Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a ausência de ônibus escolar. Nesse sentido a falta de ônibus pode causar consequências reais, como perder semanas de provas e até o ano letivo. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a predominância da situação econômica como impulsionador do abandono escolar no Brasil. Segundo dados do Ministério da Educação, a evasão escolar atinge cerca de 3,2 milhões de jovens por ano. Diante de tal exposto, a crise financeira atingiu todas as famílias brasileiras, levando crianças a abdicar de seus estudos para ajudar seus entes queridos economicamente.
Deprende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação junto com o Ministério da Cidadania promovam automóveis estudantis e salários fixos dos motoristas para toda sociedade, através de verbas governamentais. Paralelamente, é imperativo que a secretária escolar e os professores, por meio de palestras e propagandas didáticas, avaliem os alunos com o intuito de descobrir o problema. De modo a combater a evasão escolar. Assim, se consolidará uma sociedade com mais desenvolvimento estudantil, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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