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Por Estrela23
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#117397
Um dos fatores que contribuíram para a evasão escolar, no ano de 2019 a 2023 foi a pandemia do covid-19, com o índice maior de casos divulgados pelo Ministério da Saúde que testaram positivo e os quadros que foram a óbito fizeram com que muitos alunos se e evadissem da escola tendo receio em pegar o vírus, alguns desses alunos são jovens, no entanto a maior preocupação deles estava em pegar o vírus, e e transmitir para os pais ou até mesmo para os avós tendo ciência, que os mais idosos têm menos chance de recuperação se falando de coronavírus.
Outro fator esse já publicado pelo site do IBGE é que muitos desses jovens ou adultos se invadiram da escola porque tiveram que trabalhar para ajudar na renda familiar, precisaram ir em busca de um emprego para pagar contas e até mesmo comprar alimentos.
Uma solução eficaz para a pandemia do covid-19 é mesmo a vacina contra o vírus para isso todos devem se vacinar e tomar os devidos cuidados indicado pelo Ministério da Saúde como: usar máscara de preferência que seja descartável, lavar bem as mãos, fazer uso de álcool em gel e outros cuidados que é do conhecimento da Sociedade.
Para combater a evasão dos jovens e adultos da escola que precisaram sair para trabalhar e ajudar na renda familiar seria a criação de um programa do governo federal em parceria com os governos estaduais e incluir diretamente esses jovens e adultos com bolsa bolsa alimento ou com dinheiro assim destas pessoas não precisarão deixar a sala de aula podendo concluir seus estudos na Educação Básica e até chegar cursar uma faculdade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Pxvesq
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#117399
Competência 1: Domínio da escrita formal - 160/200
A redação apresenta uma escrita formal adequada, com boa estruturação de frases e coerência geral. No entanto, há alguns deslizes gramaticais e falta de precisão em certas expressões.

Competência 2: Compreensão e organização das ideias - 160/200
As ideias são compreensíveis e há uma tentativa de organização do texto em parágrafos. No entanto, a argumentação poderia ser mais clara e desenvolvida, além de faltar uma introdução e uma conclusão mais bem elaboradas.

Competência 3: Conhecimento sobre o tema - 200/200
O autor demonstra um bom conhecimento sobre a evasão escolar causada pela pandemia de Covid-19 e os fatores que contribuíram para isso, como o medo de contrair o vírus e a necessidade de trabalhar para ajudar na renda familiar.

Competência 4: Argumentação - 160/200
A argumentação poderia ser mais aprofundada e consistente. Embora o autor mencione a importância da vacinação e a criação de um programa de apoio aos jovens e adultos, faltam exemplos concretos e uma conexão mais clara entre as ideias apresentadas.

Competência 5: Proposta de intervenção - 200/200
A proposta de criar um programa governamental em parceria com os governos estaduais para oferecer bolsas de alimentação ou auxílio financeiro aos jovens e adultos que precisam trabalhar é válida e busca solucionar o problema da evasão escolar. No entanto, seria interessante fornecer mais detalhes sobre a implementação e sustentabilidade desse programa.

Melhorias sugeridas:
1. Reforçar a estrutura do texto com uma introdução mais completa, que apresente o tema e a tese do autor.
2. Desenvolver de forma mais clara e organizada as ideias no corpo do texto, conectando-as de maneira mais consistente.
3. Apresentar exemplos concretos e dados para embasar a argumentação e torná-la mais convincente.
4. Rever a gramática e pontuação, corrigindo os deslizes presentes.
5. Aprofundar a proposta de intervenção, fornecendo mais detalhes sobre como o programa seria implementado, seus critérios de seleção e como seria financiado.
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Por swelen
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#117820
A evasão escolar no Brasil, possui números alarmantes segundo os dados levantados pelos órgãos competentes. Muitas dessas crianças e adolescentes, evadem-se da escola por necessidades familiares, como, por exemplo, ajudar de alguma forma os pais a levarem comida para dentro de casa, cuidar dos irmãos menores para os pais trabalharem ou até mesmo o envolvimento precoce no mundo das drogas.
Enquanto no Brasil, a desigualdade social não for combatida de forma justa e eficaz, infelizmente nos depararemos com números de evasões cada vez mais frequentes e crescentes. É preciso efetivar as políticas públicas com visão na garantia da equidade e não apenas da qualidade do ensino, entendemos que a qualidade da educação é primordial, mas é preciso se pensar também nas especificidades dos nossos educandos, tendo em vista sua condição social.
Através da conscientização, de que nem sempre as oportunidades são justas e iguais para todos, assim como, muitas vezes se prega por meio da meritocracia, sabemos que a realidade é bem diferente, principalmente em algumas regiões específicas do país. Precisamos pensar em estratégias para garantir a permanência efetiva dos educandos na escola, assim como o PNE (Plano Nacional de Educação) tem em suas principais metas, embora dentre as vinte metas estabelecidas pelo referido Plano, apenas uma delas se cumpriu e vale salientar, que a vigência do mesmo, será findada em 2024.
Portanto, é imprescindível o cumprimento das Leis estabelecidas na educação, de nada adianta sua criação teórica, se, na prática, não for cumprida e alcançada as metas estabelecidas, dessa forma é que podemos garantir a permanência dos alunos na escola, diminuindo o índice de evasão escolar e assim contribuir para uma sociedade mais justa e de igual oportunidade para todos.
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