• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por mardenwiller
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44076
A liberdade de expressão é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º. Nesse contexto , ao se discorrer sobre esse direito, é notório que o seu má uso pode acarretar em problemas sociais, como são os casos das “Fake News”- notícias falsas que visam prejudicar algo ou alguém- .Dentre tantos fatores causais, destacam-se não apenas os limites excedidos da liberdade de expressão, mas também a fácil propagação de informações que se obtém por meio das redes sociais.
Em primeiro lugar, é de suma importância compreender que existem limites na liberdade de expressão. Dessa forma, sabe-se que as Fake News não se tratam de uma apresentação do livre pensamento, mas sim uma forma de manipular fatos não concretos a fim de desfavorecer alguém. Assim, a liberdade de expressão é válida desde que apresentada por fatos verídicos e que promovam valores sociais, caso contrário ela pode ferir a dignidade humana e, consequentemente, se configurar como um crime contra a honra.
Posteriormente, vale mencionar que as redes sociais são grandes veículos de comunicação que estão presentes em toda a sociedade e que contribuem para as Fake News. Dessa maneira, páginas que promovem as falsas notícias conseguem viralizar suas manipulações de forma rápida e prática. Com isso, os usuários das redes sociais corroboram ao compartilharem essas notícias sem ao menos verificarem se há veracidade nos fatos expostos. Têm-se como exemplo as falsas notícias que circularam as redes sociais pelo mundo e que visavam prejudicar a candidatura de Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos em 2016.
Portanto, as Fakes News tornam-se um problema que necessita de intervenções. Nesse viés, cabe não só aos políticos responsáveis criarem e/ou sancionarem projetos de leis que incriminam criadores e transmissores das notícias falsas, como também cabe aos cidadãos verificarem a veracidade dessas informações antes de compartilhá-las. Desse modo, minimizar-se-iam as Fake News.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens Quantidade de postagens
#44100
Bom dia! Na próxima redação coloque o nome da banca do concurso que vai prestar ;)

A liberdade de expressão é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º. Nesse contexto , ao se discorrer sobre esse direito, é notório que o seu má [mau] uso pode acarretar em problemas sociais, como são os casos das “Fake News”- notícias falsas que visam prejudicar algo ou alguém -. Dentre tantos fatores causais, destacam-se não apenas os limites excedidos da liberdade de expressão, mas também a fácil propagação de informações que se obtém por meio das redes sociais.
* Introdução padrão

Em primeiro lugar, é de suma importância compreender que existem limites na liberdade de expressão. Dessa forma, sabe-se que as "[/color]Fake News" não se tratam < poderia deixar no singular] de uma apresentação do livre pensamento, mas sim uma forma de manipular fatos não concretos a fim de desfavorecer alguém. Assim, a liberdade de expressão é válida desde que apresentada por fatos verídicos e que promovam valores sociais, caso contrário, [vírgula] ela pode ferir a dignidade humana e, consequentemente, se configurar como um crime contra a honra.
* Ficou no senso comum, não comprovou o que se fala

Posteriormente, vale mencionar que as redes sociais são grandes veículos de comunicação que estão presentes em toda a sociedade e que contribuem para as "Fake News". Dessa maneira, páginas que promovem as falsas notícias conseguem viralizar suas manipulações de forma rápida e prática. Com isso, os usuários das redes sociais corroboram ao compartilharem essas notícias sem ao menos verificarem se há veracidade nos fatos expostos. Têm-se como exemplo as falsas notícias que circularam as redes sociais pelo mundo e que visavam prejudicar a candidatura de Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos em 2016. [faltou arrematar o §]
* Tem que melhorar a argumentação e organizar melhor suas ideias
* Sugiro estudar a estrutura do desenvolvimento
* Cuidado com a repetição de palavras ao decorrer do texto, faça o uso de sinônimos


Portanto, as "Fakes News" tornam-se um problema que necessita de intervenções. Nesse viés, cabe não só aos políticos responsáveis criarem e/ou sancionarem projetos de leis que incriminam criadores e transmissores das notícias falsas, como também cabe aos cidadãos verificarem a veracidade dessas informações antes de compartilhá-las. Desse modo, minimizar-se-iam as "Fake News".
* Já está sendo aprovada a lei de fake news, poderia abordar esse projeto de lei
* A solução ficou vaga e generalizada


Espero ter ajudado! ;)
Avatar do usuário
Por mardenwiller
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44104
Bom dia Jhe!!
No caso prestarei cbmmg, banca fundep.

Uma dúvida, no caso do primeiro desenvolvimento, comprovar o que foi dito seria a exemplificação real de um crime ocorrido a partir das Fake News?
E outra, quando vc diz "faltou arrematar o parágrafo", o que sugere ?
Muito obrigado mais uma vez!!! ;)
Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens Quantidade de postagens
#44119
@mardenwiller, então, tem mais gente aqui que vai prestar esse concurso, aí você dá uma olhadinha nas outras redações que eu corrigi nessa aba.

Sobre o desenvolvimento, é que quando você argumenta algo, você tem que comprovar a sua tese, com dados, com citação de alguém, com exemplos, com algum caso, enfim, tem que demonstrar que é algo que acontece mesmo, que não são "vozes da sua cabeça" :lol:.
Na liberdade de expressão, você poderia trazer o texto da lei ou uma citação doutrinária conceituando esse direito ou ainda uma pesquisa com a % de pessoas que procuram saber a veracidade das informações. Igual no 3º§, você trouxe o exemplo de um caso, só estruturou no lugar errado, deveria ter colocado antes e argumentado em cima.

A estrutura do desenvolvimento é você apresentar o seu argumento, trazer a comprovação e argumentar, o último período do parágrafo é a arrematação, que é uma conclusão do que você falou, um final para a sua tese, um desfecho daquele argumento, porque no próximo parágrafo você vai abordar outra coisa e tem que ser diferente do que você já disse no anterior.

Essa banca FUNDEP ela tira nota por generalizar demais, são menos 5 pontos por causa disso, então se você generaliza muito e fica no senso comum em todos os parágrafos, aí em cada um você perde 5 pontos, imagina o estrago na nota :o

Procura umas aulas de redação no youtube e segue a professora janaina do estratégia concursos @profa.janaina.arruda ela tem canal no telegram também.
Abuso sexual infantil

Boa noite, você escreve muito bem, mas recom[…]

Celular um amigo ou inimigo?

É notório que, na modernidade contem[…]

Invisibilidade e Registro civil

No romance filosófico "Utopia" cr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM