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Por Solluar
#46499
É de claro entendimento que não devemos crer em tudo que lemos e vemoss na internet. Mas os nossos olhos sempre nos guiam para uma direção que pode ser de abismos profundos e nossas bocas para ruínas inimagináveis.
É notório saber que essas notícias vêm tomando proporções gigantescas e muitas vezes assustadoras.
O compartilhamento de falsas informações no momento em que vivemos é como algo "normal" á transmitir. Amigos, parentes e conhecidos em comum têm sido receptores de textos absurdos ou com palavras muito bem elaboradas e estratégicas para as pessoas acreditarem e terem o firmamento naquele determinado assunto passado.
E então, vem infeliz e terrivelmente as consequências. Existe complicação, problemas, sofrimento e até mesmo mortes por frutos da fake news. Os políticos, famosos e também cidadãos comuns são alvos destes acontecimentos alarmantes que são difíceis de escapar.
É de pleno saber do Brasil e do mundo concientizar o povo com propagandas, jornais e notícias para que assim todos pesquisem em primeiro lugar e emitem as verdadeiras informações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Mendx
#46658
É de claro entendimento que não devemos crer em tudo que lemos e vemoss na internet. Mas os nossos olhos sempre nos guiam para uma direção que pode ser de abismos profundos e nossas bocas para ruínas inimagináveis.
A introdução deve apresentar a contextualização, o tema e a tese. Na sua introdução, eu percebo que essa é sua opinião (tese) sobre Fake News, mas você deve seguir a estrutura da introdução. ATENÇÃO: seu texto está todo em primeira pessoa, e não deve ser assim. Em vez de disse "lemos", diga, "lê-se", "vemos", "vê-se"... Apesar de ser sua opinião, e seus argumentos, não se coloque dentro do texto.

(Você deve utilizar um conectivo de desenvolvimento antes) É notório saber que essas notícias vêm tomando proporções gigantescas e muitas vezes assustadoras.
Você pode apresentar três argumentos, mas o ideal é que você apresente dois parágrafos de desenvolvimento. E eles não podem ser tão curtos assim, você deve apresentar o tópico frasal, argumentos+dados que comprove o que você está dizendo, e arrematar voltando à tese.

(Faltando o conectivo de desenvolvimento) O compartilhamento de falsas informações no momento em que vivemos é como algo "normal" á transmitir. Amigos, parentes e conhecidos em comum têm sido receptores de textos absurdos ou com palavras muito bem elaboradas e estratégicas para as pessoas acreditarem e terem o firmamento naquele determinado assunto passado.
Seu desenvolvimento possui muitas necessidades: tópico frasal (ideia central), argumentação consistente e arrematação. Você está muito baseado no senso comum, a impressão que dá é que você está tendo um diálogo com um amigos sobre essa problemática, mas lembre-se que você está redigindo uma redação que possui competências e você deve procurar obedecê-las.

(Faltando conectivo) E então, vem infeliz e terrivelmente as consequências. Existe complicação, problemas, sofrimento e até mesmo mortes por frutos da fake news. Os políticos, famosos e também cidadãos comuns são alvos destes acontecimentos alarmantes que são difíceis de escapar.
Para esse desenvolvimento faço as mesmas observações que o anterior. Perceba que você coloca muitas questões, mas não prova nada. Não se preocupe em "abraçar" o mundo com sua redação, todo tema possui muitos pontos para se destacar, mas você sozinho não pode fazer isso em 30 linhas, então delimite sempre, e procure convencer seu leitor.

É de pleno saber do Brasil e do mundo (Você não pode generalizar, até porque não é com esse tipo de "apelo" que você vai convencer seu leitor de que é da forma como você diz ser) concientizar o povo (ação) com propagandas, jornais e notícias (modo/meio) para que assim todos pesquisem em primeiro lugar e emitem as verdadeiras informações (finalidade)

Sua conclusão também está incompleta, você deve arrematar a tese na conclusão também, e os elementos de intervenção são agente, ação, meio+ finalidade+ detalhamento. Eu identifiquei apenas a ação, o meio e a finalodade, mas concientizar é algo muito improvável para solucionar alguma coisa. Procure pensar em leis, projetos, algo mais elaborado e bem detalhado.


Você possui boas ideias, o que lhe falta é entender como se deve construir a redação do Enem. Aconselho você a estudar bastante sobre a estrutura, com muita atenção e de forma bem detalhada, procure entender como contextualizar, apresentar o tema, sua opinião, como elaborar o tópico frasal, organizar seus argumentos, arrematar e como propor a intervenção também. Leia exemplos de redação nota mil, depois que tiver estudado a estrutura da redação, e tente identificar cada elemento.
Aguardo sua próxima redação! Não desiste de forma alguma. Continue praticando e logo verá bons resultados!


Bom dia! Até a próxima!😘
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Por Mendx
#46661
@Solluar, sua redação possui traços de uma narrativa, você a escreveu toda dm primeira pessoa, se você notar, parece que está contando uma história. Não tenho certeza em relação a essa pontuação que fiz, porque não sou corretora, além disso, a subjetividade conta muito ao se corrigir uma redação, uma pessoa pode achar um texto excelente, enquanto outra possa achar apenas bom o mesmo texto. Então, nesse quesito, uma avaliação sempre mudará algo de uma pessoa para outra, mas existe regras, estrutura e muitas coisas que são levadas em conta, então temos que dar nosso melhor. Estude gramática também, notei em seu texto alguns errinhos como, por exemplo, o pleonasmo em "abismos profundos", use apenas "abismos". Mas lhe parabenizo e lhe aconselho a continuar praticando bastante. ;)
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