Em primeiro plano, cabe ressaltar o indigente estado financeiro que afeta milhares de pessoas como um empecilho para a superação da questão. De acordo com o jornal da USP, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes não frequentam a escola no Brasil. Sob essa perspectiva, a ausência às instituições de ensino se dá muitas vezes pela ocupação no trabalho juvenil a fim de gerar uma renda familiar extra. O aluno, por conseguinte, negligencia os deveres estudantis: não comparecendo às aulas e não conseguindo gerir os estudos. Ocasionando uma queda de desempenho na escola que toma proporções à estimativas nacionais. Desse modo, urge a alteração do quadro.
Em conformidade com Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, ele defende o poder transformador da educação que pode influenciar positivamente nos rumos da sociedade. Entretanto, no Brasil hodierno a falta de interesse estudantil se contrapõe a mensagem apresentada visto que é crescente o abandono das escolas antes da conclusão do ensino médio. Sob esse viés, tem-se como consequência a difícil inserção no mercado de trabalho, pela exigência de ensino médio completo e currículo adequado; além da baixa remuneração dado pelo histórico acadêmico. Assim sendo, são de suma importância medidas que interfiram na problemática.
Portanto, a fim de que haja conscientização e apoio estudantil na participação escolar, o Governo, por meio do Ministério da Educação- responsável por gerir a formação educacional da sociedade-, deve promover políticas públicas em que concederá benefício financeiro aos alunos como forma de incentivo na questão dos estudos, além de palestras informativas sobre a essencialidade da educação no meio social. Assim, a ideia de Paulo Freire poderá se concretizar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada