Avatar do usuário
Por Ruth891
Quantidade de postagens
#124236
No filme "Extraordinário", é retratada de maneira profunda o que muitas crianças portadoras de condições especiais ainda passam na atualidade. Na trama, Auggie é um garoto de 10 anos que ingressa de maneira tardia na escola e sofre bullying devido a sua deformidade facial. Por conta do acontecido, Isabel que é professora e mãe do protagonista, decide retomar ao seu método de ensino à distância para que o menino não tenha que lidar com as ofensas e questionamentos diariamente. Fora da ficção, é fato a obra apresentar semelhanças com a atualidade brasileira na qual se refere à evasão escolar.
Segundo o IBGE, 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e nem escrever. Com isso, torna-se impossível exercer um cargo que requer no mínimo formação de nível médio ou até mesmo ingressar no mercado de trabalho. Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a contribuição para o abandono dos estudos se deve a violência verbal, física e questões socioeconômicas que colaboram para esse fator tão crítico e predominante na sociedade onde vivemos. Logo, comportamentos contendo extrema violência como a realização de massacres e chacinas noticiados pelas mídias, comprometem gradualmente a permanência dos alunos nas salas de aula por conta do medo e pavor. Outros motivos como gravidez não planejada e marginalização, igualmente se agregam a questão de afastamento escolar.
Além disso, é válido ressaltar que as instituições de ensino necessitam de manutenções, melhoramentos e profissionais capazes de adaptar os métodos de educação para motivar os alunos. Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, afirmava em sua frase que "A educação é a arma mais poderosa para que podemos utilizar para mudar o mundo". Fortalecendo esta assertiva, a transformação da comunidade é substancial para a atenuação do analfabetismo e formação tardia.
Em síntese, diante das adversidades mencionadas é necessária a ação do Ministério da Educação em conjunto com as escolas municipais e estaduais de cada estado para a realização de levantamentos direcionados às necessidades dos estudantes, garantia de que estes permaneçam ou retornem às atividades estudantis para progredirem e terem novas oportunidades em suas vidas futuras fundamentadas nos estudos, visto que, depois dos saberes populares adquiridos através de nossos pais, os professores exercem um papel fundamental na alfabetização que será levada para o resto da vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por carlacruz    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por carlacruz
evasão escolar
por lu111    - In: Outros temas
0 Respostas 
18 Exibições
por lu111
Evasão Escolar e suas Consequências:
por kamilly1227    - In: Outros temas
0 Respostas 
83 Exibições
por kamilly1227
Aumento da evasão escolar no Brasil
por arthur9977    - In: Outros temas
6 Respostas 
225 Exibições
por arthur9977
Aumento da evasão escolar no Brasil
por arthur9977    - In: Outros temas
4 Respostas 
131 Exibições
por arthur9977
Aumento da evasão escolar no Brasil
por arthur9977    - In: Outros temas
8 Respostas 
322 Exibições
por arthur9977
O Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por lara02    - In: Outros temas
2 Respostas 
83 Exibições
por lara02
0 Respostas 
114 Exibições
por Aninha11
O aumento da evasão escolar no Brasil
por caixarosa    - In: Outros temas
0 Respostas 
29 Exibições
por caixarosa
Evasão Escolar
por capixa    - In: Outros temas
0 Respostas 
19 Exibições
por capixa
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM