasileiro não é essa realidade , já que , os homens são mais beneficiados qua as mulheres. Portanto, para o fim dessas mazelas no brasil o Pode Judicíario, responsavél pela proteção aos direitos dos cidadãos, deverá ter ações gorvenamentais, como, a criação de leís que prezam pela igualdade e reconhecimento do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Dessa forma será possivel um futuro justo entre todos.
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1 - Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:
- Seu texto apresenta uma introdução bem elaborada, com uma referência à história de Helen Keller que contextualiza o problema da inclusão educacional de deficientes visuais.
- Você poderia enriquecer ainda mais seu repertório sociocultural ao citar dados estatísticos sobre a situação dos cegos no Brasil ou exemplos de iniciativas bem-sucedidas em outros países.
2- Estrutura dissertativo-argumentativa:
- Certifique-se de que sua tese esteja claramente exposta logo na introdução para guiar o leitor ao longo do texto.
3 - Argumentação e relação com o tema:
- Seus argumentos são pertinentes, abordando a desigualdade social e a omissão estatal como fatores que dificultam a inclusão educacional dos deficientes visuais.
- Para fortalecer seus argumentos, você poderia incluir exemplos concretos de casos reais ou pesquisas recentes sobre educação inclusiva no Brasil.
4- Coerência textual e recursos coesivos:
- Eu não aconselho começar os desenvolvimentos com esses conectivos.
- Procure diversificar os recursos coesivos utilizados para garantir uma maior fluidez na progressão das ideias.
5- Proposta de intervenção detalhada:
- Sua proposta final é coerente com os problemas apresentados anteriormente no texto.
- É importante detalhar ainda mais os meios pelos quais essa proposta pode ser implementada na prática, indicando responsáveis pela execução das medidas sugeridas.
Em geral, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos. Para melhorá-la ainda mais:
- Busque inserir dados concretos para embasar seus argumentos;
- Utilize exemplos específicos para ilustrar suas ideias;
- Revise atentamente a pontuação e concordância verbal;
- Reforce sua tese desde a introdução até a conclusão.
Parabéns pelo esforço! Continue praticando para aprimorar sua escrita!
]]>2024-03-29T10:59:15-03:002024-03-29T10:59:15-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128224.html#p128224@Jihh
.Introdução:
- Sua introdução está bem construída ao relacionar o filme "Mãos Talentosas" com a realidade educacional brasileira. Porém, seria interessante estabelecer uma tese mais clara sobre como a desigualdade social e a ineficácia da educação contribuem para a evasão escolar.
Desenvolvimento:
- Seus argumentos são relevantes e bem embasados, utilizando referências de autores como Jessé de Souza e Paulo Freire para sustentar suas ideias.
- Procure articular melhor as partes do texto, garantindo uma transição suave entre os parágrafos para manter a coesão textual.
- Utilize conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre as ideias apresentadas.
Proposta de intervenção:
- Sua proposta de intervenção é pertinente ao sugerir um aplicativo oficial que facilite o acesso a trabalhos juvenis legalizados, além de projetos educacionais que estimulem o protagonismo dos estudantes.
- Para enriquecer ainda mais sua proposta, detalhe melhor cada etapa (ação, agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e seu efeito) para torná-la mais completa.
Conclusão
- A conclusão poderia reforçar os argumentos apresentados ao retomar brevemente os principais pontos discutidos no desenvolvimento do texto.
Em resumo, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos. Ao revisitar esses aspectos apontados acima e buscar maior articulação entre as partes do texto, você poderá fortalecer ainda mais sua escrita dissertativa-argumentativa. Parabéns pelo esforço!
]]>2024-03-29T07:21:42-03:002024-03-29T07:21:42-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128223.html#p128223@Felipe082 De uma olhadinha na minha redação
]]>2024-03-29T07:12:05-03:002024-03-29T07:12:05-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128222.html#p128222Ficou complicado de entender.
]]>2024-03-29T07:07:20-03:002024-03-29T07:07:20-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128221.html#p128221Existem outras palavras. Sob minha perspectiva acho que uma parte foi só falta de atenção mesmo. Mas parabéns pela nota.
]]>2024-03-29T06:53:54-03:002024-03-29T06:53:54-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128220.html#p128220 No Brasil, a adoção enfrenta um desafio significativo devido à disparidade entre o número de crianças disponíveis para adoção e o número de pretendentes a pais adotivos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que haja mais de 9 milhões de crianças vivendo em situação de vulnerabilidade no país, enquanto o número de pretendentes a adoção cadastrados é muito menor. Essa discrepância resulta em um desequilíbrio no sistema de adoção, onde muitas crianças permanecem em abrigos institucionais por longos períodos de tempo, privadas do direito fundamental a uma família amorosa e estável. Além da disparidade entre a oferta e a demanda, a adoção no Brasil enfrenta obstáculos burocráticos que dificultam a efetivação das adoções. Os processos de habilitação, avaliação psicossocial e jurídica podem se estender por anos, prolongando a espera das crianças por um lar. Um estudo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que o tempo médio de espera para adoção no Brasil é de 4 anos e 11 meses. Essa morosidade no processo não apenas desestimula os pretendentes a pais adotivos, mas também impacta negativamente o desenvolvimento das crianças, que enfrentam incertezas e instabilidade emocional durante esse período. A jornada da adoção envolve desafios emocionais e psicológicos tanto para os pais adotivos quanto para as crianças. Muitas famílias enfrentam dificuldades como a adaptação à nova dinâmica familiar, o enfrentamento de traumas do passado da criança e a construção de vínculos afetivos sólidos. No entanto, o acesso a serviços de acompanhamento psicológico e apoio emocional é limitado, deixando as famílias vulneráveis e desamparadas em momentos de dificuldade. É fundamental que o Estado e as instituições de assistência social ofereçam suporte psicossocial abrangente e contínuo às famílias adotivas, garantindo que tenham acesso aos recursos necessários para enfrentar os desafios e fortalecer os laços familiares. Além dos desafios legais e emocionais, a adoção no Brasil enfrenta preconceitos e estigmas sociais que dificultam a integração das crianças adotadas em suas novas famílias e comunidades. Muitas vezes, as crianças adotadas são alvo de discriminação e marginalização devido a sua origem ou história de vida. Da mesma forma, as famílias adotivas enfrentam julgamentos e questionamentos sobre sua capacidade de criar e educar os filhos adotivos. É essencial promover campanhas de conscientização e educação para combater esses preconceitos e construir uma cultura de acolhimento e respeito à diversidade familiar. Através da disseminação de informações e da promoção do diálogo, é possível desconstruir estigmas e estereótipos negativos associados à adoção, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária. Diante dos desafios enfrentados pela adoção no Brasil, é necessário um esforço conjunto do poder público, da sociedade civil e das instituições para promover uma adoção mais humanizada e eficiente. Isso inclui aprimorar os mecanismos legais, agilizar os processos de adoção, oferecer suporte psicossocial às famílias e combater os preconceitos sociais. Somente assim será possível garantir o direito de todas as crianças a um lar seguro, amoroso e acolhedor, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento e bem-estar.
]]>2024-03-29T00:55:30-03:002024-03-29T00:55:30-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128219.html#p128219Inicialmente, pode-se destacar que o primeiro passo a ser tomado trata da abolição do capacitismo que historicamente esteve presente na vida das pessoas com deficiência. Nesse sentido, encontra-se o desafio de superar a normalização do preconceito contra pessoas, com deficiência. Desse modo, ver-se a necessidade de intervenção que atue para o fortalecimento de Políticas Públicas para as pessoas com deficiência. Sendo assim, a empatia social, a gentileza, o recebimento, a aceitação e o acolhimento deve ser uma maneira de quebra de preconceito pela sociedade, em relação a essas pessoas. Nesse aspecto, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a Constituição Federal proíbem explicitamente atos discriminatórios. Além disso, a discriminação é um fator a ser combatido com urgência no meio social. Ela se manifesta, tanto por meio de falas negativas e pejorativas, como pela falta de acessibilidade, e a retirada de oportunidades. Em suma, é necessário maior eficiência e eficácia, no campo da inclusão, onde fatores como a acessibilidade seja uma regra em todos os lugares, do mesmo modo aconteça com a participação social, firmando um propósito. Dessa forma, a competência, comum em cuidar da assistência publica a esse grupo deve ser da União, Estados e Municípios. Assim, é possível ressaltar que quando a sociedade cumpre diretos e deveres, todos de igual modo, vivem de forma justa e igualitária.
]]>2024-03-28T20:33:10-03:002024-03-28T20:33:10-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128218.html#p128218@Maxy @TavioCorteze @lais458 @Hyque @Sabina @DaviCarlin
Algum de vocês pode por favor corrigir minha redação? Para aqueles que se disponibilizarem, peço que após a correção aponte os erros principais cometidos no texto, de preferência por ordem de relevância, e que me digam onde devo melhorar. <3
]]>2024-03-28T20:30:18-03:002024-03-28T20:30:18-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128217.html#p128217 Primeiramente, a desigualdade social motiva os desafios para a inclusão de deficientes visuais na educação. Nesse sentido, o renomado romancista e ativista dos direitos humanos francês, Victor Hugo, exprime que, “o progresso roda constantemente sobre duas engrenagens, faz andar uma coisa esmagando sempre alguém”. De fato, enquanto há avanços na educação, os cegos não são inclusos e são deixados para trás, pois sem a disponibilidade de livros escritos em braille e outras opções de acessibilidade em escolas e faculdades , esse indivíduo permanecerá excluído. Dessa forma, com a desigualdade social vigente, uma educação decente para os deficientes visuais sempre será um desafio.
Em segundo lugar, a omissão estatal fomenta a exclusão de cegos no ambiente acadêmico. Desse modo, a Constituição Federal de 1988, garante o direito à educação para todos, sendo este um dever do Estado. Contudo, o Estado brasileiro não cumpre este papel, já que de acordo com uma pesquisa publicada em 2023 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é preciso dar mais atenção à inclusão de estudantes com deficiência visual, porque os supracitados continuam enfrentando empecilhos na escola e faculdade. Assim, enquanto a desmobilização estatal for a regra, uma formação educacional de cegos bem sucedida será a exceção.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para valorizar a formação acadêmica de deficientes visuais. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação – responsável por promover ensino de qualidade no país – deve desconstruir a desigualdade social sofrida por cegos no processo educacional, por meio de políticas públicas, como maior integração de livros didáticos escritos em braille em escolas e universidades, bem como outras ferramentas de acessibilidade capazes de diminuir as dificuldades enfrentadas na hora do estudo. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a omissão do Estado e de garantir que o Brasil seja uma nação solidária, igualitária e, de fato, inclusiva.
]]>2024-03-28T20:26:23-03:002024-03-28T20:26:23-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128216.html#p128216 Primeiramente, a desigualdade social motiva os desafios para a inclusão de deficientes visuais. Nesse sentido, o renomado romancista e ativista dos direitos humanos francês, Victor Hugo, exprime que, “o progresso roda constantemente sobre duas engrenagens, faz andar uma coisa esmagando sempre alguém”. De fato, enquanto há avanços na educação, os cegos não são inclusos e são deixados para trás, pois sem a disponibilidade de livros escritos em braille e outras opções de acessibilidade em escolas e faculdades , esse indivíduo permanecerá excluído. Dessa forma, com a desigualdade social vigente, uma educação decente para os deficientes visuais sempre será um desafio.
Em segundo lugar, a omissão estatal fomenta a exclusão de cegos no ambiente acadêmico. Desse modo, a Constituição Federal de 1988, garante o direito à educação para todos, sendo este um dever do Estado. Contudo, o Estado brasileiro não cumpre este papel, já que de acordo com uma pesquisa publicada em 2023 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, é preciso dar mais atenção à inclusão de estudantes com deficiência visual, porque os supracitados continuam enfrentando empecilhos na escola e faculdade. Assim, enquanto a desmobilização estatal for a regra, uma formação educacional de cegos bem sucedida será a exceção.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para valorizar a formação acadêmica de deficientes visuais. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação – responsável por promover ensino de qualidade no país – deve desconstruir a desigualdade social sofrida por cegos no processo educacional, por meio de políticas públicas, como maior integração de livros didáticos escritos em braille em escolas e universidades, bem como outras ferramentas de acessibilidade capazes de diminuir as dificuldades enfrentadas na hora do estudo. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a omissão do Estado e de garantir que o Brasil seja uma nação solidária, igualitária e, de fato, inclusiva.
]]>2024-03-28T18:44:49-03:002024-03-28T18:44:49-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128215.html#p128215 Quem conhecia Roman sabia que independente de ser um vampiro ele era um homem doce e gentil que nunca se quer fazer mal a alguém, mas sua cabeça foi feita por Sebastian que tinha um plano de tomar um reino inteiro para comandar e trazer dinastia para este povo, Roman não concordava com a ideia sempre disse para ele que este plano não daria certo, pois ele faria de tudo para não dar certo. Sebastian com raiva do que tinha ouvido de Roman, não deixaria ele acabar com o plano dele tão facilmente, então ele já sabia que seu irmão abominava o lado vampiro, pois tinha medo do que se tornava quando esse lado era ativado, usou isso contra ele disse para o irmão que teria desistido do plano, mas, na verdade, ele não tinha desistido. Quando o irmão ouviu aquilo, pulou de felicidade e abraçou o Sebastian, mal sabia ele o que estava por vir. Então, Sebastian disse para o irmão que só deixaria o plano de lado se ele o deixasse ajudar com o seu lado vampiro. Roman, empolgado com o que o irmão havia dito, disse que sim. Assim, Sebastian usou isso para tornar o lado vampiro do irmão algo ruim para ele e usar isso como uma arma para seu plano. Quando o plano de Sebastian deu certo, seu irmão virou um monstro que nem o próprio Sebastian o reconhecia, mas isso não o preocupou e sim o deu mais cede de que seu plano desse certo. Quando Roman viu o que se tornou e que já não era mais o mesmo, viu que estava machucando até seu próprio povo ele caiu na real sobre o que o irmão tinha feito ele se tornar, e isso o gerou uma raiva tremenda mais logo percebeu que essa raiva só o faria machucar mais o seu povo, e então com isso o seu único objetivo seria matar o irmão, ele levou o irmão até uma floresta e la eles lutaram, mas no final o Roman o apunhalou com uma adaga de carvalho-branco lá o Sebastian morreu, ele viu que a morte do irmão não amenizou sua raiva, mas no fim ele viu que o Sebastian ter usado ele não foi de todo mal ele conseguiu lidar com o lado vampiro dele, porém ele acabou ficando sozinho já que todas as pessoas tinham medo dele agora, passou a ter uma vida solitária, mas confortável após ter matado o irmão.
]]>2024-03-28T17:41:50-03:002024-03-28T17:41:50-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128214.html#p128214Dessa forma, em primeiro plano, é preciso atentar para o descaso estatal em relação aos obstáculos enfrentados diariamente por mulheres que trabalham como cuidadoras. Segundo John Locke, "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis". No entanto, a inércia governamental direcionada à tais pessoas não cumpre com o previsto na Carta Magna, visto que a falta de investimento em políticas públicas causa dificuldades no âmbito profissional deste setor - como a desvalorização salarial. Isso contribui para que suas necessidades sejam cada vez mais negligenciadas. Além disso, a influência dos meios digitais é um fator agravante no que tange ao problema. Para Chimamanda Adichie, mudar o "status quo" - o estado atual das coisas - é sempre penoso. Essa conjuntura pode ser observada no papel que a mídia possui na luta diária de mulheres que exercem o trabalho do cuidado ou doméstico, uma vez que ela auxilia no fortalecimento de uma mentalidade social machista no país. Isso ocasionou o silenciamento da população feminina, enraizando a lógica do patriarcado na sociedade. Diante do exposto, as mulheres perdem a voz na busca por direitos profissionais na área de cuidado, ao ser propagada a ideia de que essa função é sua, e somente sua, obrigação. Portanto, é necessário que esta situação seja dissolvida. Para isso, o governo, órgão responsável por garantir a condição e existência de todos, deve prover apoio psicológico e financeiro às cuidadoras, por meio de investimentos e pelo exercício das leis, a fim de sanar a vulnerabilidade socioeconômica existente no cotidiano desses grupos. Paralelamente, os meios de comunicação precisam combater a lógica de inferioridade e a concepção machista agregadas a este trabalho. Assim, será possível solucionar esta questão, pois será retirada do cenário de invisibilidade, como propõe Djamila.
]]>2024-03-28T16:32:09-03:002024-03-28T16:32:09-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128213.html#p128213Diante disso, a falta de medidas estatais é um aspecto importante a se discutir. Com base nisso, Tomas Hobbes, em seu livro "Leviatã" afirma que os chefes do governo devem proporcionar meios para o avanço do corpo social, acerca disso, a ideia de Hobbes se destoa da realidade brasileira, de maneira que a população que enfrenta o desfavorecimento, muitas vezes não conseguem proporcionar uma vida melhor por falta de oportunidades. Por exemplo, pais que precisam deixar de se alimentar para os filhos não passarem fome. Diante disso, é importante que o governo dê um olhar maior a estas famílias, para não precisarem passar por essas situações. Além disso, as questões históricas dificultam a melhora do tema exposto. Sob esse viés, podemos refletir que desde a colonização, cidades como Rio de Janeiro, sempre foram mais valorizadas, por sempre ter comércio e transportações, fazendo com que o crescimento do povo que habita seja mais fácil. O exemplo disso, é perceber que cidades grandes são muito mais fáceis de possuir emprego e estabilidade. Dessa forma, sem a desconstrução dos fatos históricos, que dificulta combater a desigualdade. Depreende-se, portanto, a necessidade de diminuir as desigualdades entre as regiões no Brasil. Nesse âmbito, o Governo Federal, órgão responsável pela administração das questões do país, poderia auxiliar as regiões mais pobres, oferecendo cursos gratuitos a população, fazendo com que agregue no crescimento do trabalho. Nessa perspectiva, as escolas por meio de palestras, poderiam ensinar sobre a história, visando fazer as pessoas entenderem e não aceitar a desigualdade. Sendo assim todos terão o mesmo nível de importância, assim como na afirmação de São Tomás de Aquino.
]]>2024-03-28T15:03:36-03:002024-03-28T15:03:36-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128212.html#p128212https://hmcasinosespana.com/no-deposit-bonuses que atraen a una amplia gama de gustos e inclinaciones, por lo que seguramente habrá algo que a todos les encantará: bonos sin necesidad de depósito. Después de leer sus reseñas, descubrí que los debates de la comunidad sobre los juegos como tipo de entretenimiento son tan interesantes como una emocionante noche de juegos. ¡Hable sobre sus ideas para entretener a familiares y amigos o sus recetas favoritas de HolyMolyCasinos! ¡Juntos podemos hacer que cada momento sea agradable e inolvidable!
]]>2024-03-28T13:59:40-03:002024-03-28T13:59:40-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128211.html#p128211@DaviCarlin @Sabina @EvertonInd @paulananda @Maxy @lais458 @Katsmoking @DaviCarlin @KelveSilva @Howell @Gia @elloysa @Sthefanysbm @Raquelzinha @Felipe082
Alguém poderia corrigir essa minha redação? Iniciei recentemente o meu estudo de redação e essa foi a primeira desse ano. Alguém poderia indicar os erros que cometi e o que posso melhorar? Vou fazer o ENEM pela primeira vez esse ano e quero estar preparado!! Desde já, muitíssimo obrigado!
]]>2024-03-28T13:56:26-03:002024-03-28T13:56:26-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128210.html#p128210 Sob esse viés, os problemas sociais impedem os mais pobres de estudarem, visto que precisam trabalhar para ajudar suas famílias. De acordo com o sociólogo brasileiro Jessé de Souza, a desigualdade social é o fator primário que leva a população de classe baixa a não ter acesso ao lazer, educação e saúde, tais coisas que o mesmo chama de “Capital Cultural”. Os jovens menos favorecidos saem das escolas e adentram ambientes precários e emergenciais para buscar uma vida um pouco mais digna ou ao menos ter o que comer. Sob essas circunstâncias, a possibilidade de conseguir estudar e participar das aulas é quase inexistente, explicando boa parte das evasões escolares. Além disso, as próprias escolas têm dificuldade de mostrar aos alunos a importância da educação, impedindo os mesmos de desejar buscar o saber. De acordo com o ilustríssimo Paulo Freire, a educação não muda o mundo, ela muda as pessoas e as pessoas que mudam o mundo. Conhecer isso é essencial para entender a ineficácia educacional, afinal, nas escolas são ensinadas apenas a teoria de determinados assuntos. Uma educação baseada em “quatro paredes” e com grande escassez de projetos, torna o estudo algo cansativo e pouco criativo, afastando mais ainda os menos favorecidos por não entenderem o enorme poder de transformação que o ensino pode oferecer. Para finalizar, é responsabilidade do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em conjunto com o governo, introduzir um projeto que facilite o acesso a trabalhos juvenis legalizados, através de um aplicativo oficial que conecte empresas e jovens de todo o Brasil. Trazendo estabilidade para os mais necessitados sem tirá-los da escola. Assim como instigar a realização de projetos educacionais que levem o estudante a exercer seu protagonismo, liderança, empatia e fazendo-o ser transformado pela educação. Tais ações acabarão com a evasão escolar e mostrará mais histórias de superação, como a do protagonista de “Mãos Talentosas”.
]]>2024-03-28T13:41:06-03:002024-03-28T13:41:06-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128209.html#p128209 Nesse contexto, evidencia-se que devido a ausências governamental diante dessa problemática que muitas pessoas não tem acesso a sua certidão. Segundo economista inglês Thomas Hobbes, é dever do Estado promover meios que auxiliam no bem-estar da população. Entretanto, o governo vem se mostrando ausente diante desse problema, uma vez que a quantidade de pessoas que não possuem seus direitos básicos é bem preocupante. Dessa forma, é notório que o Estado tem o dever de auxiliar no bem-estar da população.
Além disso, devido a falta de informações essas famílias não buscam seus direitos, uma vez, que atualmente o registro é um documento gratuito. Segundo educador brasileiro Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Nesse viés, é notório que a educação é a base mais forte para a evolução da sociedade, no entretanto devido as dificuldades financeiras essas pessoas não conseguem ter uma boa educação. Tal problema afeta negativamente a sociedade como um todo, já que é devido o registro que o cidadão tem acesso aos direitos básicos.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver tal problemática. Sendo assim, é dever do Estado a implementação de políticas públicas que facilitem o acesso ao registro, com a finalidade de ajudar milhões de pessoas a garantir seus direitos, uma vez que, é através da certidão de nascimento que o cidadão tem acesso aos serviços básicos.
]]>2024-03-28T05:05:31-03:002024-03-28T05:05:31-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128208.html#p128208O texto precisa ter uma sequência na apresentação das informações. Início da terceira oração: ‘De acordo com a’ é uma expressão prolixa. Considere alternativas. Prefira: consoante a, conforme a... Repertório precisa ser: legítimo, pertinente e produtivo. Conclusão: seria interessante desenvolver mais detalhadamente como esse projeto seria implementado e quais seriam suas principais estratégias. Busque solucionar os dois problemas.
Erros gramaticais:
Na frase "Fora da obra, é fato como a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira representa um obstáculo para uma nação alienada e passiva como a brasileira", há uma repetição desnecessária da palavra "brasileira".
Na frase "Nesse sentindo", a palavra "sentindo" está escrita de forma incorreta. O correto seria "Nesse sentido".
Na frase "Isso, infelizmente é uma consequência direta da desigualdades de gênero", "desigualdades" está no plural, enquanto o correto seria "desigualdade".
Na frase "Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo da violência contra mulher", falta o artigo definido antes de "mulher". O correto seria "violência contra a mulher".
Na frase "De acordo com a escritora francesa Simone Beauvoir vive-se numa realidade firmada no senso comum", falta o verbo conjugado para concordar com o sujeito implícito "vive-se". O correto seria "De acordo com a escritora francesa Simone Beauvoir, vive-se joga pin up numa realidade firmada no senso comum".
Na frase "Paralelamente, percebe-se que o indivíduo inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a persistência da violência contra a mulher, como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado", há um erro de pontuação. A vírgula após "mulher" está desnecessária.
Na frase "Conforme a 'Atitude Blasé' - termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmel, o sujeito passa agir com indiferença em meio a situações que deveria dar atenção", falta o verbo "a" antes de "agir". O correto seria "o sujeito passa a agir com indiferença".
]]>2024-03-28T02:07:32-03:002024-03-28T02:07:32-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128207.html#p128207A legitimação política, aliada à transparência tornam os atos públicos mais íntimos à sociedade, uma vez que tais atos - muitos deles - são criados em prol da sociedade, em forma de melhorias em vários setores, além disso, contribui com a população nos quesitos de compreensão e fundamentação das vontades e carências em virtude das necessidades sociais. Outro ponto importante que caminha paralelamente com a transparência pública é a confiança da sociedade na administração dos recursos públicos, visto que, a população tendo acesso a consultas sobre o gerenciamento da verba pública permite-lhes um controle sobre sua empregabilidade, positiva ou negativa, no caso desta, há a possibilidade de deduzir se houve desvio do dinheiro público. Por fim, a transparência na Administração Pública encontra-se pautada no princípio constitucional da publicidade, utilizando-se esse recurso como regra jurídica, tornando a sociedade com um ator relevante e indispensável no decorrer do ato público, colaborando com a fiscalização e cobrando melhorias e melhor investimento nos projetos públicos. Cabendo também, à Administração Pública incentivar a participação popular. Como dito, a transparência na Administração Pública estabelece um elo próximo entre as organizações públicas e a sociedade, e depende destas para que não ocorra desvios de conduta e controle do erário, afirmando a legitimação e a confiança na administração. Tal tema, fortalece a nação como um todo, e intensifica os sentimentos populares mais necessários, como o patriotismo.
]]>2024-03-27T23:44:56-03:002024-03-27T23:44:56-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128206.html#p128206 Frente a esse cenário, é importante destacar que ações que vão contra as leis impostas pela Constituição de 1988 devem ser julgadas e combatidas unicamente pelo o Estado. No decorrer da independência indiana, Gandhi, o líder revolucionário, era contra a violência como meio de libertação do domínio britânico. Sob essa ótica, a mudança de uma sociedade tem um melhor êxito através de ações não extremistas que não ferem o corpo social e civil. Além disso, o porte de armas consegue alarmar uma série de problemas. Ao acompanhar um noticiário, torna-se evidente que impasses como a violência nas escolas, feminilidade, morte por brigas no trânsito e diversos outros têm como origem, em muitas vezes, o manuseio irresponsável de uma arma de fogo. Acerca disso, o personagem fictício Homem Aranha afirma "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Nesse sentido, maus da metade da população brasileira não tem capacidade de ser responsável por este poder. Diante disso, a sociedade brasileira deve buscar meios de mudança mediante do melhor funcionamento do Ministério da Segurança e da Justiça, pata que assim episódios como o dos "justiceiros" no Rio de Janeiro não ocorra novamente.
]]>2024-03-27T22:30:48-03:002024-03-27T22:30:48-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128205.html#p128205 Segundo os dados do “Relatório Temático sobre Espécies Invasoras” lançado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, O Brasil tem um prejuízo de até 15 bilhões anuais com o conhecido mosquito Aedes Eegypti, o qual poderia ser facilmente controlado. Ademais, o descaso populacional segue como uma das principais causas da propagação do vírus da enfermidade, gerando mais de mil mortos por ano, vidas perdidas que poderiam ter sido salvas se não fosse a desinformação por parte da população brasileira. É indubitável que a gestão administrativa do país e a sua aplicação contribuem para a disseminação da dengue pelo país. De acordo com Aristóteles, é de responsabilidade do Estado a promoção do bem comum, podendo completar como fator crucial no combate contra o mosquito, uma enfermidade que pode ser combatida com prevenção e o cuidado antecipado por parte de órgãos de saúde públicos, como o próprio Ministério da Saúde Visando valorizar a saúde populacional como um todo, e criar as condições indispensáveis para o sucesso, é crucial que o Estado, juntamente do Ministério da Saúde incentivem campanhas de controle à dengue, como a ampliação ao acesso à vacinação em massa. Como parte da mídia e dos cidadãos participarem da fiscalização doméstica de ações de prevenção e controle da enfermidade. Somente assim, construiremos uma nação rumo à segurança que dignifica a vida humana.
]]>2024-03-27T19:53:28-03:002024-03-27T19:53:28-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128204.html#p128204Inicialmente, é notório que a inércia do Estado está intrinsecamente ligada à questão. Nessa ótica, conforme o pensador político Jean-Jacques Rousseau, o governo deve efetivar as leis da comunidade em que está inserido. Entretanto, o erro reside na suposição de que essa obrigação é cumprida adequadamente em todos os estratos sociais. Assim, a falha do sistema governamental em responder às necessidades do povo gera o etarismo na sociedade, constituindo os idosos como principal grupo mais afetado. Portanto, é essencial a reforma dessa situação. Adicionalmente, a indiferença cívica perpétua o etarismo. Nesse panorama, “O Dilema Ético Contemporâneo”, uma obra do filósofo alemão Heinrich Heine, ilustra a insensibilidade moral da sociedade atual. Isto é, a inércia das pessoas diante dos desafios alheios. Analogamente, identifica-se que o etarismo na sociedade brasileira se sustenta na inatividade coletiva. Tal circunstância prevalece porque, infelizmente, as massas não se engajam na solução dos problemas; ao contrário, adotam uma postura egocêntrica. Nesse sentido, alterar essa atitude social é crucial para superar o impasse. Conclui-se, portanto, que a intervenção estatal no etarismo é imperativa. Com isso, o Governo Central, encarregado de gerir a nação e seus interesses coletivos, deve legislar contra a discriminação contra a etarismo, conscientizando o etarismo e suas consequências na sociedade em geral, com o intuito de transferir uma inclusão social melhor. Assim, com a implementação dessa medida, os cidadãos testemunharão os direitos prometidos pelas leis fundamentais tornarem-se efetivos.
]]>2024-03-27T17:08:08-03:002024-03-27T17:08:08-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128203.html#p128203
]]>2024-03-27T15:40:01-03:002024-03-27T15:40:01-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128202.html#p128202Nesse sentido, segundo o Canal de Denúncias da IAUDIT, os casos de assédio moral, abuso de poder, agressão física e desvios de comportamento no ambiente corporativo foram relatados por 41,64% dos entrevistados em 2023, o que demostra a predominância do assédio na sociedade brasileira. Seguindo essa lógica, observam-se dois pontos que representam desafios para o enfrentamento dessa manifestação: o pensamento patriarcal e o machismo. Dessa forma, o patriarcalismo ainda persiste nessa problemática, visando que os homens possuem predominância e poder ao sexo feminino. Uma prática bastante comum e histórica era a ideologia do "casamento forçado", onde a mulher tinha os seus direitos violados por uma sociedade política, invisibilizando seus direitos de escolha. A partir dessa observação nota-se que consiste em um problema não só apenas social, como também, resultado de uma construção histórica. Ademais, é nítido que o assédio é mascarado pela cultura machista, tendo em vista que o machismo é base de inúmeras violências e até mortes de mulheres no Brasil, o que inclui a ideia de superioridade ao gênero feminino de que os homens são mais competentes do que as mulheres em diversos aspectos, construindo um pensamento ideológico, e, assim perpetuando o problema. Diante disso, é válido analisar, o princípio e a influência do poder público no problema. Portanto, cabe ao estado - cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos, a urgência da criação de programas educacionais sobre o combate ao assédio, com a finalidade de reeducar a sociedade brasileira ao pensamento histórico-atual, reconhecendo que o respeito ás mulheres e a preservação de sua integridade física e moral são requisitos básicos para a civilidade.
]]>2024-03-27T15:04:31-03:002024-03-27T15:04:31-03:00https://projetoredacaonota1000.com.br/post128201.html#p128201 Diante desse cenário, a editora Abril, em 2024, excluiu 311 textos do seu acervo por conta do uso de IA para escrevê-los. No momento, não há nenhuma lei proibindo a utilização da tecnologia em textos autorais; todavia, a exclusão foi plausível, já que os textos não foram feitos pelos ditos autores. Esse é um exemplo de como a Inteligência Artificial pode causar dilemas e impactos negativos. Ademais, uma agência de modelos chamada "The Cluelless" criou uma influenciadora digital usando IA. Apesar de, nesse caso, não ter sido usada a imagem de outra pessoa, pode-se refletir sobre os impactos que a imagem de uma pessoa perfeita, porém falsa, pode causar para a sociedade, ao disseminar ideais de corpo e vida perfeitos. Portanto, os dilemas que a utilização não-permitida da aparência de indivíduos e a criação de textos e outras obras autorais trazem devem ser solucionados. Logo, é necessário que a Câmara do Conselho de Ética proíba o uso da imagem alheia, sem autorização, pela IA, e o uso da Inteligência Artificial em obras autorais, por meio de projetos de lei, tendo como efeito a solução desses problemas.
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