Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Matheusrsg
#59975
Atualmente a evasão escolar é um desafio que atinge a sociedade brasileira, segundo o IBGE o ensino médio lidera com 11,2% de jovens que deixaram de frequentar as escolas e instituições.
Muita das vezes isso acontece porque os alunos precisam trabalhar e acabam não se importando com a grade curricular, outro ponto extremamente forte são mulheres que durante o ensino médio se tornam mães e o desafio de continuar frequentando a escola se torna permanente.
Essencial também lembrarmos de uma grande novela brasileira “Chiquititas” de 2013 onde nos apresentava alguns moradores de rua adolescentes que não frequentavam a escola por nunca terem tido a oportunidade necessária. Muita das vezes acreditamos que esse tipo de situação não acontece perto dos nossos olhos, mas se pararmos para pensar com total convicção nos lembraremos de uma pessoa que já passou por alguma dessas situações acima e parou de frequentar e assistir as aulas e que possivelmente encontrarão grandes dificuldades ao longo da vida, como por exemplo, entrar no mercado de trabalho se torna bem mais complicado, além de que a qualidade dos serviços prestados é nivelado por baixo, tal como a sua remuneração, consolidando ainda mais a desigualdade social no Brasil.
Para combater esses problemas o primeiro passo é mapear as causas e em seguida investirmos em possíveis parceria com empresas, onde o estudante também trabalhe com remuneração em um horário que não o prejudique com sua situação escolar, integrar um relacionamento forte dos pais a escola também pode vir a ocorrer uma constante diminuição nos casos, sendo assim conseguir que o Brasil deixe o 3º lugar com mais casos de evasão escolar no mundo, segundo o IBGE.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Matheusrsg
#59981
Peço desculpas caso não seja aqui, mas obrigado a pessoa que corrigiu!!!!!!
Sou novo na plataforma tentando entender tudo ainda

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Medo provocado por pandemia

*Medo causado pela pandemia* Diante de um cas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM