Dessa forma, em primeiro análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa questão. Nesse sentido, a carência de recursos educacionais para crianças e jovens que abandonam o ensino regular é abundante, uma vez que a pandemia trouxe meras dificuldades para esta faixa etária, as deixando sem portas para oportunidades. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o ensino, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a desmotivação familiar como impulsionador da evasão escolar no Brasil. Segundo Platão, "o que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê". Diante de tal exposto, uma criança sem base de incentivo é um dos maiores entraves para tornar um futuro social bem desenvolvido. Outrossim, a falta de comunicação entre pais e filhos prejudicam na evolução do caráter, da civilização e do destrave no ensino. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa, por meio de entrevistas com especialistas no assunto, a fim de atualizar o poder público sobre o abandono escolar de crianças e jovens. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por grandes perfis do Instagram para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lacuna de incentivo presente no problema. Assim, se consolidará uma sociedade mais avançada, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada