Dúvidas e Materiais de Apoio
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#54437
Exercícios fáceis para médios: post65384.html#p65384
Exercícios médios: exercicios-medios-de-interpretacao-de-t ... tml#p57678
Exercícios difíceis: exercicios-dificeis-de-interpretacao-de ... 30997.html

Questão 01
Parece que até ontem ele ainda era um filhotinho cheio de energia e peripécias pela casa. Mas agora, depois de uma coleção de histórias para contar, sinais como alguns pelinhos brancos pelo corpo e um ritmo menos frenético nas brincadeiras denunciam: a família tem oficialmente um cãozinho idoso em casa.
Para promover qualidade de vida ao doguinho sênior, diminuir eventuais desconfortos do envelhecimento e até desacelerá-lo, o tutor pode atentar-se a alimentação, peso, check-up veterinário e adaptações físicas em casa.
<https://www.uol.com.br/nossa/noticias/r ... pecial.htm> Acesso em 29/05/2021
Uma sugestão quanto aos cães idosos que pode ser extraída do texto é:
a) Estimular a perda de peso.
b) Evitar consultas veterinárias.
c) Intensificar os cuidados com o bem-estar.
d) Mudar de residência.
e) Reforçar a alimentação.

Questão 02
A morte de Júlio César abriu espaço para o fim da república romana e para a ascensão do primeiro imperador, que nasceu Otávio mas mudou seu nome para Augusto ao fundar o império. Com sua morte, o mês sextilis (que a essa altura era o oitavo do ano), passou a ser chamado de augustus, que virou agosto em português.
<shorturl.at/lBEN8> Acesso em 17/04/2021
O texto relaciona diretamente a mudança de nome do mês sextilis ao(à):
a) Falecimento de Júlio César.
b) Fim da República Romana.
c) Fundação do Império Romano.
d) Morte de Augusto.
e) Mudança de nome de Otávio.

Questão 03
A pandemia do novo coronavírus fortaleceu o movimento dos últimos 20 anos de aproximação comercial entre Brasil e Ásia (sem considerar os países do Oriente Médio), segundo dados do Ministério da Economia compilados pela Folha.
Desde 2001, a participação da Ásia nas transações comerciais (soma da importação e exportação) do Brasil com o mundo vem crescendo. Naquele ano, do montante total, em dólares, do comércio exterior brasileiro, 14% eram relativos ao continente asiático. Essa presença aumentou gradativamente até chegar em 38% em 2019. Com a pandemia, esse percentual pulou para 42% no ano passado.
Para especialistas ouvidos pela reportagem, essa dinâmica ocorreu principalmente pelo rápido desenvolvimento econômico da China nas últimas décadas. Mas não apenas por isso. O crescimento de países como Coreia do Sul, Índia e os integrantes da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) também reforçou o movimento.
Se analisados os números de 2020 pelos fluxos, enquanto 35% do importado pelo Brasil veio da Ásia, 47% dos nossos produtos vendidos foram para eles.
<https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... asia.shtml> Acesso em 01/04/2021
O texto:
a) Analisa as vantagens e as desvantagens das transações comerciais citadas.
b) Comprova, por meio de dados, a consolidação da China como uma potência econômica.
c) Destaca a aproximação comercial entre o Brasil e a Ásia durante a pandemia.
d) Explica o crescimento das economias asiáticas nas últimas décadas.
e) Relata uma melhora nas relações diplomáticas entre brasileiros e chineses.

Questão 04
Se você é do time dos que estão cansados de ver casas e apartamentos repletos de plantas, mas não consegue cuidar muito bem de nenhuma, a Espada-de-São-Jorge pode ser uma ótima opção para começar a sua empreitada cuidando das verdinhas.
Afinal, se existe uma planta resistente e muito resiliente, é ela. Segundo Sabrina Jeha, herborista do @sabordefazenda e produtora de conteúdo por trás do perfil @umahortabrotou, essa planta é perfeita para quem não tem muito jeito com as verdinhas, já que dificilmente morre e se adapta a diferentes ambientes.
Apesar de exigir poucos cuidados, assim como qualquer planta, a Espada-de-São-Jorge também precisa de uma atenção mínima.
"É preciso achar o local ideal para colocá-la e conhecer suas necessidades para que ela verdeje feliz e consequentemente saudável", explica Sabrina, lembrando que apesar de não morrerem no sol pleno, costumam ficar amareladas e nos ambientes muito escuros não alcançam toda a beleza.
Ou seja, locais sombreados são a melhor pedida.
Segundo Sabrina, se a muda for grande e já estiver bem cheia, o ideal é plantá-la num vaso grande para que tenha espaço para brotar nas laterais. "Lembre-se sempre de fazer uma boa drenagem — processo do plantio em que colocamos uma camada de pedras no fundo do vaso, areia em cima das pedras e uma camada de terra preparada antes de acomodar a muda e completar o vaso com mais terra", diz.
A herborista destaca a versatilidade da planta em se adaptar a qualquer tipo de vaso, desde que sejam grandes e que a drenagem tenha sido bem-feita.
Quanto às regas, Sabrina orienta que a planta não precisa de muita água e só deve ser regada quando o substrato estiver seco, normalmente uma vez por semana.
"O ideal é plantar em um substrato leve, bem drenado (com areia) e com algum tipo de adubo orgânico. Ela não precisa ser adubada, mas para que fique linda, é legal colocar algum tipo de adubo orgânico a cada 60 dias", afirma.
<https://www.uol.com.br/nossa/noticias/r ... -verde.htm> Acesso em 02/04/2021
Segundo o texto, o cultivo da Espada-de-São-Jorge:
a) Costuma ser bem-sucedido mesmo sem cuidados mínimos.
b) Depende da drenagem para que haja êxito.
c) Exige certa experiência com plantas.
d) Pode ser feito em qualquer vaso.
e) Requer que haja adubagem periódica.

Questão 05
O Brasil tem experiência única no uso de política pública para combate ao desmatamento tropical, em grande parte devido à implementação do PPCDAm (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal), lançado em 2004. A partir desse ano, o Brasil implementou um sistema de vanguarda para monitoramento e fiscalização no combate ao desmatamento na Amazônia usando informações de satélite.
Pesquisadores do Climate Policy Initiative, da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), demonstram, a partir de uma abordagem econométrica, que o sistema criado pelo PPCDAm é bastante efetivo. Os pesquisadores estimam que, entre 2007 e 2016, esses esforços evitaram a perda de uma média de 27 mil km2 de floresta Amazônica por ano. Além disso, a efetividade dessa estratégia no combate ao desmatamento não implicou altos custos para o país. A análise indica que a proteção da floresta não interferiu na produção agropecuária local e que os benefícios da política superaram seus custos.
<https://pp.nexojornal.com.br/academico/ ... z%C3%B4nia> Acesso em 03/04/2021
Segundo o texto, o PPCDAm foi:
a) Benéfico à produção agropecuária local.
b) Eficaz na redução da perda de vegetação amazônica.
c) Positivo se desconsideradas as suas desvantagens.
d) Responsável pelo fim do desmatamento no Brasil.
e) Viável com poucos investimentos do Estado.

Questão 06
A enorme desvantagem educacional de meninos pretos que vivem em São Paulo em relação a garotos brancos da mesma faixa etária é ainda maior se ambos pertencerem a famílias de nível socioeconômico mais elevado.
Isso significa que, embora a renda dos pais tenha grande impacto sobre o desempenho escolar das crianças no Brasil, parte desse poder de alavanca é perdida dependendo da combinação entre gênero e cor da pele do aluno.
A conclusão —reforçada por outros dados— é de um estudo inédito da Fundação Tide Setubal, com foco nas notas de alunos do 5º ano do ensino fundamental em língua portuguesa, na rede pública da capital paulistana, que será divulgado nesta semana.
A análise da intersecção entre renda, cor e sexo dos alunos mostra que há um padrão de desempenho escolar que se repete dentro de cinco níveis socioeconômicos diferentes.
Meninas brancas, seguidas das pardas, têm melhores resultados. Depois, vêm os garotos brancos. Num quarto lugar —que também se torna mais distante do terceiro em faixas de renda maior—, aparecem os meninos pardos. Logo atrás deles, surgem as garotas pretas. E, num longínquo sexto lugar, estão os meninos pretos.
“Essa pesquisa é um indicador evidente de racismo e da segregação que afeta a população negra”, afirma Marília Pinto de Carvalho, professora livre-docente da Faculdade de Educação, da USP.
(...)
Tanto Marília quanto Ernica acreditam que a forma como os meninos pretos são percebidos no ambiente escolar pode contribuir para seu desempenho pior:
“A escola tende a reproduzir em seu interior o racismo que existe na sociedade. Assim como o homem preto está associado à violência, o menino preto está associado à indisciplina”, diz Marília. Segundo ela, isso cria um atrito entre esse grupo e a escola, dificultando sua aprendizagem.
<https://www1.folha.uol.com.br/educacao/ ... uisa.shtml> Acesso em 19/02/2021 (adaptado)
O texto relaciona:
a) A cor da pele à capacidade de aprendizado.
b) A discriminação racial ao desempenho escolar
c) As características físicas à habilidade cognitiva.
d) O ambiente ao comportamento infantil.
e) O gênero à dedicação aos estudos.

Questão 07
Em mais uma edição especial, o clássico programa Acústico MTV estreia mundialmente nesta terça-feira, 23, o show intimista do grupo de k-pop, que irá ao ar às 23h.
No show, que foi gravado na Coreia do Sul, os jovens músicos RM, Jin, SUGA, j-hope, Jimin, V e Jung Kook interpretam versões inéditas dos sucessos mais marcantes da carreira do grupo, além de canções do último álbum BE.
BTS é uma banda sul-coreana de k-pop reconhecida pela música autêntica, performances de alto nível e a forma como interage com seus fãs, o grupo se estabeleceu como superstar mundial quebrando incontáveis recordes.
<https://cultura.estadao.com.br/blogs/se ... a-mundial/> Acesso em 26/02/2021
Segundo o texto, uma das características da banda BTS que contribui para o seu sucesso é a:
a) Atmosfera intimista das apresentações.
b) Excentricidade das composições.
c) Heterogeneidade do público.
d) Maneira de tratar os admiradores.
e) Padronização das performances.

Questão 08
O ano de 2021 começou com comemorações em relação aos avanços eleitorais de mulheres, negros e mulheres negras. Embora os dados disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda sejam preliminares, as eleições de 2020 assistiram a uma retração do espaço político dos homens brancos e a uma ampliação do espaço para negros e, sobretudo, para mulheres negras.
Tudo isso parece refletir a redução das desigualdades no financiamento de campanha e no tempo de TV resultante de decisões do TSE e do Supremo Tribunal Federal em 2020. Em resoluções sucessivas, os tribunais determinaram que os recursos públicos de campanha e o tempo do horário gratuito de televisão deveriam ser distribuídos para pretos(as) e pardos(as) conforme sua presença em cada uma das listas partidárias.
<https://pp.nexojornal.com.br/academico/ ... z%C3%B4nia> Acesso em 03/04/2021
Essas informações evidenciam, na política, um(a):
a) Amadurecida consciência social.
b) Crescente representatividade.
c) Elevada participação popular.
d) Inexistente discriminação.
e) Ínfima desigualdade de oportunidades.

Questão 09
Quando Belén Hinarejos estava grávida e foi fazer o ultrassom das 12 semanas, em 2005, uma enfermeira no Centro de Atendimento Primário San Félix, na cidade catalã de Sabadell, lhe propôs participar de um estudo científico. Assim o filho que estava por nascer, Roger, passou a ser acompanhado desde o útero. Aquele feto que pesava poucos gramas agora é um adolescente prestes a completar 15 anos, e os exames continuam. Belén e Roger são parte dos mais de 3.700 mães e 3.700 filhos monitorados em sete áreas da Espanha dentro do projeto INMA (sigla de “infância e meio ambiente”), coordenado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal). Trata-se de uma pesquisa com voluntários que já dura 20 anos, a maior deste tipo feita no país europeu até hoje, com resultados que mostram o impacto da poluição sobre o tamanho do bebê ao nascer e o desenvolvimento das funções pulmonares e cognitiva.
No ano passado, Roger teve que usar durante algum tempo um relógio para medir batimentos cardíacos e um cinto que monitorava sua atividade física e as horas de sono. Também teve que carregar um captador para medir a poluição na sua classe do colégio. “É verdade que alguns testes são um pouco chatos, mas é por uma boa causa”, comenta o garoto de Sabadell. “Isto é muito interessante para o futuro, pois a poluição tem consequências graves para a saúde e o meio ambiente.”
Como detalha Llúcia González, psicopedagoga do CIBER (Centro de Pesquisa Biomédica em Rede, na sigla em espanhol) nos campos de Epidemiologia e Saúde Pública e responsável pelo acompanhamento de Arantxa e outros menores de Valência, os questionários são cruciais para obter informações não só sobre a alimentação e os hábitos de vida, mas também sobre seu desenvolvimento mental. Para estudar o cérebro dos participantes, a partir dos quatro anos são usados também jogos de computador. Acabam sendo mais objetivos para medir as capacidades cognitivas. Em um dos exercícios utilizados, objetos vão aparecendo na tela durante sete minutos – um navio, uma bola, um cavalo –, e as crianças devem sempre apertar a barra de espaço do teclado, exceto quando aparece um X. Isso serve para medir sua capacidade de atenção.
A partir dos dados obtidos com este mesmo jogo de computador – em Sabadell, Astúrias, Guipuzkoa, e Valência –, os pesquisadores determinaram em um estudo publicado em 2017 na Environmental International que a maior exposição à poluição por NO2 principalmente durante a gravidez e, em menor medida, depois do parto está associada também a um déficit de atenção em crianças de 4 a 5 anos. “Com a poluição, encontramos muita relação com a função da atenção, a memória, o desenvolvimento mental e a motricidade; o que também parece muito consistente com os resultados de outros estudos”, salienta Mònica Guxens, pesquisadora do ISGlobal que participou deste trabalho científico e atualmente dirige o projeto INMA. “Por outro lado, não encontramos relação com o TDAH [transtorno do déficit de atenção e hiperatividade], traços de autismo, depressão, ansiedade e agressividade, embora isso tenha aparecido em outros estudos de coorte dos EUA.”
<https://brasil.elpais.com/sociedade/202 ... -puro.html> Acesso em 17/02/2021
O texto evidencia que:
a) A pureza do ar é o fator que mais influencia a saúde dos jovens.
b) A qualidade de vida no campo é maior do que na cidade.
c) Os dados do estudo são inconclusivos quanto às consequências da poluição.
d) Os gases poluentes podem afetar negativamente o desenvolvimento infantil.
e) Os impactos do ambiente na saúde só podem ser vistos a longo prazo.

Questão 10
Mesmo quando a pandemia freia a economia, o garimpo e o desmatamento ilegal em terras indígenas na Amazônia permanecem a todo vapor. O garimpo de ouro ao longo do rio Tapajós desacelerou por um tempo com as notícias sobre o coronavírus, mas agora está de volta. Barcos sobem e descem o rio com abastecimento para garimpos ao longo de suas margens, um residente contou à Human Rights Watch. E mais próximo à fronteira com a Venezuela, garimpeiros que invadiram o território Yanomami avançam suas escavações.
<https://brasil.elpais.com/opiniao/2020- ... demia.html> Acesso em 12/02/2021
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) A etnia Yanomani é a principal afetada pela ação dos garimpeiros.
b) As atividades ilegais continuam ocorrendo com frequência em territórios indígenas.
c) Houve um aumento tanto do garimpo quanto do desmatamento em relação ao período pré-pandemia.
d) O garimpo ilegal restringe-se às margens do rio Tapajós.
e) Os crimes ambientais crescem à medida que a crise econômica aprofunda-se.

Questão 11
Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd em todo o mundo. E Brasil não nega mesmo o seu lado nerd. Segundo dados do Google, pertencemos ao segundo país que mais faz buscas pelo tema na internet, atrás apenas da Espanha.
De acordo com o levantamento da empresa, divulgado com exclusividade a Tilt, os termos do universo geek mais buscados pelo brasileiro, em cada categoria, foram: Naruto (audiovisual), Free Fire (games) e Harry Potter (livros). Foram considerados os últimos 12 meses de pesquisas.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... ileiro.htm> Acesso em 29/05/2021
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) A comemoração do Dia do Orgulho Nerd mostra que o Brasil não nega o seu lado nerd.
b) A Espanha só está atrás do Brasil no ranking de buscas pelo tema nerd na internet.
c) “Free Fire” superou “Harry Potter” em quantidade de buscas.
d) “Naruto” foi o termo do universo geek mais procurado pelos brasileiros nos últimos 12 meses.
e) O termo “Harry Potter” foi o que teve mais buscas em sua respectiva categoria.

Questão 12
Faça um teste: se o seu cachorro obedece aos seus comandos, grave um áudio com uma ordem e deixe-o ouvir. Muito provavelmente, seu cãozinho irá ignorar completamente a gravação, mesmo tendo a sua voz. Mas será que os cães obedecem ordens de robôs? Uma pesquisa feita por cientistas do Laboratório de Robótica Social da Universidade de Yale, nos EUA, aponta que sim, dependendo do robô.
Uma pesquisa feita por cientistas do Laboratório de Robótica Social da Universidade de Yale, nos EUA, aponta que sim, dependendo do robô.
No experimento, 34 cachorros tiveram de responder a comandos dados por uma caixa de som ou pelo robô humanoide Nao, da SoftBank Robotics. Na mesma sala, também ficaram um pesquisador e o cuidador do cão.
Parte dos cachorros teve de responder ao robô e outra parte à caixa de som. O comando dado foi simplesmente dizer o nome do cãozinho. Depois, tanto o Nao quanto a caixa de som conversaram um pouco com o cuidador do animal e, em seguida, o pet recebeu uma guloseima e a ordem de se sentar.
O experimento mostrou que os cães prestaram mais atenção no robô do que na caixa de som. No total, 60% das vezes que o robô deu uma ordem, os cachorros obedeceram, mesmo confusos, contra 20% da caixa de som.
<https://www.uol.com.br/tilt/noticias/re ... humana.htm> Acesso em 15/02/2021
A partir dessas informações, é possível afirmar, corretamente, que:
a) A primeira interação entre os cães e os aparelhos foi a ordem de se sentar.
b) Em comparação à caixa de som, o robô aumentou em três vezes a probabilidade de um comando ser obedecido.
c) Menos da metade dos cães obedeceram à ordem do robô.
d) Mais de um quinto dos cães obedeceram à ordem da caixa de som.
e) Todos os cães ouviram tanto a ordem do robô quanto a ordem da caixa de som.

Questão 13
:!: ALERTA DE GATILHO
O Japão registra suicídios com mais rapidez e precisão do que qualquer outro país do mundo. Ao contrário da maioria dos países, os números são coletados no final de cada mês.
Durante a pandemia de covid-19, eles contam uma história perturbadora.
Em 2020, as taxas de suicídio no Japão aumentaram pela primeira vez em 11 anos. O mais surpreendente é que, enquanto os suicídios masculinos caíram ligeiramente, as taxas entre as mulheres subiram quase 15%.
Só em outubro, a taxa de suicídio feminino do país aumentou mais de 70%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
<shorturl.at/ruMOU> Acesso em 17/03/2021
O texto relata um(a):
a) Aumento da taxa de suicídio feminino no Japão.
b) Aumento da taxa de suicídio masculino no Japão.
c) Aumento da taxa de suicídio no mundo.
d) Diminuição da taxa de suicídio masculino no mundo.
e) Diminuição da taxa de suicídio no Japão.


Gabarito:


01. c)
Resolução em vídeo:

02. d)
Resolução em vídeo:

03. c)
Resolução em vídeo:

04. b)
Resolução em vídeo:

05. b)
Resolução em vídeo:

06. b)
Resolução em vídeo:

07. d)
Resolução em vídeo:

08. b)
Resolução em vídeo:

09. d)
Resolução em vídeo:

10. b)
Resolução em vídeo:

11. e)
Resolução em vídeo:

12. b)
Resolução em vídeo:

13. a)
Resolução em vídeo:


Qualquer dúvida, pode me chamar (@Felipe082).
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
593 Exibições
por letipk
6 Respostas 
199 Exibições
por caio452
1 Respostas 
693 Exibições
por Iagototy
1 Respostas 
269 Exibições
por Felipe082
Exclusão de texto URGENTE
por isabelem    - In: Atendimento
0 Respostas 
148 Exibições
por isabelem
Modelo de redação
por Jhenyffer    - In: Outros temas
0 Respostas 
1392 Exibições
por Jhenyffer
14 Respostas 
442 Exibições
por Boreal7867
0 Respostas 
100 Exibições
por Boreal7867
0 Respostas 
57 Exibições
por Cris20K
2 Respostas 
43 Exibições
por Hannylopes14

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM