Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2451
descomplica.com.br escreveu:

Embora publicado em 1885, o conto machadiano A causa secreta, por meio do personagem Fortunato, aborda um tema universal e atemporal: a falta de empatia, o comportamento sádico. A racionalidade que rege essa conduta pode ser enquadrada na atualidade, visto que é extremamente entristecedor e preocupante o quadro atual de menos valia que a humanidade está atribuindo ao sofrimento do outro no ato, apático e cético, de publicação e compartilhamento de imagens trágicas.

Com a consolidação da internet, não só como fonte de informação, mas também como ferramenta para a produção e a disseminação de conteúdo, mudou-se o modo de fazer jornalismo, o que provocou um questionamento sobre o comportamento da mídia. A prática sensacionalista desses meios transforma as notícias em objetos de espetacularização, supervalorizando aspectos emocionais em detrimento de uma informação e, consequentemente, comove a opinião pública principalmente quando imagens de pessoas mortas são veiculadas. Como exemplo de situação trágica exposta, tem-se a foto que registrou um grupo de banhistas se divertindo, na praia, ao lado dos corpos de duas vítimas do desabamento de parte da ciclovia Tim Maia.

Em contraposição a esse tipo de atitude, o site Vox Media, por exemplo, acredita que a publicação de uma imagem violenta contém aspecto viral e acarreta uma superexposição desnecessária em vez de promover compaixão e empatia. Nesse sentido, na busca por audiência fácil, o sensacionalismo atiça a curiosidade das pessoas, que, por sua vez, buscam mais informações. A relação entre o público e o grotesco deixa evidente a perda de sensibilização diante dessas imagens, o que configura a banalização da dor, do horror e da angústia, garantindo a indiferença das massas frente a esses aspectos e até mesmo o conformismo da sociedade brasileira diante das tragédias.

Fica claro, portanto, que, em uma sociedade em que os meios de comunicação possuem grande representatividade, o resguardo privado e a imagem são mais facilmente agredidos. A fim de alterar esse quadro, o governo brasileiro deve regular e adequar as normas de direito à imagem, assegurado pela Constituição Federal do Brasil, e não construir novos mecanismos de proteção jurídica. Por meio da Lei Marco Civil da Internet, garante-se a inviolabilidade da intimidade, o direito a sua proteção e a indenização por dano decorrente de violação, defendendo a proteção integral da imagem de qualquer indivíduo caso não haja consentimento específico para qualquer fim. Dessa maneira, contribui-se na constante formação da humanidade para se afastar de condutas sociais e éticas como a de Fortunato.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
277 Exibições
por Geiza
0 Respostas 
44 Exibições
por LuizlightZ
1 Respostas 
368 Exibições
por Felipe082
2 Respostas 
314 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
153 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
819 Exibições
por WallaceFra
1 Respostas 
31 Exibições
por Felpz
+1000 REPERTÓRIOS PARA O ENEM 2023
por Katsmoking    - In: Grupo de Estudos
1 Respostas 
356 Exibições
por celinessz
0 Respostas 
67 Exibições
por Jupiterceci
1 Respostas 
101 Exibições
por NEOX2005

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM