Avatar do usuário
Por GuvoFe
Quantidade de postagens
#123346
Analfabetismo tecnológico na era moderna

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 5°, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa a exclusão digital, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo tecnológico. Nesse sentido, a exemplo dos inúmeros brasileiros que vivem em condições complexas apenas por não terem um conhecimento prévio da tecnologia ou da internet, nota-se a presença do descaso por parte do Estado para com essas pessoas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre o seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a dificuldade do alcance à tecnologia como impulsionadora do analfabetismo tecnológico no Brasil. Segundo a uma pesquisa produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 15% da população brasileira não tem ou possui pouco acesso à internet. Diante de tal exposto, percebe-se que o uso digital limitado atualmente não só está atrelado à desigualdade, mas como também à falta de recursos para manter a população mais atualizada na contemporâneidade. Assim sendo, vê-se que sem um acesso a equipamentos apropriados, não existe a possibilidade da população se desenvolver, resultando, assim, na ignorância. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio de debates e projetos sociais, busque trazer uma atenção maior a esta causa a fim de promover uma redução em casos de impraticidade e desinformação. Assim, se consolidará uma sociedade mais desenvolvida onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
1958 Exibições
por Rayssala
0 Respostas 
1243 Exibições
por Anaj1234
0 Respostas 
236 Exibições
por esteffanny29
3 Respostas 
233 Exibições
por Luscano
3 Respostas 
121 Exibições
por Wesley529
2 Respostas 
197 Exibições
por deboraaa
0 Respostas 
161 Exibições
por amandamariax
0 Respostas 
130 Exibições
por Liz167
Inclusão e exclusão social
por toddy    - In: Outros temas
0 Respostas 
186 Exibições
por toddy
Preconceito linguístico e exclusão social
por Kauanzin    - In: Outros temas
0 Respostas 
97 Exibições
por Kauanzin

Olá, irissumie! Obrigado por enviar seu te[…]

Segunda redação

Nicky7 , fluttershy lais458 Deivson123 Max[…]

Olá, Silvest! Obrigado por enviar sua reda&[…]

Na obra cinematográfica americana “Th[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM