Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2632
descomplica.com.br escreveu:

A capacidade de contornar situações que por vezes se mostram insolúveis e a recorrência de manobras previamente elaboradas, que nem sempre se enquadram na legalidade, cujo fim é esquivar-se de problemas configuram o chamado Jeitinho Brasileiro, pauta em inúmeros estudos sociológicos sobre o Brasil. Com raízes culturais que remontam à colonização do país, o jeitinho, embora também relacionado à capacidade de o povo tupiniquim se adaptar aos acontecimentos mais inesperadas, se sobressai negativamente, uma vez que muitos buscam obter vantagens pessoais transgredindo regras.

Primeiramente, é necessário enfatizar que a violação das convenções sociais, além de configurar um desvio de conduta, está na contramão dos ideais igualitários desejados por todos. Dessa maneira, situações encaradas como parte do cotidiano se mostram nocivas e contribuem para a manutenção de um sistema corruptível e desigual. Por isso, a banalização de atos egoístas e transgressores como furar filas, burlar blitz da lei seca, dar ou aceitar troco errado e comprar produtos falsificados legitima a aceitação de grandes corrupções que de tempos em tempos vêm à tona nos noticiários.

Por outro lado, o jeitinho brasileiro não pode ser encarado como totalmente negativo. Haja vista que a habilidade e o engenho para lidar com situações difíceis e até mesmo impossíveis constituem uma estratégia de sobrevivência social para muitos, principalmente se o alarmante atual cenário político e econômico do Brasil for levado em consideração. Existe, assim, um sentimento muito forte e comum aos brasileiros de buscar alegria e ferramentas alternativas para lidar com situações adversas. Mesmo que possa parecer controverso, é necessário encarar que essa característica adquirida no berço é um fenômeno muito mais complexo que uma simples dicotomia pode explicar e representar.

Fica claro, portanto, que há uma complexidade nessa ocorrência social que demonstra uma necessidade de avaliação por diferentes ângulos e considerações. Para tanto, é primordial que haja, por parte do governo, maior rigor e punição àqueles que praticam atos ilícitos, inibindo a cultura de impunidade; também é papel do indivíduo lutar por uma sociedade mais igualitária, sendo ativo na busca por seus direitos e não atuando de forma conivente e/ou omissa aos casos de corrupção de pequenas e grandes proporções; por sua vez, cabe a família transmitir valores aos jovens, para que estes se tornem cidadãos conscientes, formadores de um novo círculo virtuoso, capaz de alterar o cenário de banalização de crimes, constituindo um Brasil no qual o Jeitinho não seja mais visto como característica inerente e enraizada no brasileiro.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
204 Exibições
por lux1
0 Respostas 
172 Exibições
por juliahoff
2 Respostas 
53 Exibições
por Felipe082
+1000 REPERTÓRIOS PARA O ENEM 2023
por Katsmoking    - In: Grupo de Estudos
1 Respostas 
363 Exibições
por celinessz
0 Respostas 
67 Exibições
por Jupiterceci
1 Respostas 
101 Exibições
por NEOX2005
1 Respostas 
100 Exibições
por Amably2Sousa
0 Respostas 
60 Exibições
por pedroh0320
0 Respostas 
63 Exibições
por Ozaias
0 Respostas 
54 Exibições
por kauaaraujo

A Constituição de 1988 garante igual[…]

A fome no Brasil

É notório que a fome é um pro[…]

Nos anos 500,a.c, já dizia Pitágoras[…]

O Universo da Leitura

Atualmente, no Brasil e no mundo, a leitura se mos[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM