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Por Andresavasco
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Na conjuntura atual brasileira, a questão À evasão escolar, ainda se configura um problema de grande impacto social, visto que as entidades são omissas quanto ao incentivo a não abandonar os estudos. Isso ocorre, sobretudo, devido à desigualdade social e a negligência governamental. Desse modo, é urgente a mudança de ensinar em questão.
Diante desse cenário, é fulcral pontuar que a evasão deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismo que impeça tais ocorrências. Para Ariano Suassuna, existe uma injustiça secular capaz de dividir o Brasil em duas vertentes: a dos privilegiados e dos despossuídos. Isso mostra que devido à necessidade familiar, muitas crianças não frequentar a escola para contribuir, desde cedo, financeiramente, tendo a sua primeira infância marcada pelo trabalho, e não pelos estudos. Dessa forma, esse cotidiano problemático precisa ser urgentemente mudado.
Além disso, é fundamental destacar que devido à falta de atuação das autoridades, com a negligência governamental, o Estado investe insuficientemente na educação, o que fica perceptível ausência da educação de qualidade. Assim, a questão revela-se ainda mais complexa e necessita de resolução imediata.
Portanto, mostra-se imprescindível a adoção de medidas que resolva a invasão escolar. Para isso, o Estado deve realizar investimentos em educação de qualidade, por meio de ajuda financeira aos mais necessitados, para ter mais jovens e crianças na escola. Tal ação, pode, mudar a realidade dos jovens brasileiros que precisa deixar a escola para contribuir financeiramente em casa. Somente assim, se consolidará uma sociedade justa com direitos iguais para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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