Página 1 de 1

Evasão escolar

Enviado: 28 Jul 2021 23:25
por Geanderson33
Primeiramente, é pertinente destacar que a evasão escolar ocorre, principalmente, no seio das famílias carentes que precisam optar entre estudar ou padecer de fome.
Quando se fala em evasão escolar, deve-se ponderar sobre a realidade vivenciada pelos jovens na atualidade, que diante do desemprego optam por trabalhos informais que consomem todo o tempo e energia que os mesmos dispõem, nao restando assim, formas de conciliação de ambas atividades, potencializando o abandono.
Outro fator determinante para que o fenômeno aconteça é a falta de estrutura escolar. Já é sabido que o atual ensino aplicado em escolas públicas é ineficiente e precário, onde os mecanismos que há muito já funcionaram tornaram-se ultrapassados, gerando assim, uma situação desproporcional à realidade.
Diante dos fatos apresentados urge-se, portanto, que haja uma renovação nas redes de ensino brasileiras, bem como o fortalecimento de políticas públicas que visem combater a desigualdade juvenil. O governo federal juntamente com o ministério da educação e a sociedade devem se unir para chegarem a um acordo, tendo como foco principal o combate à evasão escolar, e proporcionar um ensino que ao invés de afastar ampare esses jovens.