Avatar do usuário
Por Isa2024ENEM
Quantidade de postagens
#131141
O processo eleitoral é um momento que gera grande comoção, especialmente por parte da população leiga envolvida, intensificando-se os debates em rodas de conversa, grupos familiares e redes sociais, dividindo- se em prol ou contra determinado partido ou candidato.
Vê-se diferentes realidades, uma destas é a rápida propagação de falsas informações, podemos atribuir a globalização e a internet como principal responsável e fonte. Em um mundo conectado onde informações "correm" à milésimos de segundo, a dificuldade para combatê-las aumenta exponencialmente, onde maior parte da população as propaga sem questionar sua veracidade.
Com o avanço tecnológico e a possibilidade de criação e manipulação de recursos visuais há um fator crítico, capaz de tornar indistinguível as informações falsas e reais, aumentando a capacidade de convencimento e o trabalho para controle das "Fake News" pelas autoridades e das fontes envolvidas.
As eleições devem ser justas e as pessoas convencidas, de que os ideais e propostas dos candidatos elegíveis e seus partidos sejam as melhores, através da verdade. É necessário maior rigorosidade no controle das informações publicadas por jornais, sites e nas redes sociais, além de transparência diante das pessoas sobre os possíveis acontecimentos e efetiva aplicação de penalidades, se cabível, dentre os inúmeros possíveis crime cibernéticos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Passe ilimitado
Comentários
Comentário: O texto demonstra bom domínio da norma-padrão da língua escrita, não apresentando erros gramaticais graves (Competência 1). O autor compreendeu a proposta de redação e desenvolveu o tema de forma adequada, relacionando-o com conceitos das áreas de conhecimento, como tecnologia e globalização (Competência 2). As informações, fatos e argumentos são bem selecionados, relacionados e organizados, defendendo um ponto de vista claro sobre a necessidade de controle das fake news no contexto eleitoral (Competência 3). O texto demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, com bom uso de conectivos e estrutura argumentativa (Competência 4). Por fim, o autor elabora uma proposta de intervenção para o problema abordado, sugerindo maior rigorosidade no controle das informações publicadas e transparência diante das pessoas, respeitando os direitos humanos (Competência 5). A pontuação não atingiu a nota máxima em nenhuma das competências devido à falta de aprofundamento em alguns aspectos do tema e na proposta de intervenção, que poderia ser mais detalhada e concreta.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
160
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
160
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
160
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
160
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
149 Exibições
por Ingridyyiii
0 Respostas 
37 Exibições
por Duplahonra86
Problema na fake News na era da informação
por Puma    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por Puma
0 Respostas 
107 Exibições
por juliaca18
fake news e a segurança pública
por joaovn    - In: Outros temas
0 Respostas 
123 Exibições
por joaovn
0 Respostas 
93 Exibições
por Maria0407
Fake News na contemporaneidade
por Lara2403    - In: Outros temas
3 Respostas 
88 Exibições
por Lara2403
Fake News
por AbacateSemA2    - In: Outros temas
0 Respostas 
32 Exibições
por AbacateSemA2
Fake News
por Aparecidalu    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por Aparecidalu
Fake News
por Emmily12    - In: Outros temas
0 Respostas 
29 Exibições
por Emmily12

Segundo o empresário estadunidense Steve Jobs: &qu[…]

O livro "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

A lei seca foi implementada com o intuito de evita[…]

EXCLUIR REDAÇÃO!!!

Você poderia excluir a minha primeira redação de &[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!