A maioria das vítimas de assédio no Brasil são mulheres, se essa cidadã for negra e marginalizada o assédio se intensifica. 97% das mulheres dizem que já sofreu assédio no transporte público e particular, por meio de olhares, cantadas e contato físico indesejados. Grande parte da sociedade culpa a vítima com perguntas do tipo "mas oque você estava vestindo?" ou "como você se comportou?" geralmente vindo de um membro apoiador que a vítima procurou , sendo um familiar ou em um poder público.
Outra vertente do assédio é aquele que contém uma relação hierarquizada entre o assediador e a vítima no trabalho por exemplo: quase metada das mulheres já sofreu este tipo de assédio 15% pediram demissão e 5% recorreram ao RH. Segundo ao site de notícias g1.globo Índice baixo pela falta de impunidade, medo e culpa. Como o caso da deputada Isa Penna que foi assediada pelo também deputado Fernando Cury, crime que foi filmado pela câmera na assembleia legislativa do estado, graças a repercussão e visibilidade e a pressão pública que foi causada Cury foi penalizado e suspenso, caso contrário, mas um assediador sairia impune.
Portanto, se solucionarmos esse problema as cidadãs seriam livres, porém como Carlos D. de Andrade disse " A liberdade é defendida com discurso e atacadas com metralhadoras". Por isso, deve-se investir, valorizar e disseminar órgãos, servidores e delegacias como RH(recursos humanos) DEAMs (delegacia especializada no atendimento à mulher) no qual o objetivo é apoiar a vítima e penalizar o assediador.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.