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Por raquelalunax
#66873
É notório que o problema de evasão escolar não é algo atual, visto que, se
olharmos para nossos pais, avós ou tios, encontramos muitos deles que não
terminaram seus estudos, muitas vezes nem chegaram ao ensino médio, ou
decidiram terminar depois de anos através de supletivos.
Uma pessoa pode deixar os estudos por diversos motivos, às vezes por falta
de motivação dentro de casa e por não entender a importância de estudar
como retrata o filme “Coach Carter”, onde os adolescentes demoraram a
enxergar a importância dos estudos e buscavam apenas por diversão. Mas a
principal causa que as pessoas citam quando perguntadas sobre o porquê
abandonaram os estudos, é por trabalho.
Adolescentes que se veem na necessidade de ajudar os pais com as
despesas, e que vivem em condições financeiras não muito boas vão muito
cedo atrás de trabalho, e geralmente as oportunidades que lhes aparece não
os permite continuar estudando. Sendo assim, visando melhorar suas
rendas, abandonam a escola. Consequentemente, essas pessoas sem
escolaridade, ficam á margem da sociedade, arrumam empregos pouco
valorizados e continuam vivendo em condições financeiras inferiores.
Diante desta situação, medidas precisam ser tomadas para resolver o
impasse. A começar pelo conselho tutelar que deve aplicar uma fiscalização
mais rígida para alunos que deixam de frequentar a escola, e por meio de
medidas mais rigorosas, trabalhar para a erradicação do trabalho infantil e
assim evitar que jovens trabalhem fora da Lei da aprendizagem. Além de
ceder materiais de qualidade para um ensino mais eficaz nas escolas
públicas, os governos federal e estaduais devem implementar um novo
projeto de bolsa-auxílio para que os estudantes que comprovem baixa
renda, recebam um suporte financeiro, afim de que não tenham que deixar
de estudar para melhorar sua renda familiar e para que a evasão escolar se
torne cada vez menos comum em nosso país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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