Existem diversos motivos que estimulam os alunos a não comparecer às aulas, dentre eles a falta de transporte escolar, falta de apoio dos familiares, bullying, a situação econômica e um conteúdo exagerado é descontextualizado. É notável a influência dos pais que estimulam os filhos a arrumarem um emprego para ajudar financeiramente em casa e em alguns casos há uma proibição dos estudos, existem aqueles que tentam conciliar atividades laborais com a escolar, mas pela dificuldade acabam desistindo e optando por priorizar o trabalho.
Segundo o Inep o ensino médio lidera com 11,2% de alunos fora da escola, analisando esse dado, podemos compreender o porquê ingressar no mercado de trabalho se torna um desafio, além do que a qualidade de serviço é baixa resultando em um salário baixo que ajuda a consolidar a desigualdade social no Brasil
Para resolver esse problema é necessário estudar as condições de alunos propensos a essa situação e achar formas de estimular a participação nos estudos e caso seja necessário, é viável uma conversa com os responsáveis para esclarecer certas situações que podem estar fora do controle dos pais. Caso os esforços da escola e dos parentes não estejam sendo suficientes é preferível chamar o Conselho tutelar
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.