• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Bruno1234
#82615
Idade. Naturalidade. Sexo. Gênero. Esses são alguns dos ítens que norteiam uma pessoa, atravez de um registro. Mesmo esse indivíduo sendo totalmente incapaz de se responsabilizar sobre seus atos, esse documento faz com que ele exista legalmente perante a sociedade e que possa gozar dos plenos direitos que os são assegurados, sendo um cidadão legítimo brasileiro, porém essa prática é defasada e em pleno século XXI quase 3 milhões de pessoas são invisíveis na sociedade.
Não ser reconhecido legalmente perante a sociedade, é um problema que desencadeia diversos fatores negativos que vão impactar diretamente a vida do cidadão. Educação, direitos humanos, trabalho formal e auxílios, são benefícios pelos quais alguém sem uma certidão de nascimento, não tem o direito de usufruir, até mesmo em sua morte, será interrado como indigênte, apenas um corpo cepultado, sem nome, história e nada daquilo que foi vivido.
Cidadão a márgem da sociedade, crianças que nunca frequentaram a escola, pais e mães que nunca trabalharam formalmente, auxílios jamais recebidos, um documento que pode definir o futuro de uma pessoa, tem o mesmo peso reverso de forma negativa. Destinado a total defasagem escolar, marginalização e falta de vínculos empregatícios, crianças e adultos são fantasmas que vagam de lá pra cá em uma sociedade que atualmente só encherga o captalismo e a tecnologia como futuro, deixando esses indivíduos invisíveis por não compor nenhum desses eixos.
Assim levando em consideração a importância da certidão de nascimento para que os cidadãos registrados possam viver, serem vistos legalmente e gozar dos plenos benefícios que a Federação disponibiliza, medidas e ações devem ser concretizadas para a diminuição desse número tão alarmante de indigentes. O Governo Federal em parceria com as Prefeituras de cada cidade brasileira, criar e disponibilizar espaços e profissionais que integrem dada pessoa no Estado, equipes e agentes sociais devem ser enviadas para as ruas com grande concentração de moradores de rua, para a coleta de dados e legitimização do indivíduo, o integrando a sociedade e aos benefícios que ela traz ao cidadão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Odailson
Quantidade de postagens
#82619
@Bruno1234 Acredito que sua redação deveria ser mais objetiva, ou seja, direto ao ponto. Fora isso, está boa, continue melhorando, que logo você irá pegar a prática. 😁
Ah! Assim como você, eu também estou aprendendo. 😄

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM