Avatar do usuário
Por Danieletays
Quantidade de postagens
#124485
Um dos maiores desafios enfrentado na educação do país há decadas é a evasão escolar, um sério problema que se agravou durante a pademia da covid-19. Isso porque o ensino a distância não chegou com qualidade para todos. Entretanto ainda que a pandemia tenha deixado marcas irreparáveis na educação do Brasil ela não é a única causa da evasão escolar.
É importante pontuar que a evasão escolar é diferente do abandono escolar. A evasão é quando o aluno não volta para ativar sua matrícula para o início do ano letivo, enquanto o abandono escolar é quando ele deixa de frenquentar a escola depois de um certo tempo de frequência. Esse é um problema que atinge especialmente alunos entre 16 e 18 anos, em sua maioria homens negros e socialmente vulneráveis.
Isso acontece por uma gama de dificuldades que o ensino brasileiro vem enfrentando, como o efeito da pandemia, que afastou alunos e professores das salas de aulas, e aderindo o ensino remoto que por sua vez não chegou a todos de forma efetiva, e também a falta de qualificação dos professores para trabalhar dessa forma. A dificuldade financeira, que aumentou com a pandemia e consequentemente as despesas cresceram também, obrigando a muitos a pararem de estudar para trabalhar e ajudar suas famílias. A dificuldade de aprendizagem é um fator crucial, pois quando não tem o acompanhamento necessária gera desconforto, desinteresse e muito provavelmente na evasão escolar.
Por tanto para mudar esse quadro e o futuro dos jovens é necessário entrar com medidas eficazes. A qualificação dos professores para a nova modalidade de ensino, os tornando capazes de utilizar as ferramentas digitais e montar aulas que prendam a atenção e desperte o interesse do aluno, como estreitar laços tanto com os familiares como com os alunos, para observar suas dificuldades e encontrar maneiras de resolverem taís questões. Os professores precisam de incentivo, ter seus direitos assegurados, instituições com infraestruturas adquadas para as necessidades deles e dos alunos, e assim junto com a equipe docente elaborar aulas atrativas e manter as crianças e os jovens na escola, o que deve ser sua prioridade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Danieletays
Quantidade de postagens
#124494
Danieletays escreveu:@ Katsmoking por favor.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por tainara0o
Evasão escolar e suas consequências
por mimia16    - In: Outros temas
0 Respostas 
163 Exibições
por mimia16
5 Respostas 
576 Exibições
por melissa934
Evasão Escolar
por muitilo    - In: Outros temas
0 Respostas 
50 Exibições
por muitilo
Evasão escolar pos pandemia
por hendriac    - In: Outros temas
0 Respostas 
108 Exibições
por hendriac
evasão escolar em questão no brasil
por Joycevito    - In: Outros temas
0 Respostas 
124 Exibições
por Joycevito
O aumento da evasão escolar no Brasil
por laladiasc    - In: Outros temas
0 Respostas 
59 Exibições
por laladiasc
O aumento da evasão escolar no Brasil
por livvvwia    - In: Outros temas
9 Respostas 
205 Exibições
por Felipe082
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Ge1406    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Ge1406
Evasão Escolar no Brasil
por isaroche    - In: Outros temas
2 Respostas 
111 Exibições
por isaroche

Na atualidade, os seres humanos ainda estão[…]

De acordo com o inquérito 641%, dos inquer[…]

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM