De acordo com uma pesquisa do IBGE, cerca de 39% dos alunos que saem da escola, vão para o mercado de trabalho, sendo muito deles de baixa renda, que vão trabalhar para ajudar a sustentar suas casas. Esse jovem devido a situação em que se encontra, não vê vantagem em estar na escola, muitas vezes vendo sua família passando dificuldades e mal conseguindo pagar as contas. O estado fornece a educação, mas não fornece os itens básicos para a sua sobrevivência.
Outro ponto explicito, é o desapego da aprendizagem, na mesma pesquisa aponta que 29%, saem por pleno desinteresse de estar na escola. Situação a qual se deve pelo sistema de ensino brasileiro ser falho e baseado em decorar e não entender a matéria. Como também o fato de muitas matérias, à primeira vista do aluno parecerem inúteis, e sem real importância em nossa vida cotidiana.
Portanto o Ministério da Educação, em conjunto com outros órgãos de educação, deve alterar o meio de ensino, através de uma pesquisa sobre uma melhor abordagem escolar, para que os jovens não vejam a escola como algo chato, e sim tenham vontade de ir. Pois se a educação é a base da sociedade, a escola é a essência da educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada