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Por mary642
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O artigo 6 da Constituição Federal garante a educação como direito social a todos, todavia isso não é o que ocorre no atual cenário brasileiro. Sob essa ótica, a educação brasileira enfrenta um grande entrave: A evasão escolar, problemática que pode ser atribuída à inadimplência governamental e aos baixos salários recebidos pelos professores.
Em primeira análise, cabe salientar a ineficácia do Estado, servindo como um dos catalisadores para a evasão escolar. Segundo o filósofo Baltasar Gracián, a qualidade é superior à quantidade, pois a extensão só produz mediocridade, enquanto a intensidade leva à excelência. Nessa perspectiva, torna-se de suma importância a melhora do sistema educacional brasileiro, que se encontra defasado, em virtude da falta de investimentos na área da educação, isso é alarmante, uma vez, que se sentindo desestimulados, os jovens tenderão ao abandono escolar. Tendo isso em vista, é fulcral que o espaço escolar passe por profundas transformações, a fim de proporcionar uma educação de qualidade.
Outrossim, o ensino enfrenta outra problemática: A desvalorização do corpo docente. Na série "Merlíe" o protagonista, professor de filosofia, tem por objetivo levar os alunos à busca pelo conhecimento, apesar de enfrentar problemas na vida pessoal. Nesse tocante, muitos professores, como mostrado na série, se dedicam pelos alunos, contudo terminam frustrados, em razão do desrespeito e dos baixos salários que lhes são dados. Com isso, os professores são desestimulados, afetando também aos estudantes.
Portanto, urge medidas do Governo para suprimir o quadro atual. Ademais, o Ministério da Educação deve destinar verbas à área estudantil, isso deve ocorrer utilizando os impostos pagos pela sociedade, dessa forma alunos e professores se sentirão estimulados, tendo como resultado a diminuição das taxas de evasão escolar. Com tais medidas, a ideia defendida por Baltasar Gracián terá êxito e,assim, a educação brasileira atingirá um ápice superior.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por mary642
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#107946
mary642 escreveu: 16 Jan 2023, 09:12 O artigo 6 da Constituição Federal garante a educação como direito social a todos, todavia isso não é o que ocorre no atual cenário brasileiro. Sob essa ótica, a educação brasileira enfrenta um grande entrave: A evasão escolar, problemática que pode ser atribuída à inadimplência governamental e aos baixos salários recebidos pelos professores.
Em primeira análise, cabe salientar a ineficácia do Estado, servindo como um dos catalisadores para a evasão escolar. Segundo o filósofo Baltasar Gracián, a qualidade é superior à quantidade, pois a extensão só produz mediocridade, enquanto a intensidade leva à excelência. Nessa perspectiva, torna-se de suma importância a melhora do sistema educacional brasileiro, que se encontra defasado, em virtude da falta de investimentos na área da educação, isso é alarmante, uma vez que,
se sentindo desestimulados, os jovens tenderão ao abandono escolar. Tendo isso em vista, é fulcral que o espaço escolar passe por profundas transformações, a fim de proporcionar uma educação de qualidade.
Outrossim, o ensino enfrenta outra problemática: A desvalorização do corpo docente. Na série "Merlíe" o protagonista, professor de filosofia, tem por objetivo levar os alunos à busca pelo conhecimento, apesar de enfrentar problemas na vida pessoal. Nesse tocante, muitos professores, como mostrado na série, se dedicam pelos alunos, contudo terminam frustrados, em razão do desrespeito e dos baixos salários que lhes são dados. Com isso, os professores são desestimulados, afetando também aos estudantes.
Portanto, urge medidas do Governo para suprimir o quadro atual. Ademais, o Ministério da Educação deve destinar verbas à área estudantil, isso deve ocorrer utilizando os impostos pagos pela sociedade, dessa forma alunos e professores se sentirão estimulados, tendo como resultado a diminuição das taxas de evasão escolar. Com tais medidas, a ideia defendida por Baltasar Gracián terá êxito e,assim, a educação brasileira atingirá um ápice superior.
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