Em primeira análise, é importante ressaltar que a desigualdade social no Brasil, é um problema histórico e estrutural, herdado no passado colonial, que se faz presente até hoje na sociedade. Aliás, a pesquisa realizada pelo IBGE, no final do ano de 2019, constatou que, em 2018, 11,8% dos jovens entre 15 e 17 anos, que abandonaram a escola, eram oito vezes mais pobres do que os jovens ricos, que de acordo com os dados ficou na margem de 1,4%. Logo, vê-se como inaceitável e prejudicial o dano que a desigualdade social faz sobre o futuro acadêmico dos jovens de baixa renda.
Ademais, é fundamental apontar a prática do bullying como um dos impulsionadores da evasão escolar no Brasil. E um exemplo de tal problemática, é narrada na premiada série canadense “Anne With an E”, exibida pela Netflix, no qual, a personagem principal, Anne, por ser órfão e ruiva, era vítima constante de bullying por parte de seus colegas, o que levou a mesma a abandonar à escola por um tempo indeterminado. Diante do exposto, é notável que essa problemática, afeta Anne em diversos sentidos, e principalmente à sua saúde mental.
Portanto, medidas são extremamente necessárias para minimizar a evasão estudantil no Brasil. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, investir, por meio de verbas governamentais, em novas estruturas escolares, a fim de promover oficinas gratuitas aos estudantes e cursos técnicos, para reduzir a questão da desigualdade nas escolas, além de oferecer palestras e debates com profissionais, sobre o problema do bullying em âmbito escolar e fora dele. Feito isso, espera-se que o cenário atual da evasão escolar seja gravemente reduzido no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.