Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a evasão escolar deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à tal falta de atuação das autoridades, a criança ou adolescente perde o interesse nos estudos, assim causando uma despreparação para o mercado de trabalho.
Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a necessidade de trabalho prematuro como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, o aluno se vê na escolha entre sustentar sua família e estudar. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o trabalho infantil contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são indispensáveis para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o absentismo no ambiente escolar, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em investimentos de novas abordagens pedagógicas que gerem interesse e de oportunidades aos alunos. Portanto, atenuar-se-à, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da ociosidade escolar, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada