Por Quintela
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#40247
Embora a Constituição Federal de 1988 assegura o direito a educação, percebe-se que esse quadro não tende a ser verídico, já que a evasão escolar cresceu nos últimos anos. Ademais, o instituto Brasileiro De Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 1,3 milhões de jovens não concluíram o ensino médio, dos quais 52% não concluíram o ensino fundamental. Isso acontece, das muitas vezes, por questões sociológicas, uma vez que os jovens deixam de estudar para suprir as necessidades econômica familiares.


Em primeira análise, vale salientar a evasão escolar ao trabalho infantil, já que é um dos fatores causadores do mesmo. Tendo em vista, jovens acabam deixando as escolas para trabalhar, para poder ajudar seus familiares em questões econômicas, uma vez que as escolas - em vista dos jovens- não podem ajudar nessa situação. Outrossim, a falta de política pública por meio do ministério da educação está em falta. Entretanto, o mesmo pode - e deve- colaborar para que esse especilho não tende a aumentar.


Ademais, a frase, “ o homem é aquilo que a educação faz dele” dita pelo filósofo, Kant, compreende-se que a educação forma o indivíduo e sem a educação, formaram grupos sem o senso crítico e consequêntemente sem a capacidade intelectual. Contudo, a evasão escolar é um problema sério e que carece de soluções, uma vez que afetam os indivíduos e a sociedade.

Portanto, medidas precisam ser tomadas, por isso, o poder executivo, por intermédio do ministério da educação devem concientizar os jovens que deixar a escola para trabalhar, não é a solução e que trabalho infantil é crime. Outrossim, junto com as mídias sociais, e canais de televisão, elaborarem uma campanha chamada, “ evasão escolar aqui não”. Com isso, espera-se construir uma sociedade melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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