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Por Lara6279
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Nelson Mandela , um revolucionário da África do Sul diz : “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” . No entanto , esse princípio é fortemente ameaçado nos dias atuais , uma vez que , a evasão escolar é um mal que assola a população brasileira . Assim sendo , convém citar duas marcantes causas : a situação econômica precária de jovens brasileiros e o bullying praticado no âmbito escolar .
Segundo a matéria publicada no G1 em julho de 2020 , pesquisas coletadas pelo IBGE indicam que das 50 milhões de pessoas entre 14 e 29 anos , 20% não concluíram alguma das etapas da educação básica . A maior parte afirmava que precisava estudar e trabalhar , visando ganhar uma renda extra para manter financeiramente estável a família , por consequência acabava abandonando o colégio.
Além disso , na série “Anne with an e” , o melhor amigo da personagem Anne deixa de frequentar as aulas após ser ofendido entre os colegas de classe . Em paralelo à ficção , é evidente o abandono escolar entre jovens vítimas de bullying , na realidade brasileira .
Em suma , cabe as autoridades gorvenamentais de cada estado em pareceria a instituições público-privada investir e ampliar as vagas do programa Jovem Aprendiz , a fim de garantir que os jovens possam ganhar uma renda extra sem precisar abandonar o colégio . Ademais , compete as instituições de ensino construir políticas do convívio social , por meio de atividades e normas elencadas e direcionadas aos alunos aliado a isto , deve existir um controle de cumprimento das políticas , visando reduzir o bullying no ambiente educacional , por conseguinte a evasão escolar .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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