Avatar do usuário
Por Rosario2
Quantidade de postagens
#122258
O direito à educação é previsto pela Constituição Federal. Portanto,nos últimos anos têm sido observada uma parcela considerável de crianças e jovens evadindo do sistema de educação. Um dos resultados é que mais da metade das pessoas de mais de 25 anos não tem ensino médio completo.
Dessarte,um fenômeno comum resultante da evasão escolar é a marginalização que está relacionada à falta de oportunidades de trabalho . Assim,os jovens tendem a recorrer a trabalhos informais e até mesmo ao mundo do crime em busca de oportunidades. Tais fatos são comprovados pelos estudos de Evandro Camargo Teixeira,os quais relatam que a violência urbana está correlacionado com a evasão das escolas.
Outro fator contribuinte para evasão escolar é o núcleo familiar instável. O motivo para tal é que não existe a presença de uma conversação constante que discorre sobre a importância da escolaridade para a sociedade atual. Conforme a "Ação Comunicativa " do filósofo Habermas,o consenso só é alcançado por meio da conversação.
Sendo assim,existem uma série de medidas que podem reduzir a evasão escolar. Uma delas é a criação de programas para valorização do ensino tanto no âmbito focado para alunos como para os professores. Outra forma interessante é o estímulo à centros de educação para jovens e adultos,voltados para diminuir o número considerável de indivíduos acima de 25 anos sem Ensino Médio .
Em suma,a implementação de medidas para reduzir a evasão escolar é necessária. Portanto,são necessários projetos por parte das Secretarias Estaduais de Educação voltadas para despertar o interesse dos alunos. Com um maior interesse deve existir um maior diálogo a respeito do tema e ,assim,um maior desenvolvimento do mesmo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A Evasão escolar no Brasil
por Thayner    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por Thayner
Evasão escolar no Brasil
por Naiaraad    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por Naiaraad
Evasão escolar
por Shinata    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por Shinata
1 Respostas 
119 Exibições
por mary642
O aumento da evasão escolar no Brasil
por francsilva    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por francsilva
O AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
por Larii457658    - In: Outros temas
0 Respostas 
37 Exibições
por Larii457658
A evasão escolar e a violência no Brasil.
por Berimb    - In: Outros temas
0 Respostas 
393 Exibições
por Berimb
0 Respostas 
56 Exibições
por Julio923249
Evasão Escolar
por Em2    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por Em2
trabalho infantil e evasão escolar
por manunnl    - In: Outros temas
1 Respostas 
155 Exibições
por Casey12

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

obrigada LuizGustavo7 pela correçã[…]

Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM