É notório o impacto que a desvalorização e êxodo rural agravados pela revolução industrial causaram no atual sistema educacional. As escolas do campo encontram-se em estados lastimáveis no tocante à infraestrutura uma vez que dispõem de condições de saneamento precárias, materiais didáticos depredados, construções mal arquitetadas, ausência de professores qualificados, além da carência de energia elétrica em 15% desses colégios. Ademais, os meios de transporte e as estradas nessas áreas apresentam-se em estado deplorável, dificultando o acesso dos estudantes e professores. Vale ressaltar que a falta de organização espacial e conteudista resultam em aulas multisseriadas prejudicando fortemente o processo de aprendizagem.
Outrossim, a transgressão do artigo 206 da Carta Suprema que assegura igualdade de condições de permanência e acesso escolar, impeliu em má qualidade de instrução campesina, implicando no surgimento de estereótipos que descriminam o intelecto de jovens agrários, submetendo-os a preconceitos no âmbito estudantil. Assim, o ingresso no mercado de trabalho é cada vez mais dificultado, além de aumentar a pré-disposições para desenvolvimento de complexos de inferioridade. Diante disso, a taxa de desistências de estudantes em escolas rurais é 70% maior que em colégios urbanos.
Destarte, é imprescindível que o Fundeb promova incentivo aos profissionais de educação a ingressar no meio agreste, aumentando o retorno financeiro para educadores nessas áreas, a fim de garantir qualidade de ensino. Além disto, é fundamental que os governos estaduais estimulem melhorias em todos os aspectos fisionômicos escolares e das vias de acesso, através da terceirização de empresas especializadas em infraestrutura, com o intuito de aprimorar o acesso e a estadia dos estudantes nas instituições.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada