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#58241
No contexto atual, o êxodo rural é deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, o mesmo se deu pelo crescimento das indústrias e vida urbana, pois, o processo de mecanização do campo retirou vários postos de trabalho, trazendo consigo diversos problemas, como a diminuição da população no rural e escassez da mão-de-obra.

Segundo dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), o índice de urbanização no Brasil em 1940 era de 26,3, ou seja, pouco mais de 26% da população brasileira morava em áreas urbanas
Sob essa lógica, o êxodo rural proporciona um esvaziamento, onde acarreta gerar concentração fundiária por parte de quem se manteve no campo e adquiriu as propriedades de quem se mudou para a cidade.


Além disso, na Roma antiga durante o império romano a mão-de-obra escrava foi substituindo o trabalho livre na zona rural. Contudo, camponeses começaram a migrar em abundância para as cidades romanas, principalmente, a capital do império romano. Com o alto índice de superpopulação na área urbana, acabou levando ao aumento do desemprego, crescimento de periferias, marginalização e outros.


Em virtude dos fatos mencionados, cabe aos Estados Governamentais, promover investimentos nas áreas rurais, tais como: criação de cooperativas para pequenos e médios produtores, criação de hospitais com boa infraestrutura, e promover também a reforma agrária para que os moradores rurais produzam seu próprio cultivo para se sustentar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#58253
Alguns comentários ;)
Obs.: Meus comentários para uma competência em específico será indicado por (C1), (C2), (C3)... e comentários pontuais serão numerados como (1), (2),...

No contexto atual, o êxodo rural é deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, o mesmo se deu pelo crescimento das indústrias e vida urbana, pois, o processo de mecanização do campo retirou vários postos de trabalho, trazendo consigo diversos problemas, como a diminuição da população no rural e escassez da mão-de-obra.
(C2) e (C3) Pode deixar a tese mais clara
(C3) A redação não explicou sobre a escassez de mão de obra.


Segundo dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (1) [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] (IBGE), o índice de urbanização no Brasil em 1940 era de 26,3, ou seja, pouco mais de 26% da população brasileira morava em áreas urbanas. (Ali em cima está claramente demonstrando que as duas frases estão em parágrafos diferentes, mas como sua marcação dos parágrafos foi dar um espaço a mais, eu vou considerar que aqui tá junto) Sob essa lógica, o êxodo rural proporciona um esvaziamento, onde acarreta gerar concentração fundiária por parte de quem se manteve no campo e adquiriu as propriedades de quem se mudou para a cidade.
(1) Nome de instituições deve ter as iniciais maiúsculas
(C3) Argumentação está boa


Além disso, na Roma antiga durante o império romano[,] a mão-de-obra escrava foi substituindo o trabalho livre na zona rural. Contudo, camponeses começaram a migrar em abundância para as cidades romanas, principalmente, a capital do império romano. Com o alto índice de superpopulação na área urbana, acabou levando ao aumento do desemprego, crescimento de periferias, marginalização e outros.
(C3) Essa parte fugiu do tema! Aqui não tem nada falando da mecanização.

Em virtude dos fatos mencionados, cabe aos Estados Governamentais(agente) (2) , (3) promover investimentos nas áreas rurais (ação), tais como: criação de cooperativas para pequenos e médios produtores, criação de hospitais com boa infraestrutura (detalhamento), e promover também a reforma agrária (ação) para que os moradores rurais produzam seu próprio cultivo para se sustentar (finalidade).
(2) O mais adequado era ter deixado só "Estado". Caso realmente queira usar "estados", é necessário mudar o verbo para concordar com o sujeito.
(3) Não separe o sujeito do verbo sem motivo.
(C5) Deixe mais claro o meio/modo que será realizada a ação. A proposta mais completa tem 4 elementos. Eu estou considerando que as duas propostas apresentadas tem o mesmo agente e a mesma finalidade e, para evitar depender de interpretação, deixe o mais claro possível sua intenção de que esses elementos se tratam da mesma resposta.


E é isso ai
#58255
Aquele meu comentário do terceiro parágrafo estou boiando d+ :lol: Mas me da um desconto porque mudou bastante de assunto e tô meio correndo aqui :mrgreen: Também em cima você fala de escassez da mão-de-obra e nessa parte fala que tem aumento do desemprego, o que é contraditório já que não tem uma melhor explicação

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