Acima de tudo a entrada dos jovens e crianças é uma das principais razões para os alunos não frequentarem as instituições de ensino. De acordo com pesquisas feitas pelo Banco Mundial 43% da população com mais de 25 anos têm o ensino médio completo. Desse modo, é evidente que estudantes precisam adentrarem no mercado de trabalho cedo têm maiores de chance de não concluírem o ensino médio. Isso é presente, infelizmente, em famílias que possuem óbice socioeconômico, acarretando em sua face adulta problemas com autoestima e dificuldade de se relacionarem com outros indivíduos.
Além disso, cabe pontuar que na sociedade contemporânea há um grande desinteresse pelo conhecimento. Consoante ao educador e escritor Vitor Paro, o qual explica que as escolas usam um sistema ultrapassado, e não atente as necessidades dos alunos. Nessa perspectiva, as escolas usam métodos arcaicos, focadas em disciplinas teóricas e com pouco grau reflexivo e crítico, tornando o ensino atual obsoleto. E lamentavelmente a evasão escolar contribui para a taxa de o desemprego no país tupiniquim.
Em suma, dos fatos mencionados, urge que o ministério da educação, deve desenvolver um planejamento estratégico de acordo com o país atual. Por meio da tecnologia, música, artes, o esporte filosofia, sociologia e robótica, com o intuito de desperta o interesse e que seja atrativa tanto para os alunos e docentes. Se tais medidas forem realizadas, poderemos mitigar esse entrave.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada