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Por xnataliax
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#50568
De acordo com o documento jurídico mais importante do país, a Constituição Federal de 1988, promulgada com a promessa de assegurar os direitos básicos a todos os brasileiros, incluindo a educação. No entanto, ao observar o grande índice de evasão escolar entre os jovens, é evidente que tal problemática, mesmo com a garantia constitucional, se torna um desafio com raízes amargas no Brasil, que se intensifica, não só devido à desigualdade social, mas também com a prática do bullying entre os alunos. Diante dessa perspectiva, é necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, é importante ressaltar que a desigualdade social no Brasil, é um problema histórico e estrutural, herdado no passado colonial, que se faz presente até hoje na sociedade. Aliás, a pesquisa realizada pelo IBGE, no final do ano de 2019, constatou que, em 2018, 11,8% dos jovens entre 15 e 17 anos, que abandonaram a escola, eram oito vezes mais pobres do que os jovens ricos, que de acordo com os dados ficou na margem de 1,4%. Logo, vê-se como inaceitável e prejudicial o dano que a desigualdade social faz sobre o futuro acadêmico dos jovens de baixa renda.

Ademais, é fundamental apontar a prática do bullying como um dos impulsionadores da evasão escolar no Brasil. E um exemplo de tal problemática, é narrada na premiada série canadense “Anne With an E”, exibida pela Netflix, no qual, a personagem principal, Anne, por ser órfão e ruiva, era vítima constante de bullying por parte de seus colegas, o que levou a mesma a abandonar à escola por um tempo indeterminado. Diante do exposto, é notável que essa problemática, afeta Anne em diversos sentidos, e principalmente à sua saúde mental.

Portanto, medidas são extremamente necessárias para minimizar a evasão estudantil no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, investir, por meio de verbas governamentais, em novas estruturas escolares, a fim de promover oficinas gratuitas aos estudantes e cursos técnicos, para reduzir a questão da desigualdade nas escolas, além de oferecer palestras e debates com profissionais, sobre o problema do bullying em âmbito escolar e fora dele. Feito isso, espera-se que o cenário atual da evasão escolar seja gravemente reduzido no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por joanavitoria
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#50904
Olá! Perdão pela demora. Aqui está sua correção. Se eu tiver avaliado algo erroneamente, pode me avisar que eu corrijo ;)
* = Erros de ortografia e pontuação que corrigi ao longo da leitura.

Introdução

De acordo com o documento jurídico mais importante do país, a Constituição Federal de 1988, promulgada com a promessa de assegurar os direitos básicos a todos os brasileiros > achei o frasear dessa parte meio confuso. Acho que ficaria mais coerente se você tivesse dito apenas "assegura os direitos básicos a todos os brasileiros"., incluindo a educação. No entanto, ao observar o grande índice de evasão escolar entre os jovens, é evidente que tal problemática, mesmo com a garantia constitucional, se torna um desafio com raízes amargas no Brasil, que se intensifica* não só devido à desigualdade social, mas também com a prática do bullying entre os alunos. Diante dessa perspectiva, é necessário a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

No geral, boa introdução, só tome cuidado com a coerência das frases, como disse acima.

Desenvolvimento I

Em primeira análise, é importante ressaltar que a desigualdade social no Brasil* é um problema histórico e estrutural, herdado no passado colonial, que se faz presente até hoje na sociedade. Aliás, uma* pesquisa realizada pelo IBGE, no final do ano de 2019, constatou que, em 2018, 11,8% dos jovens entre 15 e 17 anos* que abandonaram a escola* eram oito vezes mais pobres do que os jovens ricos, que,* de acordo com os dados,* ficaram* na margem de 1,4%. Logo, vê-se como inaceitável e prejudicial o dano que a desigualdade social faz sobre o futuro acadêmico dos jovens de baixa renda.

Tome bastante cuidado com o uso inadequado de vírgulas e repetições ("jovens; jovens ricos"). Boa estruturação, porém faltou argumentação e autoria própria.

Desenvolvimento II

Ademais, é fundamental apontar a prática do bullying como um dos impulsionadores da evasão escolar no Brasil. *Um exemplo de tal problemática* é narrado* (o que é narrado?; o exemplo.) na premiada série canadense “Anne With an E”, exibida pela Netflix, na* qual* a personagem principal, Anne, por ser órfão e ruiva, era vítima constante de bullying por parte de seus colegas, o que levou a mesma a abandonar a* escola por um tempo indeterminado. Diante do exposto, é notável que essa problemática* afeta Anne em diversos sentidos,* principalmente à sua saúde mental.

Como dito anteriormente, falta argumentação própria no seu texto. Além disso, creio que no seu D. II também faltou estrutura. Primeiro apresente a argumentação, depois a desenvolva e, por fim, conclua o parágrafo com uma análise geral do que foi problematizado.

Conclusão

Portanto, medidas são extremamente necessárias para minimizar a evasão estudantil no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação* investir, por meio de verbas governamentais, em novas estruturas escolares, a fim de promover oficinas gratuitas aos estudantes e cursos técnicos* para reduzir a questão da desigualdade nas escolas. (Se possível, corte períodos muito longos.) Além disso, deve-se oferecer palestras e debates com profissionais* sobre o problema do bullying em âmbito escolar e fora dele. Feito isso, espera-se que o cenário atual da evasão escolar seja gravemente reduzido no país.

Sua primeira proposta é completa, porém na segunda ficou faltando finalidade e meio.

Bom, no geral é isso. Foque nesses pontos que te falei e você vai arrasar na redação. Boa sorte e bons estudos <3

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
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