É importante pontuar que a evasão escolar é diferente do abandono escolar. A evasão é quando o aluno não volta para ativar sua matrícula para o início do ano letivo, enquanto o abandono escolar é quando ele deixa de frenquentar a escola depois de um certo tempo de frequência. Esse é um problema que atinge especialmente alunos entre 16 e 18 anos, em sua maioria homens negros e socialmente vulneráveis.
Isso acontece por uma gama de dificuldades que o ensino brasileiro vem enfrentando, como o efeito da pandemia, que afastou alunos e professores das salas de aulas, e aderindo o ensino remoto que por sua vez não chegou a todos de forma efetiva, e também a falta de qualificação dos professores para trabalhar dessa forma. A dificuldade financeira, que aumentou com a pandemia e consequentemente as despesas cresceram também, obrigando a muitos a pararem de estudar para trabalhar e ajudar suas famílias. A dificuldade de aprendizagem é um fator crucial, pois quando não tem o acompanhamento necessária gera desconforto, desinteresse e muito provavelmente na evasão escolar.
Por tanto para mudar esse quadro e o futuro dos jovens é necessário entrar com medidas eficazes. A qualificação dos professores para a nova modalidade de ensino, os tornando capazes de utilizar as ferramentas digitais e montar aulas que prendam a atenção e desperte o interesse do aluno, como estreitar laços tanto com os familiares como com os alunos, para observar suas dificuldades e encontrar maneiras de resolverem taís questões. Os professores precisam de incentivo, ter seus direitos assegurados, instituições com infraestruturas adquadas para as necessidades deles e dos alunos, e assim junto com a equipe docente elaborar aulas atrativas e manter as crianças e os jovens na escola, o que deve ser sua prioridade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.