Sob esse viés, é relevante destacar que a má formação educacional motivada pelo desleixo dos órgãos fiscalizadores traz um cenário de insegurança aos educandos. Ademais, a falta de suporte do governo e a desigualdade social são questões que precisam ser abordadas e combatidas para garantir que todos os alunos tenham acesso a educação de forma equitativa e com oportunidades educacionais para todos.
Outrossim, cabe ressaltar que a dificuldade de acesso ao ensino vem colaborando para que diversos jovens deixem as escolas e partam em busca de caminhos que lhes parecem mais viáveis. Em muitos lugares, especialmente em regiões rurais e de baixa renda as crianças e jovens que vivem nessas comunidades, são desfavorecidas o que limita suas oportunidades educacionais levando à evasão escolar. Uma vez que a falta de estruturas para atender as suas necessidades faz com que muitos tenham que deixar seus estudos optando por soluções temporárias.
Depreende-se, portanto, que para amenizar o aumento da evasão escolar no Brasil, é imprescindível que o Governo Federal, por meio dos poderes executivo, legislativos e judiciário crie e execute leis que priorizam o aprendizado e incentivam a permanência dos jovens nas escolas. Isso deve ser realizado por meio de campanhas que tragam visibilidade a causa implementando a qualidade do ensino, afim de torná-lo mais acessível e atrativo para os alunos. Dessa maneira, mostrando o quanto a educação é um pilar chave para estruturar uma sociedade com menos problemas sociais. Com isso, o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada