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Por Jaque13
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Segundo Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". No entanto, com a realidade da nação tupiniquim, essa condição está comprometida, uma vez que a evasão escolar impede maiores avanços educacionais. Urge, assim a necessidade de uma análise da situação econômica do país e da falta de interesse dos estudantes como principais elementos propulsores da problemática.

Em primeiro plano, é preciso atentar-se a dificuldade financeira presente na questão. De acordo com o site, Agência de Notícias, "o abandono escolar é oito vezes maior entre jovens de família mais pobre". Visto que, alguns adolescentes tem a necessidade de trabalhar para ajudar a manter à casa ou de buscar uma autonomia monetária. Dessa forma, a maioria perde o foco nos estudos e priorizam o emprego. Sobretudo, trazer a pauta e debater a evasão, aumentaria a chance de atuação no eixo.

Ademais, é evidente que a ausência de interesse, é um outro fator responsável pela permanência da problemática. Segundo dados de uma pesquisa da fundação Getúlio Vargas, em 2006, "17,8% dos jovens estavam fora da escola por puro desinteresse". Nesse contexto, conteúdos exagerados, muita exigência e pressão psicológica, ocasiona sensação de incapacidade, que consequentemente gera a desistência. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esses processos resultou,atualmente,em altos índices de evasão.

É incontestável, que tais entraves precisam ser solucionados. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação,órgão responsável pelo ensino do país, em parceria com a prefeitura, devem realizar palestras, por meio de transmissões nas redes sociais desses institutos e também disponibilizando cartilhas em PDF, que contemplem os benefícios do aprendizado. Com o intuito de trazer os jovens novamente para escola. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor e um baixo quantitativo de evasão escolar na nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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