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A constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos o amplo acesso à um meio ambiente preservado. Entretanto, na prática, tal garantia encontra-se deturpada , visto o excesso de lixo na sociedade brasileira. Nesse sentido, afim de mitigar os males da problemática, é fulcral analisar a inobservância estatal e o individualismo da população.
Diante desse cenário, vale ressaltar que a negligência governamental está intimamente ligada com o sobrepujamento do lixo no território brasileiro. Acerca disso, de acordo com o filósofo iluminista John Locke, a partir do momento em que revoga o "Estado de natureza" - momento em que o homem não é obrigado a seguir leis e tem total liberdade-, com o objetivo de ser governado pelo Estado ,os indivíduos esperam que tal órgão amenize as mazelas sociais e promova a igualdade para todos. Desse modo, o contrato é diariamente quebrado no pais, posto que o poder público não oferece à população , centros de coleta seletiva , que sejam eficiêntes e de fácil acesso , o que, lamentavelmente, aumenta o número de sedimentos nas cidades. Logo , é inegável que o governo atua como agente perpetuador do excesso de lixo na sociedade brasileira , sendo imperiosa a resolução do impasse.
Ademais, é importante salientar que a mentalidade individualista da população também contribui para a dificuldade em conter o avanço do lixo no Brasil. Nessa perspectiva ,o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda , em sua obra "O homem cordial" , expõe o egoismo presente na sociedade brasileira - que tende a priorizar ideais partículares em detrimento do bem estar coletivo- . Sob essa ótica, destaca-se que ao estarem imersos em um ideal individualista , os cidadães acabam consumindo mais do que o necessário , o que faz com que haja um descarte rápido e consequentemente , há um aumento de materiais orgânicos e inorgânicos na sociedade. Dessa forma, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil : fator imprescindível na formação de uma sociedade igualitária e democrática.
Portanto, são necessárias medidas operantes que contenha o excesso de lixo no território Brasileiro. Para isso , cabe ao Ministério do meio ambiente propor meios eficientes de coleta seletiva em locais de fácil acesso para a população , por meio da criação de órgãos em vários pontos dos municípios , focando principalmente em regiões com lixões à céu aberto , para que ocorra a erradicação do excesso de lixo na sociedade brasileira . Destarte, estará assegurada um meio ambiente saudável e preservado para a população , assim como rege os elementos elencados na "magna carta".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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