Em primeira análise, torna-se evidente a influência do fator sociocultural. Sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que, conforme o pensador Émile Durkeim, a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciado do senso comum. Nesse sentido, a proposta do sociólogo pode ser aplicada quando se analisa a evasão escolar no Brasil. Destarte, decorrer criticamente essa problemática é o primeiro passo para a consolidação de um país equânime.
Ademais, é cabível pontuar que a ineficácía das leis corrobora a persistência da vicissitude.
A esse respeito, o filósofo grego Aristóteles afirmou que o objetivo da política é promover a vida digna aos cidadãos. Nessa lógica, a conjuntura vigente contrasta o ideal aristotélico, posto que a evasão escolar. Assim
medidas precisam ser tomadas pelas autoridades competentes, a feto de atenuar o revés.
Infere-se, portanto, que o imbróglio abordado
necessita ser solucionado. Logo, os interlocutores da informação, como noticiários
televisivos e canais da imprensa em outras plataformas, devem promover a relevância sobre problemática. Dessa forma, a ação iniciada no presente será capaz de modificador
o futuro de todo sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada