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Por laisdiaas
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#78658
Segundo dados do INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 5 a cada 100 alunos que iniciam a 1° série do ensino fundamental não concluem a 8° série. Portanto, é de conhecimento geral que o problema do abandono escolar há de ser tratado o quanto antes, visto que a educação é de suma importância para o futuro do nosso país.
Cabe ressaltar que muitas crianças abandonam a escola muito cedo, entre a 1° e a 5° série, algo que não deveria ocorrer. Pode-se mencionar o fato da falta de transporte para crianças chegarem até a escola, ou a falta de um adulto para as levarem, ou até mesmo doenças e dificuldade dos alunos, o que leva os responsáveis a não quererem os levarem para escola. Contudo, de acordo com a legislação brasileira, alunos entre 6 e 14 anos têm o dever de estarem cursando o ensino fundamental.
É válido ressaltar que o número é maior ainda quando se trata de estudantes a partir da 5° série, haja vista que dependendo das condições socioeconômicas, muitos jovens têm a necessidade de sair da escola para trabalhar, ou ainda perdem o interesse nos estudos pois já começam a tomar decisões por si próprios. Entretanto, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, a evasão escolar fere os direitos dos adolescentes e crianças. Assim, cabe as instituições garantir a permanência dos alunos, para então concretizarmos este direito.
De acordo com os fatos expostos, é um direito das crianças e adolescentes o acesso a escola. Portanto, é dever das instituições recorrer a recursos para a permanência dos alunos e, informar ao Conselho Tutelar sobre os casos, ademais é dever dos pais ressaltar a importância dos estudos nessa fase da vida. Só assim iremos combater o problema da evasão escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por luzinha123
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#78666
INTRODUÇÃO:
- Por meios de estética sugiro que ao mencionar órgãos em siglas, os separe por parênteses, e não hífen;
- Bela argumentação, mas onde está o desenvolvimento dela? Faltou vc defender dado; C3
- Falta de argumentos para a problematização; C2
- Uso da 1º pessoa do singular em “NOSSO”; C2
- Antes da locução adverbial” quanto antes” não se usa artigo definido “o”. Substitua “por quanto antes”; C1
- Fuga das diretrizes do gênero dissertativo argumentativo: o ENEM propõe 3 pontos de seguimento mínimos a cada parágrafo, o seu tem apenas 2; C2

DESENVOLVIMENTO 1:
- Insira crase em “à escola”; C1
- Repetição exacerbada; C4
- Novamente, fuga das diretrizes do gênero dissertativo argumentativo: o ENEM propõe 3 pontos de seguimento mínimos a cada parágrafo, o seu tem apenas 2; C2
- Paragrafo confuso; refaça-o; C1
- Falta de conectivos ao iniciar o paragrafo (exemplo: “em primeiro plano/ em suma etc) C4


DESENVOLVIMENTO 2:
- “número é maior...” a que “número” vc se refere? Eu entendo que seja o dos alunos em relação a evasão escolar, mas vc precisa especificar isso; C4
- Novamente, - falta de conectivos ao iniciar o parágrafo (exemplo: “em primeiro plano/ em suma etc) C4
- Uso obrigatório da ênclise em “trata-SE”; C1
- Cuidado ao ‘dar cara’ de conclusão ao seu desenvolvimento em “Assim, cabe as instituições garantir a permanência dos alunos, para então concretizarmos este direito.”; C2
- Faltou vc desenvolver mais sobre o dado que vc apresenta sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; cuidado com isso; C3
- Novamente, fuga das diretrizes do gênero dissertativo argumentativo: o ENEM propõe 3 pontos de seguimento mínimos a cada parágrafo, o seu tem apenas 2; C2
- Em suma, seu paragrafo carece de coesão textual atrelado à objetividade; C4
- Retire a vírgula após “adolescente”; C1

CONCLUSÃO:
- Ação (o que?) = OK
Agente (quem?) = ok
Efeito (para quê?) = ?
Modo (como?) = ?
Detalhamento (explicação e exemplos) = ?

- Insira crase em “acesso à escola”; C1
- Retire a vírgula após o “e”, e coloque = “...alunos, e informar...”C1

PONTUAÇÃO FINAL: C1 = 120 / C2 = 160 / C3 = 160 / C4 = 160 / C5 = 80
PONTUAÇÃO TOTAL = 680


Bons estudos, espero ter ajudado!

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