• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Bia2201
Quantidade de postagens
#79215
"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces". Essa frase de Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, retrata a educação como um caminho difícil, entretanto obtém-se bom retorno. Contemporaneamente no Brasil, nota-se a desigualdade de oportunidades que ocasiona o absentismo escolar, além de ameaçar a cidadania dos indivíduos. Portanto, são necessárias medidas educativas para combater o abandono escolar.

É primordial ressaltar que, devido ao desnível financeiro no âmbito nacional, muitos alunos deixam a escola precocemente. Segundo mostrado em uma reportagem do programa Profissão Repórter chamado "Evasão Escolar", em 2018, haviam 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola pelos mais diversos motivos, dentre eles a necessidade de complementar a renda familiar. Desse modo, constata-se que a educação brasileira enfrenta não só o desinteresse, mas também um revés social: o contraste econômico.

Concomitantemente a isso, conforme dito pelo sociólogo Thomas H. Marshall em seu livro "Cidadania e Classe", cidadania é o conjunto de direitos civis, sociais e políticos garantidos por uma constituição. Logo, o não cumprimento do direito à educação afeta os demais — haja vista que é fator importante para a obtenção de um bom emprego, moradia, alimento, etc. —, devendo-se, então, ser reconhecida sua relevância.

Fica claro, dessa forma, que, com vistas à mitigação dessa problemática, cabe ao Ministério da Educação — uma vez que é o órgão governamental responsável pelo ensino brasileiro — fornecer bolsas de estudo para alunos que precisam de complementação de renda, mediante uma verificação periódica do desempenho dos mesmos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Bia2201
Quantidade de postagens
#79219
@EmillyySilva
@vitoriaca
@hel0oooo
@maiconpgtu
@geoca
@chihirukiki
@KISTX
@eurodrigo
@GabyyOliver
@Gi69
@juliardrgs
@Eubrooke
@beatrix
@3m1ly
@anasilva1
@Chrystian
@velloso
@anaclaradll

Ótima tarde a todos!

Gostaria de pedir que, a quem puder, por favor corrijam minha redação. E, se possível, façam uma análise destacando os erros para que numa próxima redação eu não erre a mesma coisa.

A quem eu não marquei, mas sentiu vontade de corrigir, fiquem à vontade!

Agradeço, desde já, pela atenção ❤❤
Avatar do usuário
Por Bia2201
Quantidade de postagens
#79223
Ah! o tema certo é "Medidas para Combater a Evasão Escolar no Brasil". É importante para entender porquê escolhi antecipar a proposta de intervenção na introdução ;)

Perdoem-me pelo erro.
analfabetismo no Brasil

Oi, Iurymed , tudo certo? bora lá (lembran[…]

Título: Mais problemas O programa mais m&[…]

Jotaveh walace vanussa Isabelaassis

Como a arte pode ser inclusiva no Brasil? Ao menc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM