Precipuamente, é fulcral pontuar que a proliferação desenfreada de notícias falsas deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíba tal recorrência. Segundo Aristóteles, filosofo grego, a política tem como função preservar a integração dos indivíduos da sociedade. Contrariamente, no Brasil os investimentos e projetos de leis que garantam segurança de toda a população na internet não encontram espaço e respaldo político necessário. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desinformação também pode ser apontado como promotor do problema. De acordo com o estudo “Iceberg digital” da empresa global de cibersegurança, Kaspersky, 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a desinformação é um fator que contribui para a reprodução de informação falsa na internet. Tudo isso retarda a resolução do empecilho e contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
As Fake News, portanto, representam um impasse no meio social brasileiro. Para tanto, o Ministério da Justiça deve vigorar melhor a lei, por meio da implantação de multas ou até mesmo prisão, dependendo da gravidade do caso, tanto para as empresas, quanto para os internautas que cometerem esse crime, com o objetivo de amenizar os índices de notícias falsas na internet. Assim, poder-se-á diminuir, em médio a longo prazo, o impacto nocivo das fake news no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada