Dessarte,um fenômeno comum resultante da evasão escolar é a marginalização que está relacionada à falta de oportunidades de trabalho . Assim,os jovens tendem a recorrer a trabalhos informais e até mesmo ao mundo do crime em busca de oportunidades. Tais fatos são comprovados pelos estudos de Evandro Camargo Teixeira,os quais relatam que a violência urbana está correlacionado com a evasão das escolas.
Outro fator contribuinte para evasão escolar é o núcleo familiar instável. O motivo para tal é que não existe a presença de uma conversação constante que discorre sobre a importância da escolaridade para a sociedade atual. Conforme a "Ação Comunicativa " do filósofo Habermas,o consenso só é alcançado por meio da conversação.
Sendo assim,existem uma série de medidas que podem reduzir a evasão escolar. Uma delas é a criação de programas para valorização do ensino tanto no âmbito focado para alunos como para os professores. Outra forma interessante é o estímulo à centros de educação para jovens e adultos,voltados para diminuir o número considerável de indivíduos acima de 25 anos sem Ensino Médio .
Em suma,a implementação de medidas para reduzir a evasão escolar é necessária. Portanto,são necessários projetos por parte das Secretarias Estaduais de Educação voltadas para despertar o interesse dos alunos. Com um maior interesse deve existir um maior diálogo a respeito do tema e ,assim,um maior desenvolvimento do mesmo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.