• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66295
A Constituição Federal é a lei básica que fundamenta todas as normas do nosso país. Esse é um repertório muito padrão, visto que muitos problemas da nossa sociedade acontecem porque pessoas não são tratadas igualmente em nossa sociedade. Nesse sentido, observa-se um delicado problema presente na falta de representatividade racial, que tem como causas a falta de negros presentes em debates nas mídia e negros e pardos são a minoria em todos os canais de TV.
Dessa forma, em primeira análise, os negros sendo a minoria em todos os canais é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado na questão da falta de representatividade racial na mídia, visto que as emissoras tem o hábito de ouvir sempre os mesmos "especialistas" e raramente trazem vozes novas para os debates. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Diante disso, podemos notar nas mídias que sempre participam de programas de TV pessoas brancas, principalmenteem debates, na qual deveria ser fundamental ouvir a opinião de pessoas negras. Assim, existiria vozes novas na mídia.
Tendo em vista todos os aspetos citados acima, conclui-se que, os negros devem ganhar mais representatividade nas mídias, sendo mais convidados em programas de TV, como SBT e Record, também em novelas, entrevistas na CNN Brasil, e presença em discursos de movimentos sociais que objetiva uma melhor e maior representatividade. Assim como dizia Maya Angelou "o preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torno o presente inacessível".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#66297
o 3º parágrafo está muito curto
Na conclusão não há o agente e como vai ser feito a proposta ( quem vai dá representatividade e como vai fazer isso??)
Não é legal colocar repertório nunca usado no texto na conclusão. O ideal seria terminar o texto com o repertorio que usou na introdução, no seu caso seria a Constituição.

vitoriaca , mesmo assim agradeço por se d[…]

Oi, perdão pela demora.. tenho estado mui[…]

Ultimamente no mundo , diminuiu muito o nív[…]

Ultimamente no mundo , diminuiu muito o nív[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM