• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Ednaura
Quantidade de postagens
#80105
De acordo com o filósofo Arthur lewis “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”, De maneira análoga a isso a evasão escolar no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos que são a péssimas condições de ensino e a necessidade de trabalhar para manter o sustento da casa.

Em primeira análise, evidência-se que a má qualidade de ensino. Sob essa ótica, que cerca 4 milhões de estudantes brasileiros de 6 a 34 anos abandonaram as escolas em 2020, o que representa 8,4% de evasão escolar. Dessa forma, vemos que tais porcentagens são reflexos de um ensino desqualificado pois, a falta de ônibus escolares interfere na ida até as escolas, além de professores dedicados de fato a ensinar.

Além disso, é notório que a necessidade de trabalhar para manter os custos de casa infelizmente é a realidade de muitos. Desse modo “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade” de acordo com Arístoteles. Consoante a isso, alunos e alunas devem ter suas necessidades ouvidas e supridas para não precisarem terem que escolher entre trabalho e estudo.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a evasão escolar no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal, disponibilizar verbas para a aquisição de transportes escolares e melhores processos seletivos para a aquisição de novos professores (as), além de ajustar de maneira justa o auxílio emergencial para famílias mais carentes, a fim de que a evasão escolar acabe e todos as desigualdades sejam sanadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM