Segundo o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) no Brasil a uma diferença na expectativa de vida de cada gênero e uma grande diferença entre alguns países. Algumas das principais razões da expectativa de vida masculina ser menor são: A genética, os hormônios, as ocupações e os comportamentos, já a diferença de expectativa de vida em cada país está relacionada ao crescimento econômico do país e a qualidade de vida.
A genética está relacionada a uma das principais hipóteses para os homens geralmente viverem menos, pois os cromossomos x contêm muitos genes que ajudam a prolongar a vida e um exemplo disso são as aves machos com duas cópias do cromossomo x e costumam viver mais do que as fêmeas, na puberdade que ocorre a mudança na produção de hormônios as meninas desenvolvem o estrogênio, que atua como “antioxidante” no corpo, impedindo o envelhecimento das células, também á um incentivo cultural para que os homens se comportem de maneiras mais violentas e arriscadas, ocorre também maior influência para que as mulheres frequentem o médico e em acidentes de trânsito e mortes com armas os homens apresentam maior índice de mortes.
Em países com maior expectativa de vida uma das principais características é a boa qualidade de vida, ou seja, o saneamento básico, moradia, educação, serviços de saúde, entre outros, a alta expectativa de vida no Japão está relacionada a qualidade de vida deles, a cultura, os hábitos de higiene do dia-a-dia, o sistema de saúde que se preocupa com a prevenção de doenças, os hábitos alimentares e também a economia do país. Já em Serra Leoa mais da metade da população vive abaixo da linha da pobreza, a um grande número de analfabetos no país e um dos principais motivos da baixa expectativa de vida é a guerra civil que já dura mais de dez anos.
Para aumentar a expectativa de vida no país é necessário trabalhar com as políticas sociais e econômicas para diminuir a pobreza e as desigualdades, melhorar a qualidade de vida da população se preocupando com o saneamento básico e o acesso à saúde e educação, mudanças nos maus hábitos e maus costumes, o incentivo para que a população tenha uma vida mais saudável e segura também ajudam.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada