Convêm ressaltar, a princípio, que a ausência de medidas governamentais é um fator determinante para a persistência do problema. Essas medidas são de extrema importância, visto que é por elas que a sociedade irá se basear sobre até que ponto algo é certo ou errado. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Controle Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como o do trabalho, o que infelizmente é evidente no país.
Por conseguinte, é importante ressaltar que a má influência midiática é outra dificuldade enfrentada. Segundo o Filósofo francês Pierre Bordieu ," o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Nessa perspectiva,nota-se que a mídia se silencia perante o problema, o que se configura em má influência, visto que a mídia não está fazendo o seu papel perante com a sociedade.
Sendo assim, urge que o Estado junto ao Governo criem, por meio de verbas governamentais, programas sociais que tenham como objetivo mostrar para os trabalhadores seus direitos e deveres. Esses programas sociais se fazem necessários, pois por meio deles espera-se que cada vez mais pessoas saibam seus direitos no local de trabalho, com o objetivo de frear a exploração trabalhista, para que isso não venha a se tornar um empecilho ainda maior no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.