Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a saída antecipada de jovens nas escolas. Nesse sentido, é notável a falta de escolas próximas a áreas mais fragilizadas financeiramente e o difícil acesso ao transporte para se chegar até um ambiente escolar mais afastado dos estudantes. Essa conjuntura, de acordo com as ideias de John Locke, configura-se como uma violação do ''contrato social'', já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como acesso o a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar uma característica do capitalismo, a desigualdade social, como um impulsionador da evasão escolar no Brasil. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 18 anos sofrem com dificuldades financeiras, surgindo a necessidade dos jovens trabalharem mais cedo para ajudarem na renda familiar, e para isso muitos acabam infelizmente ingressando ao mundo do crime. Diante de tal exposto, é esperando um aumento explícito de mortes de jovens em comunidades que são alvo do tráfico, visto que a operação policial nessas áreas são frequentes. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Conclui-se, portanto, a necessidade de se combater a falta de transporte acessível juntamente com a urgência de renda resultando na evasão escolar. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação juntamente com o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - por intermédio de um plano social focado em jovens vulneráveis sem fácil acesso a educação, providencie recursos como educação a distância em casos extremos, transporte público gratuito e conscientização sobre trabalhos criminosos, mostrando que apesar da grande necessidade de renda, este definitivamente não é o melhor caminho. Além disso, esse plano deve ser divulgado nos veículos midiáticos e nas escolas públicas, de forma que atinja todos que necessitam dele. Por fim, o órgão educacional voltará a trabalhar de maneira coesa, contribuindo para uma sociedade funcional, como as ideias de Emile Durkhein previam.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.