Dúvidas e Materiais de Apoio
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#65460
Exercícios fáceis: exercicios-faceis-de-interpretacao-de-t ... tml#p54437
Exercícios fáceis para médios: post65384.html#p65384
Exercícios médios: exercicios-medios-de-interpretacao-de-t ... tml#p57678
Exercícios difíceis: posting.php?mode=edit&f=6&p=57929

Questão 01
A Câmara Municipal de São Paulo, a maior do país e também da América Latina, começa sua 18ª legislatura como espelho máximo da nossa sociedade.
Os 55 vereadores eleitos em 2020 representam a diversidade sexual, racial, religiosa e ideológica de nossa população. Os parlamentares também expressam, por meio dos mandatos, as mais variadas causas. E todas elas cabem nesta ampla arena de debates que é o Parlamento paulistano.
(...)
Uma excelente notícia é que teremos mais mulheres nestes processos de decisão. São 13 vereadoras eleitas, duas a mais do que na legislatura passada.
Portanto, um dos primeiros desafios desta presidência será assegurar a cultura de respeito e tolerância em todas as discussões que passam pela Câmara. Dentro e fora do plenário.
(...)
Em todas essas questões pedimos aos paulistanos que nos ajudem, acompanhando os trabalhos legislativos e fiscalizando nossos mandatos. O portal da Câmara na internet possui inúmeros caminhos detalhados de transparência, que vão desde as contas abertas aos contatos de todos os vereadores. Pelo site www.saopaulo.sp.leg.br e pelas redes sociais da Casa também é possível acompanhar as sessões plenárias, as reuniões das comissões e as audiências públicas em tempo real.
A participação popular está garantida mesmo nos eventos realizados de forma remota em razão da pandemia.
É uma grande honra presidir a Casa do Povo pela segunda vez. Sei de todas as responsabilidades e deveres. Nossa gestão será marcada, novamente, pela austeridade com o dinheiro público e pela insistência no diálogo como forma de exercer nossa tão preciosa democracia.
<https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2 ... ersa.shtml> Acesso em 15/02/2021 (adaptado)
No texto, o vereador Milton Leite:
a) Comprova a existência de uma grande representatividade feminina na Câmara.
b) Condiciona a conclusão do seu mandato à participação popular.
c) Enfatiza a importância dos debates políticos no sistema democrático.
d) Hierarquiza suas promessas, colocando a boa convivência como maior prioridade.
e) Reafirma seu compromisso com todas as pautas defendidas no mandato anterior.

Questão 02
No fim de fevereiro, Alli Ottarsson desembarcará em pleno inverno finlandês para uma experiência de 90 dias em uma realidade alternativa, tendo um gostinho de como a vida poderia ser se ele morasse em Helsinque.
Ele estará acompanhado da noiva e da filha de 4 anos, além de outros 14 profissionais selecionados para participar de um novo programa que visa atrair trabalhadores do setor de tecnologia para a capital finlandesa.
Cerca de 5.330 pessoas de todo o mundo se inscreveram no fim do ano passado para esta oportunidade de relocação gratuita de 90 dias oferecida pela Helsinki Business Hub, agência de promoção de investimentos e comércio internacional da capital finlandesa.
A agência proporcionará aos 15 selecionados um veículo para buscá-los no aeroporto, orientação cultural, experiências típicas finlandesas, instalações de trabalho remotas, apresentações às redes locais de negócios e toda a documentação necessária para uma estadia de três meses.
Os profissionais também receberão assistência para questões relacionadas à hospedagem, creche e escola para os filhos.
O programa não paga os gastos com passagem aérea e acomodação, mas se o teste for positivo, todos podem solicitar residência permanente.
(...)
A iniciativa, chamada de "90 Day Finn", atraiu muita atenção nas últimas semanas e ajudou a colocar Helsinque fortemente no mapa de destinos para profissionais de outros países.
Embora apenas 15 candidatos selecionados embarcarão para Helsinque, os criadores do programa esperam que a publicidade gerada pela campanha atraia mais estrangeiros qualificados para ajudar a preencher a lacuna de talentos em seu crescente setor de tecnologia.
Se a iniciativa der certo, pacotes de realocação como este podem se tornar uma nova ferramenta na competitiva corrida para atrair profissionais estrangeiros.
'Sentimos que era o momento certo para fazer algo diferente'.
<https://economia.uol.com.br/noticias/bb ... copiaecola> Acesso em 17/02/2021 (adaptado)
A notícia:
a) Descreve a vivência de Alli Ottarsson na Finlândia.
b) Discute a iniciativa do governo finlandês de empregar imigrantes.
c) Explica um programa de qualificação profissional.
d) Informa sobre um projeto que incluirá estrangeiros no mercado de trabalho.
e) Propõe soluções para as lacunas no setor da tecnologia.

Questão 03
Você se lembra da última vez que você foi feliz?
Você lembra da última vez que você riu largado? Que nada mais existia a não ser aquele momento? Que tudo era perfeito e o tempo era infinito?
Quantas vezes no meio de uma semana cheia com muita coisa para fazer, o tempo parou por um momento e você foi transportado para uma tarde de verão com seus avós, para o primeiro beijo no amor da sua vida, para o momento que seus olhos encontraram os olhos dos seus filhos pela primeira vez?
Odair José canta "que a felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes".
Mas por que esses momentos são tão difíceis de lembrar, de guardar, de reviver?
Nesses tempos de fúria que estamos passando, parece que nunca fomos felizes e que nunca mais seremos.
Parece que querem nos matar de qualquer jeito. Seja por falta de vacina, pela cor da nossa pele, pela comunidade que a gente mora, pela nossa orientação sexual. Se você está vivo, você é um alvo.
Dizem que quem bate nunca lembra, mas quem apanha nunca esquece.
E só estamos apanhando, né?
De todo lado, a gente só apanha. É nosso peso, etnia, tipo de cabelo, gosto musical - ou por um competidor de reality show - estar fora de um padrão ou gosto popular que já é o suficiente para apanharmos e sermos mortos.
É o Sistema que faz a gente acreditar que temos de amar o que fazemos de trabalho, mas nem o Sistema ou o trabalho ama a gente de volta.
É a gente viver escravo de uma ideia chamada dinheiro, que nunca está satisfeito e precisa consumir tudo, começando com a gente mesmo, até o último serzinho sumir desse planeta.
Mas mesmo tudo estando errado, ainda tem coisas dando certo.
Ainda tem o pôr do sol de outono pintando o céu com suas cores de tirar o fôlego. Ainda tem aquele frio na barriga de ver a pessoa que você ama corresponder seus sentimentos. Ainda tem o sabor da sua comida favorita de infância que sua mãe nunca esqueceu a receita e se satisfaz mais te vendo comer do que comendo ela mesmo. Ainda tem as idas ao estádio com seu pai para vocês dois gritarem e colocarem para fora várias coisas que vocês não falam um para o outro. Ainda tem seu filho aprendendo a andar e falando as primeiras palavras. Ainda tem tanta coisa.
Ainda tem.
A dor marca a gente de um jeito que parece eterno. Tudo fica pesado, tudo fica sombrio. Parece que a gente nunca vai ser outra coisa do que aquela dor. A dor nos impregna tanto, quanto a felicidade nos esvai.
Hoje, a gente é uma nação em dor. Onde parece que a felicidade está passando longe.
Mas são nessas horas que temos de lembrar cada vez mais do que o Odair falou e que talvez a felicidade nunca existiu, mas a gente foi sempre cercado de momentos ridiculamente felizes.
Ser feliz é mais do que revolucionário, é evolucionário. É ir contra tudo aquilo que nosso cérebro foi projetado para nos deixar vivo no meio da floresta e da savana e que nos fez chegarmos até aqui como espécie. É ir contra o medo e de encontro à esperança.
Lembrarmos de sermos felizes é nossa chance de sermos transgressores. É sermos contra "tudo isso que tá ai". É sermos contra projetos genocidas de tanta gente, de tanto bicho, de tanto mundo.
Não precisamos ser felizes sempre, afinal a felicidade nem existe. Mas quando formos, temos de lembrar. Temos de guardar essa memória junto da gente. Bem coladinho. Em lugar de fácil acesso. No topo da pilha em cima das preocupações, dos medos e das coisas todas que fazem questão de tomar o primeiro lugar na nossa cabeça.
Para sempre que a gente precisar, a gente possa lembrar que a felicidade pode não existir, mas cada momento feliz nos faz infinitos.
<https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/mm- ... -feliz.htm> Acesso em 05/06/2021
O autor defende que a felicidade:
a) É um instrumento que perpetua a violência contra grupos oprimidos.
b) Foi inventada para legitimar a busca incessante por riqueza material.
c) Deve ser compreendida como um sentimento de caráter passageiro.
d) Pode ser encontrada apenas quando memórias afetivas são revisitadas.
e) Torna-se uma ilusão à medida que as pessoas são tomadas pela dor.

Questão 04
"Não estou salvando o mundo, mas não quero ver as borboletas-monarca desaparecerem", diz Frank O'Donnell, morador do estado de Rhode Island, nos Estados Unidos. Ele tem se dedicado a enviar sementes das plantas favoritas dessas borboletas ameaçadas de extinção para que mais pessoas possam ajudá-las a prosperar em outras regiões.
As borboletas entraram na vida de Frank em 2010, uma semana depois de perder sua filha de 15 anos, Keri O'Donnell, em um acidente de carro.
Um dia, pouco depois do enterro, ele decidiu sair para o quintal e viu uma borboleta-monarca pousar na lateral de sua casa, com suas inconfundíveis asas de cor laranja e preta batendo bem rápido. Subitamente, ela ficou quieta, permanecendo perto dele por um tempo e lhe trazendo paz naquele momento tão difícil.
"Nunca vi uma borboleta ficar parada tanto tempo", lembra Frank. Ele não era um homem supersticioso, mas havia algo misterioso naquelas asas laranja brilhantes, uma das cores favoritas de Keri, e na presença suave da borboleta que o fazia sentir como se a adolescente estivesse com ele.
<https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-not ... tincao.htm> Acesso em 04/06/2021
O texto relaciona:
a) A crença no misticismo à consciência social.
b) A valorização de um legado ao ativismo ambiental.
c) O amadurecimento emocional ao enfrentamento de dificuldades.
d) Um evento doloroso ao desenvolvimento pessoal.
e) Um vínculo afetivo à adoção de novas práticas.

Questão 05
Kim Kwang-seok era um cantor famoso na Coreia do Sul quando morreu, em 1996.
Mas recentemente ele foi ouvido cantando uma música que jamais gravou em um programa de TV do país. Como isso foi possível?
A resposta está num software de inteligência artificial (IA) que foi treinado para aprender a voz de Kim.
Primeiro, o programa aprendeu 20 das músicas do artista, além de captar o jeito que ele falava. Depois, treinou a voz em mais de 700 músicas.
"Ficamos muito surpresos de ouvir que a IA canta melhor após aquecer a voz", diz Kim Min-Ji, produtora do programa de TV.
Segundo os responsáveis pela tecnologia, a família do cantor foi informada e reagiu bem à iniciativa.
Mas há quem não goste da ideia. Im Uk-jin, morador da capital Seul, se diz preocupado.
"Há um conjunto de habilidades e hábitos que só um ser humano pode ter. Se a IA puder imitar tudo isso, o mundo será dominado pela IA, e não por seres humanos", analisou.
<https://www.uol.com.br/splash/noticias/ ... copiaecola> Acesso em 15/02/2021
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
e) A descoberta mais surpreendente foi que o aquecimento vocal melhora o desempenho da inteligência artificial.
b) Constatou-se que, após um intenso treinamento, o software é capaz de cantar como qualquer pessoa.
c) Os avanços tecnológicos permitem que as produtoras revolucionem o mundo da música.
d) O uso da voz de Kim gerou temor quanto aos riscos da evolução da inteligência artificial.
e) Softwares podem criar composições autorais que sejam semelhantes às de artistas que já morreram.

Questão 06
Brasileiro é engenhoso e arruma solução para tudo, por isso, a gente sempre ouve aqui e ali a frase "o brasileiro precisa é ser estudado pela Nasa". Mas nós só seriamos estudado por ela se fôssemos extraterrestres. Isso porque a agência, pertencente ao governo dos Estados Unidos, é responsável pelo desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
É da Nasa o rover Perserverance, que pousou em Marte com a missão de encontrar vestígios de vida no Planeta Vermelho, ainda que microbiana.
Criada em 1958, a Nasa é uma das mais importantes agências espaciais do mundo e protagonizou momentos importantes na história da humanidade, como a ida do homem à Lua e a queda de braço com soviéticos durante Guerra Fria, que resultou em um avanço tecnológico sem precedentes na pesquisa espacial.
<https://www.uol.com.br/tilt/faq/nasa-o- ... uvidas.htm> Acesso em 17/04/2021
Segundo o texto, a Nasa é:
a) Administrada de forma convergente aos interesses políticos dos Estados Unidos.
b) Citada em piadas que criticam a engenhosidade dos brasileiros ao buscar soluções.
c) Conhecida mundialmente como um agente ativo da pesquisa espacial desde a ida à Lua.
d) Famosa por encontrar vida microbiana em Marte por meio do rover Perseverance.
e) Protagonista no desenvolvimento de tecnologias que possibilitam o estudo do espaço.

Questão 07
Aprendemos que, ao contrário dos animais, as plantas são capazes de gerar energia por meio da fotossíntese, a partir da luz solar.
O que não se sabia até recentemente é que existe um pequeno número de animais extraordinários que também são capazes de se beneficiar desse processo.
Nas plantas e algas, a fotossíntese é realizada em uma estrutura chamada cloroplasto, que contém clorofila, os pigmentos de coloração verde indispensáveis para a conversão da energia solar em energia química. Os animais, entretanto, não possuem essa organela.
Nos últimos anos, contudo, os cientistas descobriram espécies capazes de processar a luz solar realizando simbiose com as algas ou simplesmente "sequestrando" seus cloroplastos.
Uma delas é uma lesma ou lebre do mar — que é verde — e curiosamente parece uma folha: a Elysia chlorotica.
Ela é capaz de viver meses "alimentada" pela luz do sol, como se fosse uma planta.
(...)
A Elysia pertence a um grupo de moluscos gastrópodes, em que também se encontram os caracóis e lesmas de jardim.
"Ela faz parte de um grupo específico de lesmas-do-mar especializadas em roubar coisas de outros organismos", explica Paps.
Assim como outros membros desse grupo, "roubam" cloroplastos de algas para incorporá-los em suas células digestivas.
"O que elas fazem é escravizar as algas para extrair os cloroplastos e se alimentar deles."
"Elas têm uma parte especial da célula onde armazenam esses cloroplastos, e como os cloroplastos não têm ideia de onde estão, são organelas e não pensam, continuam a fazer fotossíntese", explica o pesquisador.
Assim, dentro da lesma-do-mar, os cloroplastos produzem alimento a partir das matérias orgânicas da célula e da luz solar.
Este roubo de cloroplastos é um processo chamado "cleptoplastia".
<https://www.uol.com.br/nossa/noticias/b ... intese.htm> Acesso em 07/04/2021
O texto ressalta, principalmente:
a) A capacidade da Elysia chlorotica de converter a energia solar em energia química de forma autônoma.
b) A existência de animais adaptados à realização da fotossíntese em ambientes hostis.
c) A possibilidade de se fazer fotossíntese por meio do “sequestro” de organelas.
d) A proximidade evolutiva entre as lesmas-do-mar e os caracóis, ambos pertencentes ao grupo dos gastrópodes.
e) As condições necessárias à ocorrência da “cleptoplastia”, da qual dependem as algas para produzirem seu próprio alimento.

Questão 08
O pãozinho nosso de cada dia, quem diria, é capaz de aumentar as taxas de mortalidade em geral em até 27%. E, aliás, não só ele, mas o macarrão, o biscoito, a torrada, o bolo, certos cereais matinais e tudo aquilo que é feito com farinha e grãos refinados, se eles estiverem sempre à mesa ou se você beliscá-los sem parar, comendo umas sete porções entre a hora de acordar e a de dormir.
(...)
A ameaça aumenta ainda mais se você olhar apenas para a saúde cardiovascular. Quem não consegue maneirar nesses itens e consome em torno de 350 gramas ou mais desses alimentos por dia — o que dá em torno das tais sete porções —corre um risco 33% maior de sofrer um infarto, ter um AVC, apresentar um aumento na pressão sistólica ou desenvolver uma insuficiência cardíaca, em comparação com quem é comedido e não leva para a boca mais do que 50 gramas de alimentos à base de grãos refinados diariamente.
(...)
Esses dados, recém-publicados no British Medical Journal, chamam bastante a atenção porque vêm do PURE (The Prospective Urban Rural Epidemiology). "O PURE é muito mais do que um mero estudo. É uma plataforma de entendimento de por que e como adoecemos, acompanhando em torno de 300 mil pessoas de 21 países há quase 15 anos", define o cardiologista Álvaro Avezum, que é diretor da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e também do Centro Internacional de Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, que é a base do PURE na América do Sul. Portanto, Avezum lidera a pesquisa por aqui.
(...)
O estudo envolveu 137.130 participantes, depois que os pesquisadores excluíram aquelas pessoas que já tinham algum problema no coração. Toda essa gente saudável foi acompanhada por 9 anos e meio e, claro, alguns indivíduos adoeceram e até morreram no meio desse caminho.
(...)
"A outra conclusão que podemos tirar é que, sim, devemos reduzir o consumo de farinhas e dos outros grãos refinados no dia a dia, mantendo os grãos in natura e integrais", ensina Avezum. Melhor, então, a gente rever o cardápio.
<https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/ ... -menos.htm> Acesso em 01/04/2021
A partir dessa informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) À medida que surgiam problemas no coração, os indivíduos não saudáveis eram excluídos do estudo.
b) A saúde cardiovascular pode ser prejudicada pelo excesso de certos nutrientes.
c) O consumo diário de alimentos à base de grãos aumenta o risco de mortalidade.
d) O PURE é uma plataforma reconhecida pela condução de estudos em larga escala, com enfoque no tratamento de doenças.
e) Segundo estudiosos, a inclusão de grãos refinados no cardápio deve ser controlada.

Questão 09
A professora Laiza Janegitz passa os dias tentando girar todos os pratos: o trabalho em uma escola particular do interior de São Paulo, a maternidade solo do filho Francisco, 4, as aulas particulares para fechar as contas da casa onde mora com o pai, que perdeu sua fonte de renda durante a pandemia, e o doutorado em educação, que precisa concluir até o final do ano.
"É muito cansativo, muito estressante. Você está sempre culpada. Se se dedica à pesquisa, fica culpada por causa do trabalho. Se trabalho muito, penso que não estou fazendo a pesquisa. E ainda me sinto culpada em relação ao meu filho, como se estivesse terceirizando minha maternidade", desabafa ela.
Em busca de um respiro, Laiza é uma das 567 mães pesquisadoras que se inscreveram até esta sexta-feira (12) no programa Amanhã, desenvolvido pelo movimento Parent in Science. O projeto pretende dar uma bolsa mensal para incentivar pós-graduandas com filhos a não deixarem os estudos e as inscrições ficam abertas até o dia 19 de fevereiro.
A ideia de criar um programa de bolsas veio após o resultado de uma pesquisa conduzida em maio de 2020 pelo movimento, que é um coletivo de mães e pais pesquisadores fundado em 2016 pela professora da UFRGS Fernanda Staniscuaski, mostrar que a produção científica de mulheres com filhos menores de 12 anos foi a mais afetada pela pandemia do coronavírus.
<shorturl.at/wFIS4> Acesso em 19/02/2021
O texto aborda um programa que tem como principal objetivo:
a) Conciliar maternidade e trabalho.
b) Fornecer apoio a mães cientistas.
c) Oferecer bolsas a pesquisadoras qualificadas.
d) Promover a representatividade feminina.
e) Reduzir a desigualdade de gênero.


Gabarito:


01. c)

02. d)

03. c)

04. e)

05. d)

06. e)

07. c)

08. e)

09. b)


Qualquer dúvida, pode me chamar (@Felipe082).
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
199 Exibições
por caio452
1 Respostas 
323 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
591 Exibições
por letipk
0 Respostas 
55 Exibições
por Cris20K
1 Respostas 
687 Exibições
por Iagototy
1 Respostas 
265 Exibições
por Felipe082
Exclusão de texto URGENTE
por isabelem    - In: Atendimento
0 Respostas 
148 Exibições
por isabelem
Modelo de redação
por Jhenyffer    - In: Outros temas
0 Respostas 
1390 Exibições
por Jhenyffer
14 Respostas 
438 Exibições
por Boreal7867
0 Respostas 
99 Exibições
por Boreal7867

Fiz essa redação semana passada! No[…]

Segurança pública

achei interessante o tema so achei o texto mito pe[…]

Segundo Carl Sagan, cientista planetário as[…]

teste

teste

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM