Dúvidas e Materiais de Apoio
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#57678
Exercícios fáceis: exercicios-faceis-de-interpretacao-de-t ... 28900.html
Exercícios fáceis para médios: post65384.html#p65384
Exercícios médios para difíceis: post65460.html#p65460
Exercícios difíceis: exercicios-dificeis-de-interpretacao-de ... 30997.html

Questão 01
Gatos têm a reputação de serem independentes e distantes em relação a humanos. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Oregon, nos EUA, mostrou exatamente o contrário. Mesmo em comparação com os cães, os felinos apresentaram ter um forte apego aos humanos.
"A maioria dos gatos tem vínculos profundos com seus donos e os usam como uma fonte de segurança", afirma Kristyn Vitale, responsável pelo estudo publicado pela revista acadêmica "Current Biology".
(...)
Vitale e seu time conduziram um teste para verificar esses tipos de vínculos em 79 filhotes e 38 gatos adultos. Primeiramente, o felino e seu dono foram colocados juntos em uma sala, com o humano sentado dentro de um círculo demarcado. Se o gato entrasse no círculo, o dono podia interagir com ele. Depois de dois minutos, o humano saía da sala e o gato ficava sozinho. Após mais dois minutos, o dono retornava e sentava dentro do círculo novamente. Todos os testes foram filmados e os cientistas analisaram os vídeos para classificar o tipo de vínculo que o gato havia criado com o seu humano. Os gatos adultos demonstraram criar vínculos de segurança em 65,8% dos casos. Nas outras 34,2% das vezes os felinos se sentiram inseguros no ambiente estranho. Os filhotes apresentaram resultados similares (64,3% contra 35,7%). Entre os filhotes, metade deles passou por treinamento de socialização durante seis semanas.
Essas taxas são muito próximas ao vínculo criado por bebês com seus pais, que é de 65%. E os gatos demonstraram que seu vínculo com humanos é um pouco maior do que o dos cachorros testados em 2018. Os cães apresentaram 61% de vínculo de segurança, enquanto 39% se sentiram inseguros em ambientes estranhos.
<shorturl.at/zJORX> Acesso em 17/03/2021
A pesquisa contraria a ideia comum de que:
a) Em comparação aos bebês, os animais de estimação amam menos os humanos.
b) Em comparação aos cães, os gatos são mais curiosos.
c) Em comparação aos cães, os gatos são menos carinhosos.
d) Em comparação aos gatos, os cães criam menos vínculos.
e) Em comparação aos gatos, os cães são mais apegados aos humanos.

Questão 02
Muitas vezes, nos filmes, nos deparamos com pilotos em aviões mais antigos gritando "contato!" ou "livre?" na hora do acionamento. O que pode parecer só um hábito é, na verdade um procedimento de segurança para evitar acidentes que podem ser fatais.
Essas palavras são conhecidas como "call outs", que são frases padronizadas utilizadas na aviação como um todo. Ao gritar "contato!", o piloto está avisando que o avião está pronto para ser acionado.
Como nem todos os aviões têm acionamento como o de um carro, onde um motor de partida elétrico auxilia o motor a combustão a começar a funcionar, eles podem precisar de uma ajudinha. Diversos modelos precisavam ter suas hélices viradas a mão antes que a aeronave fosse ligada.
O principal motivo para isso acontecer era fazer circular óleo e combustível no motor, o que tornaria possível seu acionamento. Por isso, se faz necessário dar aquele empurrãozinho com a mão. As pás da hélice precisavam dar algumas voltas antes da ignição.
Tudo isso era feito com o sistema elétrico desligado, para evitar que o motor fosse acionado involuntariamente e machucasse quem estivesse rodando a hélice.
Após esse procedimento inicial, o piloto gritava "contato!" para avisar quem estivesse auxiliando na partida do avião que o sistema elétrico estava ligado a partir daquele momento e que seria dada a ignição no motor.
<https://www1.folha.uol.com.br/folha-100 ... icao.shtml> Acesso em 29/05/2021
O trecho que melhor explica o porquê do grito é:
a) “Essas palavras são conhecidas como 'call outs', que são frases padronizadas utilizadas na aviação como um todo”.
b) “Muitas vezes, nos filmes, nos deparamos com pilotos em aviões mais antigos gritando ‘contato!’ ou ‘livre?’ na hora do acionamento”.
c) “O principal motivo para isso acontecer era fazer circular óleo e combustível no motor, o que tornaria possível seu acionamento”.
d) “para avisar quem estivesse auxiliando na partida do avião que o sistema elétrico estava ligado a partir daquele momento e que seria dada a ignição no motor”.
e) “para evitar que o motor fosse acionado involuntariamente e machucasse quem estivesse rodando a hélice”.

Questão 03
Muitas pessoas bem intencionadas, que se julgam democratas e defensoras de liberdades fundamentais, têm dificuldade de entender que a liberdade de expressão, um dos fundamentos da democracia, possa ter limites.
(...)
Todos nós podemos expressar livremente as nossas ideias e exercer o direito de crítica às ideias e atitudes de outros. Mas, isso tem um limite, que é a dignidade da pessoa humana.
(...)
Liberdade de expressão, sim. Censura prévia, nunca. Mas, a sociedade civilizada exige que cada um responda pelos seus próprios atos e pelas ideias que expressa. Liberdade com responsabilidade é a diferença entre a vida selvagem e a vida civilizada.
<https://noticias.uol.com.br/opiniao/col ... imites.htm> Acesso em 13/02/2021 (adaptado)
O autor defende:
a) A censura apenas quando a dignidade humana é violada.
b) A diferenciação entre a vida selvagem e a vida civilizada.
c) A limitação da liberdade de expressão de certos grupos.
d) O exercício do direito de fala com responsabilidade.
e) O papel do Estado na contenção de discursos de ódio.

Questão 04
Uma performance do artista plástico russo Fyodor Pavlov-Andreevich, de 42 anos, chamou a atenção de quem passava pela esquina das ruas Augusta e Oscar Freire, nos Jardins, em São Paulo, na segunda-feira (15). O artista estava nu sentado sobre um amontoado de pedras, em um ato contra a chamada “arquitetura hostil” que impede moradores de rua de ocuparem espaços públicos na capital.
<https://istoe.com.br/artista-russo-fica ... sao-paulo/>
O homem tinha como objetivo:
a) Chamar a atenção para um problema social de um grupo vulnerável.
b) Criticar diversas medidas tomadas pelo atual prefeito.
c) Defender a modernização da arquitetura urbana.
d) Denunciar a falta de roupas apropriadas para os moradores de rua no inverno.
e) Reproduzir as condições de vida de quem vive na rua.

Questão 05
Uma rocha pontiaguda, bastante incomum, foi descoberta no lado oculto da Lua deixando cientistas da missão espacial chinesa Chang'e 4 "maravilhados". Segundo informações publicadas no Our Space, canal de divulgação científica da CNSA (Administração Espacial Nacional da China), o rover Yutu-2 encontrou a rocha alongada e que aponta para o alto no mês passado.
De acordo com os cientistas, a impressão é que ela foi colocada no local para marcar a localização, servindo como um "ponto de referência". Tudo aconteceu um dia antes do Yutu-2 hibernar — quando a noite lunar acontece e os raios solares não incidem na região. Nesse momento, o rover tem os seus sistemas desativados, mantendo ligado apenas o essencial para que possa ser reativado na manhã lunar seguinte. Cada dia na Lua dura aproximadamente duas semanas aqui na Terra, assim como as noites lunares.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... da-lua.htm> Acesso em 01/04/2021
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) A cada duas semanas que se passam na Terra, se passam um dia e uma noite na Lua.
b) A rocha chamou a atenção dos cientistas pelo seu formato, nunca visto antes.
c) No momento da descoberta, somente as funções essenciais do rover estavam ligadas.
d) O objeto encontrado é um “ponto de referência” posto no local para orientar os cientistas chineses.
e) Os estudiosos da Chang'e 4 ficaram impressionados com a peculiaridade do achado.

Questão 06
Se você tem um cachorro, certamente já se pegou comprando produtos que não sabia se ele gostaria. Agora a tecnologia pode ajudar você. Uma ferramenta de reconhecimento facial da rede de pet shops Petz, chamada Pet-Commerce, que permite que eles participem das compras, tem viralizado nos últimos dias no Twitter.
Com a ajuda de IA (inteligência artificial), a ferramenta analisa, por meio da câmera do aparelho, se um osso, brinquedo ou bolinha que aparecem na tela em vídeos curtos despertam o interesse do cão. Atualmente, 30 produtos estão à venda no site. Se o pet interagir com o que viu, o produto vai automaticamente para o carrinho e o dono decide se compra ou não.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... nciona.htm> Acesso em 01/04/2021
A Pet-Commerce é um exemplo da tecnologia sendo usada, principalmente, para:
a) Estimular brincadeiras saudáveis.
b) Facilitar a escolha de produtos.
c) Incentivar o consumo de mercadorias.
d) Promover o bem-estar animal.
e) Uniformizar o processo produtivo.

Questão 07
A InnerSloth, desenvolvedora do Among Us, revelou, nesta terça-feira, os detalhes do novo mapa Airship, que será lançado ainda no começo de 2021. No curto trailer, algumas novidades foram mostradas, como novas skins para os recrutas, tarefas diferentes e novas mecânicas introduzidas.
<https://globoesporte.globo.com/esports/ ... mais.ghtml> Acesso em 15/02/2021
O texto:
a) Anuncia que a atualização já foi lançada pela desenvolvedora.
b) Elabora hipóteses sobre o design do novo mapa.
c) Enumera mudanças que contribuíram para o sucesso do aplicativo.
d) Explora as referências presentes no trailer divulgado.
e) Resume o que se sabe até agora sobre as novidades.

Questão 08
Um cão-robô poderia realizar muitas tarefas, mas a pandemia de coronavírus trouxe uma nova oportunidade para testar funções para a máquina. O equipamento, chamado de Spot, está sendo usado em um hospital em Boston (EUA).
O Brigham And Women's Hospital, da Universidade de Harvard, está usando o Spot desde a semana passada para triagem remota de pacientes suspeitos de covid-19. O cão-robô, na verdade, virou uma máquina de telemedicina. Spot foi equipado com um tablet para ser usado em videoconferências entre médicos e seus pacientes.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... avirus.htm> Acesso em 01/04/2021
Os robôs estão dentre as várias frentes de combate ao novo coronavírus ao redor do mundo. Nas últimas semanas, Tilt noticiou a aceleração do seu uso em alguns países, tanto na saúde quanto em outras áreas.
Mas se engana quem pensa que o Brasil está defasado. O país já tem robôs trabalhando na linha de frente dos hospitais. Um deles é o Double, um robô de telepresença que vêm atendendo pacientes em instituições de saúde de três estados do país. O Hospital das Clínicas, em São Paulo, maior complexo hospitalar da América Latina, recebeu três desses robôs. Eles são responsáveis por realizar a triagem de alguns pacientes.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... medico.htm> Acesso em 01/04/2021
Segundo os textos, os robôs:
a) Auxiliam os profissionais de saúde durante a pandemia.
b) Diagnosticam pacientes contaminados pelo novo coronavírus.
c) Melhoram a saúde dos estadunidenses e dos brasileiros.
d) Possibilitam um atendimento médico mais humanizado.
e) Tornam a telemedicina acessível a todos.

Questão 09
Em 2020, segundo dados registrados pela 'Trans Murder Monitoring', 124 pessoas transexuais foram mortas no Brasil apenas nos primeiros nove meses do ano, o colocando, desse modo, no inglório topo do ranking dos mais violentos para essa parcela da população pelo 12º ano consecutivo.
Apesar das conquistas de décadas de luta e ativismo, a transfobia, a falta de oportunidades pelo mercado de trabalho, a rejeição pela própria família, a impunidade para atos violentos, e o continuo discurso de ódio disseminado por pessoas que, supostamente, deveriam proteger, ainda são uma dura realidade que continuamente precisa ser enfrentada.
Por isso, foi constituído em 2004, no dia 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data que celebra a existência e resistência da comunidade, além de acender uma luz mais assídua sobre as urgentes pautas trans que precisam ser discutidas pela esfera pública como um todo.
<https://vogue.globo.com/atualidades/not ... trans.html> Acesso em 12/02/2021 (adaptado)
A autora ressalta a:
a) Emergência de promover o respeito à população LGBT.
b) Importância da luta por equidade entre transgêneros e cisgêneros.
c) Necessidade de o Estado tratar todos igualmente.
d) Relevância de discutir a mudança de gênero cientificamente.
e) Urgência de avaliar os dados pertinentes a esse tema.

Questão 10
Pela primeira vez, a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) receberá uma lula. Não só uma, mas 128 filhotes de lulas bobtail (um tipo de molusco que brilha no escuro), acompanhadas ainda de 5.000 tardígrados, os animais microscópicos mais resistentes do mundo.
Na próxima quinta-feira (3), a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, fará sua 22ª missão de reabastecimento da ISS, levando suprimentos para os astronautas e, de quebra, lulas e tardígrados para que sejam estudados em microgravidade.
Os cientistas a bordo da ISS vão estudar o comportamento das lulas no espaço para descobrir se a microgravidade afeta sua relação com micróbios benéficos. Já os tardígrados terão sua fama de "indestrutíveis" colocada à prova no ambiente extremo do espaço.
Os novos passageiros da ISS serão lançados em um foguete Falcon 9 a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 14h29 (horário de Brasília) de quinta-feira (3). O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal da SpaceX no YouTube.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... semana.htm> Acesso em 30/05/2021
a) A empresa SpaceX enviará apenas os animais aos astronautas.
b) As lulas bobtail e os tardígrados são os animais mais resistentes do mundo.
c) A relação entre lulas e micróbios será estudada em microgravidade.
d) O percurso do foguete Falcon 9 será transmitido no YouTube.
e) Os cientistas da ISS tentarão destruir os tardígrados.

Questão 11
Os finais de semana na casa dos avós ficam reservados em um lugar especial da nossa memória. Seja pelas comidas ou pelas atividades praticadas em família, quase todo mundo tem uma história a se contar de quando ficava na "casa da vó". E muitas delas têm como cenário um tipo de residência em comum: muros baixos e janelas e portas com vista externa para um pequeno jardim ou para a calçada.
Essas casas viraram assunto no Twitter depois que uma usuária questionou como esse tipo de construção é chamada pelos arquitetos. Embora tenha recebido diversas respostas de outras pessoas na rede social, ela cravou, com senso de humor: "Obrigada, vou continuar chamando de casa de vó".
Mais presentes nas cidades de interior, mesmo que ainda existam nas grandes capitais em meio aos grandes prédios e arranha-céus que tomam conta do horizonte das metrópoles, essa arquitetura é chamada de Estilo Missões.
Conhecida por muitos como estilo mexicano, a projeção desses lares teve origem nos anos 1930. Na época havia quem o considerasse brega e exagerado.
<https://www.uol.com.br/nossa/noticias/r ... brasil.htm> Acesso em 30/05/2021
O texto ressalta:
a) A criação de memórias afetivas a partir de um padrão cultural.
b) A influência das redes sociais na linguagem arquitetônica.
c) A variedade de nomes usados para denominar um estilo de construção.
d) O conflito entre as definições populares e as definições técnicas.
e) O debate quanto à origem do Estilo Missões.

Questão 12
Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas
Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem, imploram
Mais duras penas
Cadenas
<https://www.lyricfind.com/> Acesso em 12/02/2021
Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar que Chico Buarque compôs a música Mulheres de Atenas no ano de 1976, durante o período do Regime Militar. Portanto, ele não tinha a liberdade de expressão que temos hoje.
Por isso, nem ele nem outros artistas daquela época expressavam suas críticas ou opiniões abertamente, em público. Muitos deles usavam metáforas para falar do que não concordavam, fosse na sociedade ou no governo do país.
Portanto, embora em toda a música o autor conclame as pessoas a imitarem o exemplo das mulheres de Atenas, ele está na verdade fazendo uma crítica.
<https://www.stoodi.com.br/blog/historia ... de-atenas/> Acesso em 13/02/2021
É possível inferir, corretamente, que:
a) A letra contém uma crítica à inferiorização do sexo feminino e ao autoritarismo, problemas que não deixaram de existir na modernidade.
b) A submissão feminina é normalizada pelo compositor, que reproduz um pensamento típico de sua época.
c) A vaidade das mulheres é ironizada na canção, demonstrando que o eu lírico não compreende o universo feminino.
d) Chico opõe-se à estrutura patriarcal ateniense, que felizmente não possui qualquer semelhança com o Brasil contemporâneo.
e) Os versos exaltam, sob uma ótica moralista, a postura de humildade das esposas que não rompem a ordem social vigente.

Questão 13
No começo dos anos 1950, a chegada de uma cearense de 20 anos de idade a Belo Horizonte marcou a história da capital mineira. Cintura Fina, como era conhecida, chegou se tornou a primeira travesti de grande visibilidade na região. A constatação é do especialista em memória LGBTQIA+ e professor de literatura brasileira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Morando, que lançou em janeiro o livro 'Enverga, mas não quebra' (O Sexo da Palavra), uma biografia de Cintura Fina.
A inspiração para o trabalho foi uma consequência da construção de um acervo de jornais e revistas que começou a ser consolidado em 1989. Os recortes de publicações de décadas anteriores mostravam a sociedade da época e relatos de pessoas que conviveram com ela foram a matéria-prima para a obra. Além de contar a trajetória de Cintura Fina, o autor acredita que a recuperação da memória travesti seja essencial para criar novas referências para as novas gerações e incluir nos registros da sociedade homens e mulheres marginalizados.
<https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-not ... gbtqia.htm> Acesso 19/02/2021
O texto:
a) Divulga um acervo on-line sobre Cintura Fina, marginalizada na década de 50.
b) Lamenta a discriminação sofrida por Cintura Fina, mulher que marcou Belo Horizonte na época em que viveu.
c) Narra a trajetória de luta das mulheres trans, as quais têm Cintura Fina como grande inspiração.
d) Resume a biografia de Cintura Fina, cuja história foi publicada pelo professor Luiz Morando.
e) Traz a opinião de um especialista que enaltece a memória de Cintura Fina, famosa travesti cearense.

Questão 14
Depois de quatro anos morando em Berlim, aprendi a abraçar certos costumes alemães, como a abordagem mais casual da nudez — bem diferente de onde cresci, no meio-oeste dos Estados Unidos.
(...)
Me acostumei com a nudez padrão nas saunas; a mergulhar em piscinas sem maiô ou biquíni; e surpreendi um massagista quando me despi antes de um tratamento — ele disse que geralmente precisa pedir aos americanos para tirar a roupa.
Mas, como diz o ditado, a primeira vez a gente nunca esquece, sobretudo quando se trata de ser confrontado com a nudez pública.
A minha aconteceu durante uma corrida pelo Hasenheide, um parque no distrito de Neukölln, ao sul de Berlim, quando me deparei com um grupo de corpos nus tomando banho de sol à tarde.
<https://noticias.uol.com.br/ultimas-not ... copiaecola> Acesso em 12/02/2021 (adaptado)
O autor relata:
a) Admiração pelo progressismo europeu, que naturaliza o ato de se despir.
b) Choque por ter passado por uma situação embaraçosa.
c) Descontentamento com a falta de privacidade na Alemanha.
d) Estranhamento em relação à cultura alemã.
e) Surpresa frente a uma percepção diferente da nudez.

Questão 15
Leonardo Novaes aprendeu desde cedo que a vida não é fácil quando a grana é curta. Pai aos 15 anos e envolvido no mundo das drogas, ele foi apresentado ao jiu-jítsu logo após o nascimento de sua filha —Maria Clara. A mentalidade do esporte mudou sua vida e o colocou em um caminho que enche sua família de orgulho. O lutador, além de tudo, descobriu que é muito bom no que faz e até já conquistou brasileiro e sul-americano na sua categoria —faixa roxa.
O sonho de Leonardo, de 20 anos, é disputar com os melhores e, para isso, quer participar de campeonatos na Europa. Há um empecilho evidente: dinheiro. Para isso, ele decidiu vender jujuba no farol, no Guarujá, onde reside. O objetivo é juntar a grana necessária para arcar com os custos dos desafios que tanto deseja.
<https://www.uol.com.br/esporte/lutas/ul ... europa.htm> Acesso em 09/04/2021
O texto relaciona as:
a) Ambições pessoais à superação de dificuldades.
b) Artes marciais à reabilitação de dependentes químicos.
c) Atividades esportivas à possibilidade de ascensão social.
d) Más condições financeiras ao crescimento do subemprego.
e) Oportunidades desiguais ao mérito dos mais esforçados.

Questão 16
Conhecido desde 1988 na Europa, o zolpidem entrou no mercado das Américas na década de 1990 e já foi o medicamento mais receitado para o tratamento da insônia em todo o mundo.
Trata-se de um hipnótico não-benzodiazepínico do grupo das imidazopiridinas. Esses medicamentos atuam no SNC (Sistema Nervoso Central) e possuem propriedades sedativas, relaxantes e ansiolíticas.
Devido às suas características, ele só pode ser comercializado sob receita médica.
Dada a utilização desse fármaco há quase 30 anos, ele é considerado muito seguro. Contudo, é importante que você faça o uso racional desse remédio, ou seja, utilize-o de forma apropriada, na dose certa e por tempo adequado. A medicação pode ser indicada para o tratamento de curto prazo da insônia quando se tem dificuldade para dormir ocasional, transitória ou crônica. A literatura sobre o medicamento revela que ele também pode ser útil na restauração das funções cerebrais em pessoas que estiveram em estado vegetativo após lesões cerebrais. Como esta indicação não consta da bula, ela é chamada de off-label.
<https://www.uol.com.br/vivabem/noticias ... nsonia.htm> Acesso em 17/02/2021
O texto ressalta, entre outros aspectos:
a) A crescente utilização do zolpidem nas últimas décadas.
b) A grande eficiência do fármaco na restauração de funções cerebrais.
c) A necessidade de que o uso desse tratamento seja prudente.
d) A possibilidade de acabar com distúrbios de sono por meio do medicamento.
e) O caráter científico da hipnose no combate à insônia.

Questão 17
Sentir o momento presente é um dos maiores desafios dos tempos modernos. Ansiedade, irritabilidade, tensão e falta de concentração são alguns dos vários sinais de alerta que o nosso corpo emite quando menos imaginamos. Para lidar com essas sensações, a meditação surge como uma ferramenta comprovadamente eficaz na busca por acalmar a mente e promover relaxamento.
Porém, muitas pessoas têm grande dificuldade - ou pressa - em aprender. O bom, claro, é que a tecnologia surge mais uma vez para dar uma força nessa missão.
A Muse Headband é uma espécie de "tiara" com sensores que monitora e analisa as ondas cerebrais da pessoa. O dispositivo responde em tempo real, enviando sons de acordo com o estado de espírito, para guiar quem o usa a entrar no estado meditativo.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... editar.htm> Acesso em 17/02/2021
A tecnologia promete:
a) Amenizar transtornos mentais modernos.
b) Avaliar a saúde psicológica do usuário.
c) Facilitar uma prática que acalma a mente.
d) Substituir as estratégias convencionais de relaxamento.
e) Viabilizar um método científico de meditação.

Questão 18
(...)
Os passeios nos dias de altas temperaturas ou nos horários de pico como os que acontecem próximos ao meio-dia também garantem a polêmica e são motivo de sofrimento para os bichinhos.
“As patinhas no asfalto quente podem sofrer queimaduras de terceiro grau", disse a veterinária especializada em dermatologista, Marina Pohlmann Bonfim, consultora técnica da marca Soft Care, da Pet Society.
Marina explica que muitas vezes não é possível identificar o sofrimento do animalzinho porque, além de não demonstrar dor, ele quer aproveitar o passeio. "É aquele momento em que o cãozinho para e o tutor puxa, mas muitas vezes ele está parado por dor. É muito triste."
Os passeios feitos em horários de muito sol e calor provocam um aumento excessivo na temperatura corporal do bichinho levando a hipertermia. "Os animais nesta situação podem desmaiar, ficar cianóticos com a língua roxa e até chegar ao óbito", explicou a veterinária.
<https://www.uol.com.br/nossa/noticias/r ... uentes.htm> Acesso em 06/04/2021
O texto alerta sobre a:
a) Existência de riscos de passear com cães durante o dia em regiões asfaltadas.
b) Importância de avaliar periodicamente, por meio de atendimento veterinário, as queimaduras dos cães.
c) Necessidade de cautela quanto às consequências da exposição dos cães ao sol do meio-dia.
d) Pertinência de uma mudança de visão, por parte dos tutores, sobre a empatia com os animais.
e) Urgência de uma maior conscientização em relação à saúde animal, afetada por certas atitudes imprudentes.

Questão 19
Um mês depois da catastrófica falta de oxigênio medicinal nos hospitais de Manaus e do interior do Amazonas, ocorrida em 14 de janeiro, o Estado já registrou quase 4.000 óbitos por covid-19. Somente neste um mês e meio de 2021, o montante de vidas perdidas é quase o dobro do número registrado durante todo o ano de 2020, segundo dados da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), totalizando 10.100 mortes desde o início da pandemia. Embora a corrida pelo oxigênio tenha sido freada, a situação ainda não é estável, com hospitais lotados e o consumo diário do gás medicinal atingindo a média de 86.000 metros cúbicos, 10.000 a mais do que o registrado no pico da crise. Ainda assim, o Governo do Estado anunciou no último sábado (13) a flexibilização das regras mais rígidas de circulação que havia adotado, permitindo a abertura do comércio no sistema drive-thru e liberou o transporte de cargas de produtos no período de 24 horas. A medida passou a valer na última segunda-feira (15), e segue pelos próximos sete dias.
<https://brasil.elpais.com/brasil/2021-0 ... saude.html> Acesso em 19/02/2021
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) 4.000 é a quantidade de amazonenses que morreram de covid-19 no dia 14 de janeiro.
b) 10.100 é o número de mortes registradas no Amazonas em 2021.
c) 86.000 metros cúbicos é o consumo médio de gás medicinal por hospital desde o início do ano.
d) 76.000 metros cúbicos foi o consumo diário aproximado de gás medicinal no pico da crise.
e) 24 horas é o período limite para o transporte de cargas e de produtos.

Questão 20
:idea: Interdisciplinar - Matemática
Quantas pessoas já viveram na Terra até hoje? - Pergunta de Carlos Barcellos, de Bebedouro (SP) e Luís Felipe Simões, de São Paulo (SP).
Dentre inumeráveis dúvidas, vocês chegaram com uma gigantesca, caros bebedourense e paulistano. Obrigado por contarem com este limitado colunista para tamanho cálculo. Vamos lá...
A metodologia mais confiável para chegar ao número que revelarei somente ao final do texto é do Population Reference Bureau (PRB), algo como Escritório de Referência Populacional, em tradução livre para o português. Sediado em Washington D.C. (EUA), o PRB publicou essa contagem pela primeira vez em 1995 e, de tempos em tempos, atualiza o total.
Para adiantar um pouquinho a grandeza da coisa, pode-se dizer que para cada pessoa viva atualmente, há outras 14 que já viveram, aproximadamente.
Isso quer dizer que a população atual da Terra corresponde a cerca de 7% de todos os Homo sapiens que já vieram à luz neste planeta.
<https://www.uol.com.br/tilt/colunas/per ... e-hoje.htm> Acesso em 01/05/2021
Em 2012, a população mundial era de aproximadamente 7 bilhões. A partir desse dado e dos dados do texto, é possível afirmar que a quantidade estimada de pessoas que já tinham vivido na Terra até 2012 era:
a) 14 bilhões.
b) 21 bilhões.
c) 49 bilhões.
d) 98 bilhões.
e) 196 bilhões.

Questão 21
:idea: Interdisciplinar - Matemática
No meio da pandemia, o goiano Richard Oliveira, de 31 anos, encontrou uma maneira original de fazer uma viagem com muito isolamento.
No último dia 25 de janeiro, ele começou, sozinho, uma caminhada de 302 quilômetros que, em 15 dias, cruzou boa parte de Goiás em uma rota conhecida como Caminho de Cora Coralina.
<https://www.uol.com.br/nossa/noticias/r ... brasil.htm> Acesso em 29/05/2021
Supondo que Richard tenha percorrido 22 quilômetros no primeiro dia, a distância média que ele teria percorrido nos outros dias seria:
a) 18,7 km.
b) 20,0 km.
c) 20,1 km.
d) 21,6 km.
e) 22,0 km.


Gabarito:


01. e)

02. d)

04. d)

05. a)

05. e)

06. b)

07. e)

08. a)

09. b)

10. c)

11. c)

12. a)

13. e)

14. e)

15. a)

16. c)

17. c)

18. c)

19. d)

20. d)

21. b)


Qualquer dúvida, pode me chamar (@Felipe082).
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
615 Exibições
por letipk
6 Respostas 
204 Exibições
por caio452
1 Respostas 
698 Exibições
por Iagototy
1 Respostas 
275 Exibições
por Felipe082
Exclusão de texto URGENTE
por isabelem    - In: Atendimento
0 Respostas 
150 Exibições
por isabelem
Modelo de redação
por Jhenyffer    - In: Outros temas
0 Respostas 
1406 Exibições
por Jhenyffer
14 Respostas 
448 Exibições
por Boreal7867
0 Respostas 
103 Exibições
por Boreal7867
0 Respostas 
59 Exibições
por Cris20K
2 Respostas 
58 Exibições
por Hannylopes14

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional &quot;Segu[…]

A série brasileira &quot;bom dia,Ver&oc[…]

O avanço da tecnologia e o aumento do uso d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM