Segundo dados do instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), o índice de urbanização no Brasil em 1940 era de 26,3, ou seja, pouco mais de 26% da população brasileira morava em áreas urbanas
Sob essa lógica, o êxodo rural proporciona um esvaziamento, onde acarreta gerar concentração fundiária por parte de quem se manteve no campo e adquiriu as propriedades de quem se mudou para a cidade.
Além disso, na Roma antiga durante o império romano a mão-de-obra escrava foi substituindo o trabalho livre na zona rural. Contudo, camponeses começaram a migrar em abundância para as cidades romanas, principalmente, a capital do império romano. Com o alto índice de superpopulação na área urbana, acabou levando ao aumento do desemprego, crescimento de periferias, marginalização e outros.
Em virtude dos fatos mencionados, cabe aos Estados Governamentais, promover investimentos nas áreas rurais, tais como: criação de cooperativas para pequenos e médios produtores, criação de hospitais com boa infraestrutura, e promover também a reforma agrária para que os moradores rurais produzam seu próprio cultivo para se sustentar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.