Dúvidas e Materiais de Apoio
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#55252
Criei esta atividade para tentar tornar o estudo da Língua Portuguesa mais divertido para quem aprecia esse gênero musical. Espero que gostem. Bons estudos! ;)

Parado No Bailão

É que eu queria muito ela
Ela não me dava atenção
Fiz de tudo por ela
Pra manter uma relação
E hoje nós nem conversa

Tô decidido, e não é atoa
Que eu me joguei no Mandela [1]
E que eu me joguei no Mandela
(Que eu me joguei no Mandela)

Eu parado no bailão
No bailão, ela com o popozão
E o popozão no chão
O popozão no chão
E o popozão no chão

[1] Baile funk de rua.

a) Identifique e corrija um desvio de colocação pronominal presente no primeiro verso da primeira estrofe.

b) Explique por que a colocação pronominal está correta no verso "Ela não me dava atenção".

c) Identifique e corrija uma marca de oralidade presente no quarto verso da primeira estrofe.

d) Explique por que a conjunção "e" possui valor adversativo, e não aditivo, no quinto verso da primeira estrofe. Em seguida, cite duas outras conjunções que poderiam substituí-la nesse caso.

e) Identifique e corrija um desvio de concordância verbal presente no quinto verso da primeira estrofe.

f) Identifique e corrija um desvio de ortografia presente no primeiro verso da segunda estrofe.

g) Explique o significado da palavra "Mandela" no contexto da música.

h) Identifique, na terceira estrofe, duas palavras coloquiais. Em seguida, responda: elas rimam? Se sim, o que a terminação de ambas tem em comum?

i) Muitas pessoas afirmam que as músicas do gênero funk não devem ser consideradas expressões culturais por conterem desvios gramaticais. Você concorda com elas? Na sua opinião, esses julgamentos reproduzem o preconceito linguístico? Utilize ao menos dois argumentos em defesa do seu ponto de vista.

j) Cite um aspecto positivo e um aspecto negativo da popularização do funk.


Gabarito:


a) Um desvio de colocação pronominal presente nesse verso é "queria ela". O correto, na linguagem escrita formal, é "a queria".

b) A colocação pronominal está correta nesse verso porque o advérbio "não" atrai o pronome "me".

c) Uma marca de oralidade presente nesse verso é "pra". O correto, na linguagem escrita formal, é "para".

d) A conjunção "e" possui valor adversativo porque estabelece uma relação de oposição entre o esforço do eu lírico para conquistar a sua amada e a falta de contato entre os dois. Duas outras conjunções que poderiam ser utilizadas nesse caso são "mas" e "porém".

e) Um desvio de concordância verbal presente nesse verso é "nós nem conversa". O correto, na linguagem escrita formal, é "nós nem conversamos".

f) Um desvio de ortografia presente nesse verso é "atoa". O corretor, na linguagem escrita formal, é "à toa".

g) No contexto da música, a palavra "Mandela" faz referência ao baile funk de rua ao qual o eu lírico foi.

h) Duas palavras coloquiais presentes na última estrofe são "bailão" e "popozão", que rimam devido à terminação comum "ão".

i) Pessoal. Espera-se, entretanto, que o estudante discorde da afirmação e reconheça a existência do preconceito linguístico.

j) Pessoal. Dentre os aspectos positivos, pode-se citar a valorização da cultura das classes mais baixas e a ascensão social de artistas; dentre os negativos, destaca-se a objetificação do corpo feminino em algumas composições.

Qualquer dúvida, pode me chamar (@Felipe082).
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
100 Exibições
por anaclaraag

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Olá, postei uma redação e n&a[…]

Políticas Públicas, são a&cce[…]

Luis Renato Silva Fernandes 2°F Na pesqui[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM