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Por Macana
#47046
Ano Hana é uma animação japonesa que conta a história de Jinta, um adolescente que, após vivenciar o acidente que levou à falência a sua paixão secreta que era parte de seu grupo de amigos quando criança, opta por ficar recluso da vida social e, por consequência, da estudantil, no período do ensino médio. Infelizmente, a evasão escolar não se trata apenas de ficção e, no Brasil, é uma realidade cuja acontece tanto por o aluno se ver obrigado a deixar o departamento de ensino por motivos externos, como também por encontrar-se desinteressado ou inseguro, tomando uma decisão consciência acerca do abandono escolar.
Primeiramente, nota-se que o educando por vezes sequer desfruta da opção de participar do cronograma de aulas e atividades. Além daqueles dos quais os entes responsáveis lhes desapoiam e não garantem o seu direito ao estudo, e daqueles que são incapacitados de algum modo a frequentar a instituição, como devido à gravidez, acidentes, doenças ou problemas de transporte, existem os motivados pela necessidade de sustentar a família, não conseguindo conciliar tempo de estudo com o trabalho e, assim, acabam de afastando. É o caso da reportagem apresentada no site Nova Escola, que mostra a situação de Renato, que abandonou a escola duas vezes para melhorar as condições em casa e, com 26 anos, corre atrás para recuperar a formação faltante, prestando o Enccesa.
Por outro lado, há estudantes que, por escolha própria, acabam parando de estudar. No entanto, as causas podem superar a simples falta de interesse. Uma delas é a prática do bullying nas escolas, que faz com que eles vejam-na como um lugar perigoso e, por cauda do medo e para a protegerem, preferem se distanciar do ambiente. Ainda, outra razão que também contribui para o fenômeno é, segundo a COMPED em 2001, o fato de considerarem-se incapazes de passar de ano, desistindo logo no segundo semestre.
Sendo assim, diante do exposto, faz-se necessário que o Ministério da Educação dê início a uma reforma gradual no sistema educacional brasileiro, de modo a transformá-lo em um sistema adaptável às diferentes situações que podem levar a vida do jovem às desistência escolar. Está reforma oferecerá suporte econômico financiado pelo governo para aqueles que se enquadrarem em um determinado perfil de necessidade, bem como a todas as escolas públicas para que elas providenciem sistemas de ouvidoria e psicólogos visando ajudar a criar um espaço mais confortável para que os jovens sintam-se confiantes em prosseguir sua jornada acadêmica. Assim, espera-se que a proposta seja capaz de, finalmente, frear as consequências da evasão escolar no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Macana
#47047
Genteee, tudo bem?
Então, essa é a minha primeira redação em bastaante tempo mesmo, e estive observando muito a correções de Enem (como o quadro do Me Salva) ultimamente e vários modos de fazer uma...
Por isso creio que não esteja tão boa, mas espero que com as correções desse texto eu finalmente possa ter uma luz para saber o que e como melhorar as minhas produções. Um cheirinho e obrigada a todxs que passarem aqui!! ><
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Por GlendaMorais
#47076
Macana escreveu:@GlendaMorais oii... Você poderia corrigir minha redação? Se assim for possível?
Desde já, agradeço ><
Em instantes ok!
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Por GlendaMorais
#47123
Ano Hana (“Ano Hana”)é uma animação japonesa que conta a história de Jinta, um adolescente que, após vivenciar o acidente que levou à falência a sua paixão secreta que era parte de seu grupo de amigos quando criança, opta por ficar recluso da vida social e, por consequência, da estudantil, no período do ensino médio. Infelizmente, a evasão escolar não se trata apenas de ficção e, no Brasil, é uma realidade cuja acontece tanto por o aluno se ver (ver-se) obrigado a deixar o departamento de ensino por motivos externos, como também por encontrar-se desinteressado ou inseguro, tomando uma decisão consciência (consciente )acerca do abandono escolar.(Boa, contextualiza, apresenta o tema e a tese! Só aconselho a separar a tese do tema por períodos !)

Primeiramente, nota-se que o educando por vezes sequer desfruta da opção de participar do cronograma de aulas e atividades. Além daqueles dos quais os entes responsáveis lhes desapoiam e não garantem o seu direito ao estudo, e daqueles que são incapacitados de algum modo a frequentar a instituição, como devido à gravidez, acidentes, doenças ou problemas de transporte, existem os motivados pela necessidade de sustentar a família, não conseguindo conciliar tempo de estudo com o trabalho e, assim, acabam de afastando. É o caso da reportagem apresentada no site Nova Escola, que mostra a situação de Renato, que abandonou a escola duas vezes para melhorar as condições em casa e, com 26 anos, corre atrás para recuperar a formação faltante, prestando o Enccesa.( Sua argumentação Nesse desenvolvimento está ótimo, coeso, coerente e pertinente. Porém faltou arrematar a tese no final)

Por outro lado, há estudantes que, por escolha própria, acabam parando de estudar. No entanto, as causas podem superar a simples falta de interesse. Uma delas é a prática do bullying nas escolas, que faz com que eles vejam-na como um lugar perigoso e, por cauda (causa)do medo e para a protegerem, preferem se distanciar (distanciar-se )do ambiente. Ainda, outra razão que também contribui para o fenômeno é, segundo a COMPED em 2001, o fato de considerarem-se incapazes de passar de ano, desistindo logo no segundo semestre.( Nesse d2 digo o mesmo que o d1. Faltou só arrematar a tese. Sua argumentação está ok)

Sendo assim, diante do exposto, faz-se necessário que o Ministério da Educação ( Agente)dê início a uma reforma gradual no sistema educacional brasileiro, ( Ação)de modo a transformá-lo em um sistema adaptável às diferentes situações que podem levar a vida do jovem às desistência escolar( Meio). Está reforma oferecerá suporte econômico financiado pelo governo para aqueles que se enquadrarem em um determinado perfil de necessidade, bem como a todas as escolas públicas para que elas providenciem sistemas de ouvidoria e psicólogos (Detalhamento)visando ajudar a criar um espaço mais confortável para que os jovens sintam-se confiantes em prosseguir sua jornada acadêmica.(Finalidade) Assim, espera-se que a proposta seja capaz de, finalmente, frear as consequências da evasão escolar no país.(Frase de efeito)( Conclusão completa)

Sua redação precisa de melhora. Sua argumentação é boa, mas se atente na arrematação de tese e na ortografia.
No mais , é só !
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Por GlendaMorais
#47124
840 Espero ter ajudado!
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Por Macana
#47158
GlendaMorais escreveu:840 Espero ter ajudado!
aaaaa valeu mano!! Ajudou muito. Obrigada mesmo por tirar um tempinho pra correção. Estava perdida mas vou focar mais nesses pontos que você falou. Tmj ❤️
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Por GlendaMorais
#47166
Macana escreveu:
GlendaMorais escreveu:840 Espero ter ajudado!
aaaaa valeu mano!! Ajudou muito. Obrigada mesmo por tirar um tempinho pra correção. Estava perdida mas vou focar mais nesses pontos que você falou. Tmj ❤️
de nada flor!!!

@GlendaMorais,você poderia corrigir minha re[…]

De acordo com a ABI (Associação Bras[…]

A constituição de 1988 documento jur[…]

@GlendaMorais,você poderia corrigir minha re[…]

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