Em primeira analise, evidencia- se que as oportunidades educacionais não são ofertadas de forma igualitária no Brasil. Sob essa ótica, segundo a "Prad" Pesquisa Nacional por amostra de domicílio, 63% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, ou seja, são estudantes que estariam na fase final da vida escolar. Dessa forma, percebemos que existem alunos praticando esse ato, entretanto não sabem que isso lhe causará severos problemas educacionais para a vítima.
Além disso, é notório que a baixa remuneração salarial e o desrespeito dos responsáveis tornam a situação ainda mais difícil, com aqueles profissionais do ensino. Desse modo, o renomado economista britânico, Sir Arthur Lewis, afirma que educação tecnologia nuca será despesa, mas sim um investimento com retorno garantido. Consoante a isso, sabemos que a passividade da população em relação a esse assunto, acaba tornando o problema ainda mais complexo.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir a Evasão Escolar. Dessa maneira, cabe o Ministério Público e Informação, fazer projetos e palestras com a popular sobre Evasão Escola, e vim informar as vítimas que essas ações podem causar diversas consequências, a fim de amenizar os casos em escolas brasileiras. Somente assim, iremos conter as desigualdades no Brasil e mudar as operações dentro das escolas presentes nesses cenários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.