Em primórdio, é preciso salientar que há um desinteresse dos aulistas para com esse cenário. Dados da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) apontam que aproximadamente, cerca de 40% dos alunos largam os estudos. Além disso, o problema se amplia, visto que dados da mesma instituição apontam que 20% dos alunos lidam com problemas financeiros, logo, priorizando o emprego. Dado as causas primordiais relacionadas a tal adversidade, é com base nisso que entra o estudo para o combate à esse obstáculo.
Em decorrência das causas, há uma desvalorização dos professores nas esferas sociais, tanto na remuneração salarial quanto no âmbito socioeducativo, ferindo a mobilização e a motivação do corpo docente. Immanuel Kant defende que o homem é aquilo que a educação faz dele, instruindo a consequência do vínculo parental que colaboram com o discente que não frequenta o âmbito escolar, o instigando a permanecer na mesma situação.
Com base na tese, é preciso desenvolver medidas para suprir o problema. O Ministério da Educação, juntamente da ONG Avante - Educação e Mobilização Social, devem motivar o público-alvo, — pais e alunos — por meio de palestras em lugares de fácil acesso, a fim de incentivar essas pessoas a priorizar o meio didático. Cabe também as instituições de ensino, desenvolverem atividades extracurriculares didáticas e comunicativas, criando um ambiente de estudo convidativo. Assim, concretizando o pensamento freiriano, solidificando uma nação iminente para as dificuldades vindouras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.