Primeiramente,é mister um maior investimento na educação por parte do Estado,pois,um país sem uma estrutura educacional atrativa acaba por fazer seus estudantes pararem de ir às aulas,como mostra os dados da PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios)de 2019,que cerca de 20% dos jovens brasileiros não completaram a educação básica,algo que é bastante preocupante,porque,além de abaixar a qualidade de vida dessas pessoas prejudica à economia do país.
Ademais,com a crescente taxa de desemprego junto a baixa remuneração contribuí para uma visão pressimista que dacai sobre a educação,é por sua vez sem um investimento necessário não terá capacidade de fazer com que os estudantes terminem os estudos,contrariando o pensamento de Paulo Freire,educador e filósofo brasileiro,onde diz que a educação é investimento que trará resultados promissores no futuro.
Dessa forma,é imprescindível a atuação do governo federal,por meio do Ministério da Educação e das instituições de ensino,na busca de novas formas mais atrativas de passar conteúdos para os alunos como passeios educativos,aulas mais interativas e peças teatrais afim de mudar a visão do aluno sobre a escola e garantir a sua completa formação que é defendida na Constituição Federal.Também com maiores estímulos para que empresas passem a contratar mais jovens com salários dignos,pois,como dizia Paulo Freire esse investimento garantirá um bom retorno no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.